As qualidades de um Blog excelente!

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Fala-se muito em blog de qualidade, blog profissional, blogs grandes e pequenos, mas pouco se fala das qualidades que um blog precisa ter para ser considerado excelente! A grande massa dos visitantes de nossos blogs nunca vão ser capazes de avaliar se o seu blog é grande ou pequeno, profissional ou amador. Uma coisa é certa: TODOS serão capazes de perceber suas qualidades enquanto blogueiro. Se o seu blog tem as qualidades certas, então a quantidade pouco importa e seu público será fidelizado.



Dá pra fingir ser um blog profissional. Também é possível fingir ser grande, falsificar estatísticas e aparentar ser um blog de qualidade.

Mas é impossível fingir qualidades!

A única coisa com que você deve se preocupar ao criar seu blog é conquistar qualidades que todos podem perceber, independente do tamanho do seu blog. Um “blog de sucesso” não é o mesmo que um “blog que tem sucesso”. As vezes sucesso é confundido com fama:

Do mesmo modo não podemos confundir um “blog que tem qualidades” com um “blog de qualidade”. As qualidades são os valores, o que torna o blog relevante para seu público, cativando-o e mantendo-o interessando em voltar para sempre mais. Se o seu blog tem as qualidades certas, tem mais chances de sobreviver a longo prazo.

Qualidades que o seu Blog tem que ter

1. Destacar-se dos demais = Quando olhamos para praticamente todos os nichos de blogs, vemos poucos que realmente fazem a diferença e fazem algo diferenciado. É como se todos seguissem a mesma fórmula. Encontre a sua fórmula, o seu estilo e produza o seu conteúdo, mesmo com um assunto igual aos outros, de uma maneira diferente (Como ser original e único em meio a tantos blogs iguais).

2. Escreva corretamente = Uma qualidade que mostra que seu blog é melhor que a maioria, é sua capacidade de escrever bem, com propriedade e domínio da língua. Você pode escrever simples, mas não precisa escrever errado (Não crie um Blog se você não sabe português).

3. Interação com os leitores = Saber interagir com o seu público é fundamental, especialmente se pensarmos que um blog não se resume apenas às suas páginas e conteúdos. As redes sociais, fóruns, newsletter e outros canais de contato com seu público são a garantia de que seu público sempre voltará. Serve como fonte de empatia.

4. Publicar com regularidade = Uma qualidade importante é ser regular, constante na produção de conteúdo. Descubra seu ritmo e apresente ao seu público qual a sua “agenda” de publicações. Mostra que você é uma pessoa organizada e comprometida com o seu projeto de Blog (Comece um Blog lentamente).

5. Diversidade de formatos = Variar e apresentar seu conteúdo de forma variada, com estilos e maneiras deferentes do usual texto corrido, expressa criatividade. Esta parece ser uma qualidade esquecida entre os blogueiros: estão perdendo a criatividade, só fazendo o que outros já fazem (Desafio: Crie novos formatos para o conteúdo do seu Blog). Publique vídeos, áudio, desenhos, e-books, podcasts… amplie!

6. Aplique corretamente o SEO = Cuidar de seu conteúdo é também saber moldá-lo para ser agradável aos buscadores. Não basta conhecer as melhores técnicas de SEO, mas é preciso saber quais as melhores que se adaptam o seu blog e dão mais resultado. Um blogueiro sério não conta só com a sorte e estuda como melhorar tecnicamente o próprio blog.

7. Dê um tempo para si mesmo = O ponto que mais aprecio em blogueiros profissionais: eles sabem a hora de relaxar, parar, desligar-se do mundo on-line. Fica evidente que têm mais inspiração, sabe lidar melhor com as pessoas e sempre escrevem melhor que seus concorrentes. Há um tempo e um momento para cada coisa (“Get a life” – Viva sem o seu Blog).

.

20 Comentários

  1. Muito legal, Marcos.

    Acredito que a dica mais importante seja a última. Muitos blogueiros tem dificuldade de se desligar do blog ou do trabalho online, isso, no longo prazo, é responsável por aumentar o nível de estresse e está diretamente ligado a produção de conteúdo.

    Sair, se divertir e parar para olhar as coisas na rua, são ótimas formas de obter idéias para novos posts e funcionalidades do blog e do negócio.

    Grande abraço.

    Responder

  2. Gostei muito de todos os tópicos, mas o sétimo pra mim é o mais importante. Em muitos casos é offline que produzimos nossos melhores posts. Parabéns pelo seu trabalho!

    Responder

  3. Olá Marcos!!

    Vi seu artigo (As qualidades de um Blog excelente!)entre os “TOP 7 Artigos” citados no “Tudo para Sites” e resolvi ler. E não foi por acaso que esse artigo está entre eles. Sua abordagem é muito boa, aprendi muito e sempre precisamos ser relembrados de algumas coisas. Os “vícios” ao blogar só serão sanados se insistirmos e leituras como a sua nos faz retomar atitudes que foram abandonadas.

    Parabéns Marcos!!
    Grande abraço!!

    Responder

  4. Olá Marcos

    Eu leio inúmeros blogs do mesmo nicho, mas eu só sinto o desejo de lê-los diariamente em alguns. A qualidade da informação é um fator impactante para me fidelizar a um determinado blog, pois existem blogs que possuem inúmeros fãs, vários posts e comentários, mas que não me predem de forma alguma. As suas dicas nº 2 e 5, no meu ponto de vista, são essenciais para qualquer blogueiro.

    Até mais e boas postagens!!!

    Responder

  5. Neste trecho também há um erro:
    “A única coisa com que você deve ‘ser preocupar’ ao criar seu blog é conquistar qualidades que todos podem perceber, independente do tamanho do seu blog.”

    Mas isso não é o mais importante. A postagem está ótima e o blog é o melhor do gênero.

    Responder

  6. Pingback: Muito Fraco, Jogador! « Sigismundo's Blog

  7. Depois deste post, vou dedicar mais a me mesmo, eu estava ficando deste modo que você citou, publicando post sem qualidade, tava esquecendo da minha vida, esquecendo da escola, e achando que estava ganhado, pois só por que estava 24 horas online para o meu blog.
    Parabens

    Responder

  8. Olá,estou lendo muito todos seus artigos e aprendendo, tenho muito trabalho ainda pela frente, talvez contrate um profissional quando eu puder.Mais….por favor você pode dar uma olhadinha no meu blog e dizer o que acha que preciso melhorar? Obrigada!

    Responder

  9. ótimas dicas.
    Afinal todo blogueiro busca melhorar seu blog, de maneira intensa com o sonho de obter sucesso, não aquela fama de alguns dias ou meses, mas todos erram e como seres humanos temos que enfrentar, quedas, mas contudo seres conscientes levantam.
    Com meus 14 anos de vida já escrevi e reescrevi blogs, não obtive sucesso alguns cairão no esquecimento mas outros marcaram.C om essas dicas vou repensar com certeza com o ferramentasblog.com realmente vou melhorar cada palavra escrita em um blog 😀

    Responder

  10. Muito válido o seu post, Marcos. Para mim a quinta dica serve perfeitamente. Apesar de achar que meu conteúdo é interessante e bem escrito, estou escrevendo sempre textos corridos e a interface disso é uma aparência monótona. Vou seguir seu conselho e melhorar a qualidade do meu blog.

    Obrigada!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.