As qualidades de um Blog excelente!

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Fala-se muito em blog de qualidade, blog profissional, blogs grandes e pequenos, mas pouco se fala das qualidades que um blog precisa ter para ser considerado excelente! A grande massa dos visitantes de nossos blogs nunca v√£o ser capazes de avaliar se o seu blog √© grande ou pequeno, profissional ou amador. Uma coisa √© certa: TODOS ser√£o capazes de perceber suas qualidades enquanto blogueiro. Se o seu blog tem as qualidades certas, ent√£o a quantidade pouco importa e seu p√ļblico ser√° fidelizado.



Dá pra fingir ser um blog profissional. Também é possível fingir ser grande, falsificar estatísticas e aparentar ser um blog de qualidade.

Mas é impossível fingir qualidades!

A √ļnica coisa com que voc√™ deve se preocupar ao criar seu blog √© conquistar qualidades que todos podem perceber, independente do tamanho do seu blog. Um “blog de sucesso” n√£o √© o mesmo que um “blog que tem sucesso”. As vezes sucesso √© confundido com fama:

Do mesmo modo n√£o podemos confundir um “blog que tem qualidades” com um “blog de qualidade”. As qualidades s√£o os valores, o que torna o blog relevante para seu p√ļblico, cativando-o e mantendo-o interessando em voltar para sempre mais. Se o seu blog tem as qualidades certas, tem mais chances de sobreviver a longo prazo.

Qualidades que o seu Blog tem que ter

1. Destacar-se dos demais = Quando olhamos para praticamente todos os nichos de blogs, vemos poucos que realmente fazem a diferen√ßa e fazem algo diferenciado. √Č como se todos seguissem a mesma f√≥rmula. Encontre a sua f√≥rmula, o seu estilo e produza o seu conte√ļdo, mesmo com um assunto igual aos outros, de uma maneira diferente (Como ser original e √ļnico em meio a tantos blogs iguais).

2. Escreva corretamente = Uma qualidade que mostra que seu blog é melhor que a maioria, é sua capacidade de escrever bem, com propriedade e domínio da língua. Você pode escrever simples, mas não precisa escrever errado (Não crie um Blog se você não sabe português).

3. Intera√ß√£o com os leitores = Saber interagir com o seu p√ļblico √© fundamental, especialmente se pensarmos que um blog n√£o se resume apenas √†s suas p√°ginas e conte√ļdos. As redes sociais, f√≥runs, newsletter e outros canais de contato com seu p√ļblico s√£o a garantia de que seu p√ļblico sempre voltar√°. Serve como fonte de empatia.

4. Publicar com regularidade = Uma qualidade importante √© ser regular, constante na produ√ß√£o de conte√ļdo. Descubra seu ritmo e apresente ao seu p√ļblico qual a sua “agenda” de publica√ß√Ķes. Mostra que voc√™ √© uma pessoa organizada e comprometida com o seu projeto de Blog (Comece um Blog lentamente).

5. Diversidade de formatos = Variar e apresentar seu conte√ļdo de forma variada, com estilos e maneiras deferentes do usual texto corrido, expressa criatividade. Esta parece ser uma qualidade esquecida entre os blogueiros: est√£o perdendo a criatividade, s√≥ fazendo o que outros j√° fazem (Desafio: Crie novos formatos para o conte√ļdo do seu Blog). Publique v√≠deos, √°udio, desenhos, e-books, podcasts… amplie!

6. Aplique corretamente o SEO = Cuidar de seu conte√ļdo √© tamb√©m saber mold√°-lo para ser agrad√°vel aos buscadores. N√£o basta conhecer as melhores t√©cnicas de SEO, mas √© preciso saber quais as melhores que se adaptam o seu blog e d√£o mais resultado. Um blogueiro s√©rio n√£o conta s√≥ com a sorte e estuda como melhorar tecnicamente o pr√≥prio blog.

7. D√™ um tempo para si mesmo = O ponto que mais aprecio em blogueiros profissionais: eles sabem a hora de relaxar, parar, desligar-se do mundo on-line. Fica evidente que t√™m mais inspira√ß√£o, sabe lidar melhor com as pessoas e sempre escrevem melhor que seus concorrentes. H√° um tempo e um momento para cada coisa (‚ÄúGet a life‚ÄĚ ‚Äď Viva sem o seu Blog).

.

20 Comentários

  1. Muito legal, Marcos.

    Acredito que a dica mais importante seja a √ļltima. Muitos blogueiros tem dificuldade de se desligar do blog ou do trabalho online, isso, no longo prazo, √© respons√°vel por aumentar o n√≠vel de estresse e est√° diretamente ligado a produ√ß√£o de conte√ļdo.

    Sair, se divertir e parar para olhar as coisas na rua, são ótimas formas de obter idéias para novos posts e funcionalidades do blog e do negócio.

    Grande abraço.

    Responder

  2. Gostei muito de todos os tópicos, mas o sétimo pra mim é o mais importante. Em muitos casos é offline que produzimos nossos melhores posts. Parabéns pelo seu trabalho!

    Responder

  3. Ol√° Marcos!!

    Vi seu artigo (As qualidades de um Blog excelente!)entre os “TOP 7 Artigos” citados no “Tudo para Sites” e resolvi ler. E n√£o foi por acaso que esse artigo est√° entre eles. Sua abordagem √© muito boa, aprendi muito e sempre precisamos ser relembrados de algumas coisas. Os “v√≠cios” ao blogar s√≥ ser√£o sanados se insistirmos e leituras como a sua nos faz retomar atitudes que foram abandonadas.

    Parabéns Marcos!!
    Grande abraço!!

    Responder

  4. Ol√° Marcos

    Eu leio in√ļmeros blogs do mesmo nicho, mas eu s√≥ sinto o desejo de l√™-los diariamente em alguns. A qualidade da informa√ß√£o √© um fator impactante para me fidelizar a um determinado blog, pois existem blogs que possuem in√ļmeros f√£s, v√°rios posts e coment√°rios, mas que n√£o me predem de forma alguma. As suas dicas n¬ļ 2 e 5, no meu ponto de vista, s√£o essenciais para qualquer blogueiro.

    Até mais e boas postagens!!!

    Responder

  5. Neste trecho também há um erro:
    “A √ļnica coisa com que voc√™ deve ‘ser preocupar’ ao criar seu blog √© conquistar qualidades que todos podem perceber, independente do tamanho do seu blog.”

    Mas isso não é o mais importante. A postagem está ótima e o blog é o melhor do gênero.

    Responder

  6. Pingback: Muito Fraco, Jogador! « Sigismundo's Blog

  7. Depois deste post, vou dedicar mais a me mesmo, eu estava ficando deste modo que você citou, publicando post sem qualidade, tava esquecendo da minha vida, esquecendo da escola, e achando que estava ganhado, pois só por que estava 24 horas online para o meu blog.
    Parabens

    Responder

  8. Ol√°,estou lendo muito todos seus artigos e aprendendo, tenho muito trabalho ainda pela frente, talvez contrate um profissional quando eu puder.Mais….por favor voc√™ pode dar uma olhadinha no meu blog e dizer o que acha que preciso melhorar? Obrigada!

    Responder

  9. ótimas dicas.
    Afinal todo blogueiro busca melhorar seu blog, de maneira intensa com o sonho de obter sucesso, n√£o aquela fama de alguns dias ou meses, mas todos erram e como seres humanos temos que enfrentar, quedas, mas contudo seres conscientes levantam.
    Com meus 14 anos de vida j√° escrevi e reescrevi blogs, n√£o obtive sucesso alguns cair√£o no esquecimento mas outros marcaram.C om essas dicas vou repensar com certeza com o ferramentasblog.com realmente vou melhorar cada palavra escrita em um blog ūüėÄ

    Responder

  10. Muito v√°lido o seu post, Marcos. Para mim a quinta dica serve perfeitamente. Apesar de achar que meu conte√ļdo √© interessante e bem escrito, estou escrevendo sempre textos corridos e a interface disso √© uma apar√™ncia mon√≥tona. Vou seguir seu conselho e melhorar a qualidade do meu blog.

    Obrigada!

    Responder

Deixe um coment√°rio

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.