Quanto cobrar e como calcular o valor de anúncios no seu Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Aos que querem ganhar dinheiro com blogs, uma das possibilidades é exibir anúncios de terceiros diretamente nas páginas do Blog. Além de usar programas afiliados, você também pode vender espaços diretamente a quem estiver interessado. O problema é saber quanto cobrar pelo espaço de anúncio, quanto custa o espaço, qual o valor da exibição em seu Blog.

Ganhar dinheiro com blogs não é uma tarefa fácil e nem todos conseguem fazer isso. É um tema delicado e precisa de estudo e dedicação, além de muito trabalho:

Uma das formas mais interessantes de se ganhar dinheiro com blogs (monetização) é vender diretamente os espaços para anúncios a quem estiver interessado em anunciar no seu blog. O problema é saber quanto e como cobrar por isso.

Não há uma fórmula matemática para definir um preço da publicidade em blogs, mas há elementos que podem nos ajudar a definir um valor adequado. Você é quem deverá chegar à uma conclusão e preço finais. Antes terá de observar algumas coisas.

Além de ler nossas dicas que seguem abaixo, você também poderá assistir ao seguinte vídeo que é um resumo do conteúdo desse post:

Recomendamos também que complemente as informações vendo nossa análise complementar em “Quanto custa anunciar em Blogs? Estudo de casos e exemplos [Vídeo]“.

Qual o nicho do seu blog?

A primeira coisa a se pensar é que o anunciante procurará blogs que tenham temas e tratem de assuntos que dizem respeito ao produto/serviço deles. Por isso é preciso ter bem definido o tipo de conteúdo e assuntos que são/serão tratados em seu blog.

Isso determinará se o seu nicho é ou não relevante e o quanto seu blog será importante para aquilo. Quanto mais específico e único for o seu blog, maior será o seu preço.

Para exemplificar vamos pensar:

  1. Há muitos blogs sobre celulares e computadores, poucos são realmente bons e se destacam. São poucas as empresas nesse setor.
  2. Blogs/sites específicos sobre cirurgias estéticas são poucos, menos ainda os que são bons. Menos ainda as clínicas e médicos que atuam nessa área.
  3. Quase não vemos (eu não conheço) blogs/sites sobre propulsão de foguetes, bem como só existem poucas unidades de empresas que mexem com isso.

Saber medir o potencial do seu blog frente a seu nicho e os possíveis interessados em anunciar, comparando com a quantidade e nível de seus concorrentes é o primeiro passo para saber quanto valerá um anúncio em seu blog.

Podemos perceber que no primeiro caso é mais difícil se destacar e a concorrência é grande. Além disso os anunciantes têm mais força de barganha, o que faz os preços dos anúncios caírem para a maioria, onde poucos conseguem ganhar de forma satisfatória.

No segundo caso há menos blogs concorrendo e, sendo original e relevante, para um público bem específico, é mais fácil de se destacar. Os interessados em anunciar serviços nesse tipo de blog acabam podendo pagar mais pelo anúncio e podem ter maior retorno também.

Por fim temos o tedioso nicho sobre propulsores de foguetes. Esse fica evidente que, mesmo sendo raro e/ou com um conteúdo muito bom, não terá grandes chances de ser monetizado.

Qual o seu público alvo?

Pense que o seu público alvo também é o público alvo de uma empresa com seus produtos e serviços. Quando se conhece os leitores, entende-se o que eles querem e o que procuram, baseando-se em estatísticas, pesquisas e resultados de interações, você tem mais chance de vender esse público para o anunciante.

Sim, isso mesmo: vender seu público. O anunciante quer saber quem vai ver os anúncios, quem vai clicar e até quem vai comprar. Quanto mais específico for o seu público e melhor delimitado estiver o potencial para se atingir tais pessoas, maior será o interesse de alguém anunciar em suas páginas.

Quais as estatísticas do seu blog?

Números importam muito nessas horas. É preciso ter um número expressivo de visitas. Melhor ainda é um número expressivo de exibições de página, baixa taxa de rejeição e alto tempo de permanência do visitante.

Há também os Rankings, como o Alexa e o PageRank da Google. Número de assinantes de Feed/Newsletter, seguidores no Twitter e membros na página do Facebook (ou outras redes sociais).

Mas os números precisam ser acompanhados de capacidade de conversão. Não basta ter 10.000 seguidores no Twitter se ninguém clicar em seus links ou interagir. As estatísticas sociais do seu blog têm que ser acompanhadas de boa influência.

Esses números é que podem reforçar o quanto seu blog pode trazer de retorno para os anunciantes que investirem. São ótimos para convencer o anunciante o quanto seu blog tem força. Mas os números também são relativos.

Um blog sobre computadores e celulares que tiver 5.000 acessos/dia é menos interessante que um blog de cirurgia estética que recebe 300 visitas/dia. Há mais pessoas procurando por celulares novos do que por um novo nariz. Daí já podemos concluir qual anuncio custará mais caro, mesmo atingindo um número menor de pessoas.

Quais e quantos espaços estão disponíveis para anúncios?
Qual a forma de anunciar em seu blog?

Os espaços disponíveis e a visibilidade desse espaço é determinante no preço também. Os melhores lugares vão custar mais caro. Tais espaços são também os maiores e que melhor integram o layout do seu blog.

adsense-pagina-inicio

Os padrões e tamanhos dos anúncios são bem comuns a praticamente todos os sites e blogs, e os anunciantes acostumados com internet já têm seus modelos nos tamanhos que preferem.

Note nas imagens que os lugares privilegiados são junto aos menus, integrados à navegação do blog na barra lateral ou integrados à área de posts e artigos. Isso porque está no caminho da leitura do visitante. Observe abaixo essa lógica também quanto aos espaços dos anúncios dentro do conteúdo dos posts.

adsense-artigos

Os espaços preferidos são os junto ao título do post e integrados aos parágrafos do texto. como disse, esses espaços estão no caminho de leitura, à vista do leitor que não tem como evitar olhar o que exibem.

Cada espaço desse determina um preço diferente, um valor maior ou menor de acordo com o maior potencial ao ser exibido na página do seu blog. Não podemos descartar também que cada layout tem seus espaços privilegiados.

Outros fatores indiretos

Por fim há os fatores que não são facilmente mensuráveis, como a influência de seu blog com relação a outros blogs. As vezes seu blog tem poucas visitas, mas é o conteúdo que influencia outros grandes que repercutirão o que você publica. Ao atrair um público mais especializado, podemos dizer que seu blog é mais influente que outro mais popular.

Qual o tamanho do seu blog isso também pode afetar o valor de anúncios, incluindo aí o tempo de existência

Indexação no Google e outros buscadores é algo relevante para um anunciante que precisa ter certeza de que seu blog é encontrado por todo tipo de pessoas que possam se interessar por aquilo que ele tem. Além disso, junto com as estatísticas, está também o número de links que seu blog tem e consegue conquistar.

A intensidade das publicações, a profundidade dos temas, a forma como seus visitantes interagem e comentam, o nível de escolaridade e até a região/lugar que mais leva visitantes também são fatores a serem considerados para determinar preço em seu blog.

Com certeza há outros fatores e casos específicos que não pude contemplar aqui, mas no geral, esse é o mínimo a se levar em conta na hora de fazer algumas contas.

Mais artigos interessantes sobre monetização:

.

39 Comentários

  1. Meu blog é para um público específico. É o PRIMEIRO do estilo e influenciou a criação de vários outros. E influência as postagens de outros blogs também. Sempre vem alguém me falar que criou blog inspirado no meu. Minhas postagens tem muita pesquisa, fontes confiáveis e qualidade.
    Quando vc diz “É preciso ter um número expressivo de visitas”, qual seria o número mínimo de visitas que torna um blog “expressivo”? Eu não sei. Quanto seria? 2000, 3000 visitas/dia? Mais?

    Vamos falar de valores? Mesmo que relativos? Muitos blogs falam sobre colocar anúncio, mas nenhum cita exemplo de valores. Ou seja, embora achem que estão fazendo favor, não estão, porque não ajudam. Só falam o que já sabemos.
    Exemplo de valor de um anúncio, por favor! Fico perdida ponheço blogs que cobram R$40,00 por 6 meses ou 1 ano, isso é um valor normal ou acima ou abaixo da média? Preciso saber uma base desses valores cobrados para daí junto com outros fatores fazer minhas contas com as dicas que você deu acima
    Americanos e Europeus falam de dinheiro e valores tão facilmente, porque a gente não pode ser assim? É só uma valor gente, ninguém vai saber se vocÊ vai cobrar aquilo ou não!

    Responder

    • Não dá pra definir um preço exato. Cada nicho terá um preço, cada caso é um caso e tem suas particularidades.
      Se eu disser pra você qual é a minha realidade, ela não será útil para você, pois não se aplicará a seu caso. E isso também faz parte da negociação que você fará com o anunciante interessado.

      Responder

      • Pois é, no meu cometário não pedi preço exato. Pedi um valor aleatório aproximado. Todos me respondem o mesmo que você. Mas mesmo assim, muito obrigada. Gostaria que apagasse meus comentários por favor.

        Responder

        • Olha. Se a audiência do seu blog é alta, isso é um fato a ser considerado na hora de definir o valor do mesmo. Quanto mais visitas eles tiver, maior o preço. Eu creio que esse tipo de serviço deve ser prestado a partir do momento que você tem um público fiel no seu site/blog. Assim sendo, eu posso recomendar a todos que com 100 visitantes, desde que o público seja específico, você pode cobrar em média 50,00 reais por mês. Se o seu público for 500 visitantes diariamente, que tal cobrar R$ 150, 00? Vai nessa lógica e saiba de uma coisa, o blog é seu e você define o valor que quiser para o seu espaço publicitário!

          Responder

      • Pronto já mudei tudo em meu blog, agora quem quiser fama com as suas empresas que ela seja reconhecida que passe a pagar acho que elas ganham fama sabe la se eu vendi alguma coisa e se eles realmente estão a ser honesto? fama eu sei que eles ganham o blogueiro sofre a divulgar sai a mostrar produtos muitos não sabem se realmente conseguiu vender fica só trabalhar de graça e faze o outro ganha porque eles podem não ganhar ou vender em mu blog mais muitos vai nas área de pesquisa e procura quando quer esses que muitos passou a se conhecido através do meu do seu blog pessoal, vamos mudar isso eu tenho pouco tempo de blog já me escrevi em muitos, mais eu sempre achei uma falta de honestidade nisso de anunciar site banners se caso vender!! isso e conversar eles querem ser conhecidos! tem um de cursor pelo amor de Deus!! já passo da hora de todos os blogueiro entrar em ação, e até hoje esses que me escrevi me mandam mensagem porque eu não tenho em meu blog os banners, agora eles que fiquem a saber querem! ser conhecido? querem ser famosos? que paguem pelo espaço em meu blog, vou já mandar mensagem para esses que tem la se não pagar para está la vou tirar porque em meu blog não vão ocupar espaço mais nunca.

        Responder

    • Concordo com o primeiro comentário… O post traz informações baseadas em bom senso. Mesmo sabendo de tudo o que foi postado, o blogueiro pode continuar perdido em relação a valores de anúncios, e tudo vira um jogo de adivinhação.
      Frustrante. :/

      Responder

      • Infelizmente é assim!
        Fica muito difícil determinar valores exatos sem que seja feita uma análise de detalhes. Inclusive tem que ser avaliada a prática de mercado para cada nicho. Isso é ainda mais flutuante e incerto, variando de acordo com cada época do ano.

        O procedimento é tentar levantar o máximo de informações, juntar as variáveis e chegar a um valor aproximado. Você pode, inclusive, consultar outros blogs do seu nicho para saber o quanto cobram e como procedem para determinar os valores. Mesmo assim, um blog e seus práticas não pode ser comparado com outro. As estatísticas são diferentes, a interação com o público é diferente e por aí vai.

        Responder

    • Eu acredito que o valor seja de acordo com a quantidade de visita que tem em cada blog,para isso deve ser feita uma união de blogueiros…todos entrar no jogo, e fazer o seu valor dentro de 3 categoria, cada tipo de blog, seu blog é fraco tem um valor,para médio tem outro, e o que tem muito valor certo que cobre um pouco mais, acontece que esses anunciantes são muito esperto vão corre para aquele que cobrar menos e assim mesmo eles vão ser conhecido se e ganha a tal sonhada fama, ai que está o problema quem tem fama com seus blogs vão perder um pouco passar a cobrar como um blog que seja médio mais é melhor que ficar com um banners a espera de alguém comprar e ainda fazer eles ser reconhecidos em todo o canto do mundo, vamos forma uma Ponto ou lugar onde se concentram e conversar sempre que precisar, se os blogueiro quiser faço o meu blog a sede falo sério, acredito que o Marcos lemos que ajudar tanto a ele como nós com essa postagem, achei super fantástico uma ideia genial, parabéns.

      Responder

  2. Também fiquei frustrado de ler este artigo.

    Achei no Twitter o link para este artigo e ao chegar aqui só tem um monte de conversa fiada sem dizer o que cobrar ao certo. O título diz claramente “quanto cobra e como calcular o valor de anuncios no seu blog”, mas não é isso que tem no conteúdo.

    O fato de não ter um valor de referência é simples: este blog provavelmente nunca veiculou um anúncio pago e por isso não tem nem noção de quanto seria viável cobrar para um anunciante.

    Outro ponto importante é que no Brasil tem gente que paga quase R$ 100,00 para anucniar nos classificados de um jornal por apenas um dia, mas não quer pagar R$ 20,00 ou R$ 30,00 por um anúncio de um ano inteiro na internet.

    Responder

    • Fernando,
      Primeiro: se vc olhar bem, verá que meu blog tem, neste momento, 3 anúncios comprados por anunciantes diretos e que me pagam muito mais do que 100 reais por mês. Meus preços estão no meu midia kit, se estiver curioso quanto cobro.

      Segundo: Vou repetir – não dá pra dizer quanto exatamente cobrar, pois cada caso e tipo de blog será diferente.

      Terceiro: tenho certeza de ue vc não foi capaz de ler (e entender o que leu) por inteiro para perceber e saber que respondi sim à proposta de meu título.

      Volte sempre!

      Responder

  3. Eu concordo com Marcos Lemos, vejam em, não estou querendo puxar o saco de ninguém, porém a casos e acasos. Um exemplo, se meu blog tem me média 4 mil visitas por dia e os visitantes geram em média 10 mil páginas visualizadas, então eu posso cobrar uns 300 reais por mês.

    É claro que isso vai depender do tamanho do banner, nesse caso os 300 reais que eu cobraria e do banner de 468×60. Acho que não está caro certo! Então, é mas os menos por aí. Os valores cobrados vão de cada blog. Também, não pode cobrar o valor muuuuuito caro só por que tem um número exorbitantes de visitantes. Vejo muitos sites por aí que dizem que tem mais um milhão de visitas e cobram em média 20 mil reais por um anúncio por apenas 15 dias ou menos. Quem é que vai anunciar num site desses, só aquelas megas empresas.

    Resumindo a história, devemos cobrar um valor que seja cabível tanto para o blog, quanto para o anunciante. E se a pessoa achar que é muito caro, que vá procurar outros site/blog que tem na rede.

    Responder

  4. Boa colocacao do Informativo, cada um pede o valor que achar viavel.

    Como Marcos esclareceu depende muito do seu nicho e do anunciante, principalmente do tipo de anuncio. Eu mesmo prefiro nao estabelecer valores padroes prefiro negociar diretamente com o anunciante. Entende-lo e chegar a um acordo favoravel a ambas partes.

    Mas vale ressaltar que voce deve ter uma base de valores para nao ficar voando na hora de alugar um espaco para publicidade no seu blog, foi isso que Marcos quis despertar aos autores sem conheciment na area.

    Responder

  5. Vendo esse artigo, cheguei a uma fórmula que dá para se ter mais ou menos a noção de quanto cobrar. Sei que não é o jeito mais certo, mas já dá para ter uma noção.

    Primeiro é preciso pensar: Quanto vale cada visitante do blog? Estipule um valor. R$ 0,10. Vai depender muito do seu nicho, taxa de rejeição, tudo o que foi falado no post.

    Agora, vá no Analytics e veja o número de pageviews do último mês. Vamos supor que seja 30000 pageviews. Ok.

    30000 x 0,10 = 3000

    Divida o resultado por 30 (dias).

    3000/30 = 100

    R$ 100,00 é o preço do banner no espaço mais caro do seu blog. Os outros banners você cobra com valor abaixo deste.

    Acredito que com isso já da para ter uma noção de quanto cobrar.

    Responder

    • Marco,

      Já pensei em vários cálculos assim, mas o problema está mesmo na relevância de seu conteúdo e o potencial de conversão do seu blog. Mesmo com poucas visitas um blog pode ter preços altos, só depende do conteúdo/assunto e quem é o público e o quanto os anunciantes estão dispostos a pagar por aquele espaço.

      Responder

      • Concordo, Marcos.

        Acredito que este cálculo sirva apenas para uma base. Se um blogueiro usar essa fórmula como base, que ele tenha pelo menos bom senso na hora de estipular o valor do visitante.

        Responder

  6. Muito bom sim, com este artigo já dá pra ter uma noção dos itens a considerar para planejar os valores.

    Parabéns Marcos pela postagem.

    Responder

  7. Bom dia Marcos! Tenho um blog “Tudo Sobre Design de Interiores” e estou recebendo propostas para postar reportagens de alguns arquitetos. O meu problema é que não sei como cobrar essas postagens. O que você me sugere?
    Obrigada!

    Responder

    • É como está no post. Você terá que medir o potencial do seu blog e o quanto esse seu nicho pode pagar por esse tipo de divulgação. É muito subjetivos, mas pense principalmente em quanto vale o seu trabalho.

      Responder

  8. Meu Caro
    Marcos Lemos

    Fazer o anúncio eu sei, pois trabalho com vários programas.
    Cobar também, basta ser coerente com o que você oferece e o que
    o cliente pode pagar para não ter prblemas.
    Mas o pior de tudo: NÃO SEI COMO COLOCAR O ANÚNCIO NO BLOG.
    Por favor faça uma postagem sobre o assunto. Um passo a passo por exemplo.

    Responder

  9. Ótimo artigo
    Mais do que mensurar o valor a ser cobrado, é dispertar o senso crítico em nos blogueiros sobre como melhor avaliar nosso trabalho antes de estipular valores.
    Muito bom Marcos !

    Responder

    • Lucas,
      Tem sim… para WordPress é mais fácil e há vários plugins para controlar anúncios no Blog, incluindo contador de cliques. Não se te dizer agora, mas providenciarei um post sobre o assunto.

      Responder

  10. Marcos Lemos adoreiii seu site, andei lendo algumas postagens suas e achei muito bom ^^
    Mas este não gostei muito porque queria saber uma base de quanto cobrar…
    Sei que é dificil estipular um valor porque depende do blog, mas você poderia dar exemplos de valores para cada tipo de conteudo do blog para menos ou para mais, por exemplo se um blog tem um tanto visitantes X o preço vai ser Y mas se o assunto do blog não for especifico pode influenciar e cair o valor de K para Z, entende?

    Por que dai aquele que pretende tomar o blog como um trabalho pode perder muito se estipular um valor errado por que não tem noção alguma de quanto cobrar, se cobra 10 reais, 30, 60, 200 =/

    Você poderia tentar bolar um modo para que as pessoas não estipulem um valor tão absurdo e nem baixo de mais.Tomar como base o que o Marco colocou e aprimorar com suas experiencias *——*

    Abraços.

    Responder

  11. Pingback: Modelo de Contrato entre seu Blog e anunciantes | [ Ferramentas Blog ]

  12. Olá,

    realmente não da pra saber um valor exato da publicidade, depende muito do assunto, da qualidade de visitas do seu site, pois quem anúncia quer retorno, não é de interesse para o anúnciante ter clicks e visualizações,
    se não for convertido em vendas, ou assinaturas, seja lá qual for o negócioda empresa, eu em particular, tenho um site onde vendo celular, tenho ápenas de 07 a 15 visitas por dia, mais como as visitas que vem das buscas organicas do google, e com keywords 100% ligada a quem realmente ta querendo comprar celular pela internet, tenho otimas converções de vendas em poucas visitas, nesse caso por exemplo, um banner centralizado bem chamativo para um anúnciante valeria bastante, tendo em vista que outras empresas anúncias no google adwords com as mesmas keywords que traz o trafego para meu site, por preços que varia de R$1,15, a R$1,40 centavos o click, com a taxa de converção alta para o anúnciante, nesse meu caso eu poderia cobrar até R$150,00 reais p/mês no banner no topo da pagina.

    Responder

  13. Oi Marcos comprei seu e-book e confesso que ainda não li, vou ler!Rs
    Adoro seus vídeos, acho mais prático do que a leitura, você fala muito bem. Eu sou maquiadora e tenho um studio de beleza ha 16 anos, resolvi a pedidos de clientes criar um blog para dar dicas de tendencas , em moda e beleza. Tenho um mes que comecei a divulgar e estou alcançando 4000 visualizações no primeiro mês, que significa 1000 por semana em média. Acho que para começo está bom, porque está sendo divulgado somente pelas amigas e pelo facebook. Tenho em torno de 500 contatos, também é pouco. Primeira pergunta: Já está na hora de ir atrás de parcerias ou espero ele ficar mais conhecido, ter mais acessos diários, noto que os números vem aumentando a cada dia. Vi esses comentários de valores bem baixos, aqui em minha cidade , as blogueiras famosas estão cobrando em média de 500,00 a 800,00 mensais para manter o banner no ar com contratos de 3 meses. Acho muito bom o preço delas isso atrai muito. Outra cobra 700,00 para postar uma coleção, dizem que uma das mais famosas do Brasil, Tássia Naves, do Blog da Tássia, cobra 8.000,00 mensais em seu blog. Isso é muito incentivador, mas claro que há uma série de fatores que fizeram elas chegaram até aí, devem ser muito bem assessoradas. O que existe por trás de tanto sucesso? O meu hoje fui tentar fechar parceria com uma loja de cosméticos propondo 300,00 mensais em mercadoria,que na verdade seria uma troca,para divulgar os produtos 2x por semana, a criatura surtou…disse que eu estava cobrando caro, e que no começo ninguém cobra, o que você me diz? Acho que dá uma trabalheira você ir na loja da pessoa tirar fotos , postar , elogiar, pesquisar para falar do produto… de graça?
    É justo ser de graça só porque está começando? Se for para ser sem cobrar nada, porquanto tempo então?

    Ficarei muito grata se você me orientar melhor.
    Deixo meu email prefiro que responda por lá , por favor!

    Muito obrigada e boa noite!

    Responder

  14. Trabalho como Consultor Independente de Marketing e Publicidade, tenho um guia impresso q depende da publicidade, e como estou estudando para montar um blog, cheguei a este artigo, ja vinha lendo outros artigos do Ferramentas Blog, e acho um blog muito prestativo e serio. Com a experiencia que tenho no ramo, entendo a cautela do Marcos em nao colocar nenhum valor como base, pois é extremamente variavel, pode ser 20R$ p ano a 20 mil por semana. Mas tem um aspecto a ser acrescentado que acho que pode ser esclarecedor p quem ainda esta perdido. Responda as seguintes perguntas: O que seu anunciante pode vender? Quanto seu anunciante pode lucrar anunciando com voce? Quanto ele pode pagar? qual o grau de confiança e/ou credibilidade tem seu blog junto ao publico? Quanto vc pagaria pelo anuncio? ( é certo q o potencial anunciante nao vai pagar o mesmo valor que vc pagaria, pois vc acredita mais no projeto, enquanto o anunciante é mais cetico.) Posteriormente, deve haver uma relaçao coerente entre: Risco de investimento, e Tamanho de investimento (Percebido pelo anunciante). Alem disso, deve ser considerada a concorrecia, pois seu blog esta competindo com outros blogs e meios de divulgaçao. Mas e claro que para responder todas as questoes tem diversos outros aspectos a ser considerados,sao questoes muito amplas. Em linhas gerais, a velha relaçao de oferta e procura costuma ser preponderante na definição de valores. Mas dentro desse conceito de oferta e procura existem inumeras questoes que podem ser mais ou menos relevantes, dependendo do caso. Vou dar o exemplo do meu guia impresso. Na 1ª ediçao, o espaço medio custava 350 R$ ( por q estava iniciando, apesar de ser um meio de divulgação focado e que abrangia todo o publico dos anunciantes, sendo muito atrativo para os mesmos.) Na 2ª edição, 600 R$, na terceira chegando ao valor de mercado 800 R$. Comecei com preços bem abaixo, para ganhar anunciantes, deixei claro p os anunciates q era uma promoção inicial, e conforme ganhava credibilidade, e os anunciantes percebiam os resultados eu fui aumentando o valor. Este e um exemplo de outra area, mas que se aplica nesse caso. No inicio e dificil conseguir anunciantes cobrando o valor de mercado, porem nao pode vender muito barato pois o anunciante tende a pensar q seu blog nao tem valor. Mas se vc ainda ta na duvida e quer começar a vender logo, sem o auxilio especializado, e caso tenha um blog com algo em torno de 500 a 1500 visitas p dia cobre 300 p mes o anuncio + caro da pagina, se nao der certo, baixe p 200R$, ou 100 R$. No inicio, o mais importante e conseguir bons anunciantes, (aqueles q sao inteligentes e pagam por resultados), posteriormente e mais facil renegociar o espaço em cima de resultados.

    Responder

  15. Pingback: Analise BlogO que fazer quando o seu blog for grande? - Analise Blog

    • Vania,

      O limite é você mesma quem deve determinar de acordo com o bom-senso.
      Mas há programa como o AdSense que limitam a quantidade de blocos de anúncios deles. Mas outros já permitem qualquer quantidade.
      Mesmo assim, pense sempre no que for melhor para o layout do seu blog e que não prejudique seu conteúdo.

      Responder

  16. Marcos, estou começando a pesquisar sobre criar um midia kit e vender espaço em meu blog, embora ele ainda não tenha uma quantidade muito boa de visitas únicas por dia, hoje está por volta de 1.000 visitantes únicos diários, na média.

    Mas visitei alguns blogs bem conhecidos e com muitos visitantes e que vendem espaço publicitário, no entanto, não vejo anunciantes nesses blogs, inclusive nesse seu!

    Você não tem anunciantes/patrocinadores nesse blog? Esse tipo de monetização de blogs entrou em desuso? Não tem mais vantagem? Os anunciantes não estão mais interessados em anunciar em blogs?

    Abraço!

    Responder

  17. Pingback: Blogueiros de Sucesso: Marcos Lemos e seus projetos para blogueiros

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.