O que significa “Conteúdo de Qualidade” no Blog?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Fala-se muito sobre “produzir conteúdo de qualidade” no Blog e a importância disse para atrair público e ficar bem indexado no Google. Mas não vemos explicações claras sobre o que exatamente seria um “Conteúdo de Qualidade”. Vamos entender isso direito agora e determinar alguns parâmetros.

Nem de longe quero fechar o assunto e acredito que existem algumas dezenas de fatores que determinam qualidade para Blogs. Inclusive com questões específicas para cada nicho e público alvo. Mesmo assim, não podemos descartar alguns padrões que se repetem e vão ajudar você a melhorar o nível de qualidade de seus posts.

Características do Conteúdo de Qualidade no Blog

  • Sem erros de Português
    Provavelmente este seja o fator com maior peso para a qualidade de um texto. E não falo aqui penas dos erros de escrita ou gramaticais. É preciso garantir que seu público entenda o que está lendo, que o artigo seja coerente e bem estruturado do ponto de vista redacional, inclusive.
    Os erros afastam seu público e podem prejudicar também a capacidade de indexação no Google (Erros de escrita e gramática afetam indexação do Blog no Google).
  • Que resolve um problema
    Seu conteúdo precisa ser útil e relevante para as pessoas que procuram informações sobre aquele assunto. Resolvendo um problema específico, mesmo que seja puro entretenimento. O propósito básico de um Blog é compartilhar experiências, conhecimento e opiniões.
  • Original, único, exclusivo
    As pessoas querem encontrar coisas nova, uma outra visão e algo que ainda não viram em outros blogs. Além do fato de que copiar artigos, plagiar, é extremamente prejudicial para o seu Blog. Você precisa se destacar de alguma forma mostrando seu próprio estilo e maneira de ver aquele assunto.
  • Texto bem estruturado e Otimizado
    Também não podemos esquecer dos elementos que dão forma ao texto, como o título, subtítulos, descrição e a organização do texto, mostrando sua coerência argumentativa e lógica. Isso também inclui as mais variadas técnicas de SEO.
    Sobre isso recomendo que veja esses dois outros posts:
    – A estrutura do Post para Blogs de Elite
    – Como Otimizar Conteúdo no Blog do jeito certo!
  • Completo, relevante e consistente
    Um bom conteúdo pode ser resumido nestas três palavras e não faz o visitante perder tempo. Ao chegar naquela página encontra o que procurava e percebe que o autor realmente trabalhou aquelas informações.

Blog

Isto é só uma parte sobre Qualidade no Blog

E aqui nem abordei questões como a preparação e pesquisa para elaborar o conteúdo, o uso correto das palavras chave e os elementos visuais como as imagens, que tornam a leitura mais agradável.

Poderia colocar na mesma lista a acessibilidade para os mais variados públicos (incluindo aqueles que têm algum grau de deficiência visual) e os mais variados formatos de conteúdo, onde hoje o vídeo é fundamental para atingir cada vez mais pessoas.

Por fim, teríamos que lembrar a estrutura do layout que tem que ser adequado aos aparelhos móveis (smartphones), leve, rápido e focado no conteúdo.

Como disse antes, não tenho o propósito de fechar esse assunto e definir de forma arbitrária e/ou definitiva o que é “Conteúdo de Qualidade”. Levantei alguns pontos que considero relevantes serem observados por todos os blogueiros. Você pode deixar nos comentários a sua opinião e visão sobre este tema.

Já pensou em ser um(a) Blogueiro(a) mais Profissional?

Está cansado(a) de ser um blogueiro mediano(a) e que não tem resultados com seu Blog, não ganha dinheiro e não recebe as visitas que gostaria?

Você chegou aqui procurando como aprofundar seus conhecimentos em Blog, como Ganhar Dinheiro com seu Blog, aplicar as melhores técnicas de SEO, divulgar seu Blog e fidelizar seu público alvo. E posso te ajudar com essas coisas e muito mais, elevando o nível de qualidade do seu projeto.

Desenvolvi um curso completo, totalmente online, cobrindo tudo o que é necessário para um Blog atingir seu potencial máximo, detalhe por detalhe, que vão te tornar um Blogueiro de Elite:
  • Técnicas de produção de conteúdo
  • Fidelização do Público alvo
  • Divulgação e Técnicas de SEO
  • Métodos e técnicas de Monetização
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esta é sua chance de ser mais profissional e ter um blog eficiente, completo e que pode ser sua fonte de renda permanente. Sou Blogueiro desde 2007 e condensei todo este conhecimento dentro do curso Blogueiro de Elite para entregar a você.

2 Comentários

  1. Muito bom conteúdo marcos,como sempre entregando valor! O que você acha da questão do nº de palavras… há alguns que dizem que o ideal seria por volta de 2k palavras… como vc vê isso?

    vlw!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.