Razões para uma Empresa ter um Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

negocio-blog-empresarial Estou acabando de criar uma empresa, uma agência, para dar suporte a outras empresas na internet – não só criando sites, mas também com propostas de marketing, mídias sociais e afins. Isso tem me obrigado a estudar cada vez mais o tema, especialmente em como uma empresa pode atuar de forma satisfatória na internet, não só para gerar vendas/receita, mas também para firmar sua marca e/ou atender bem seus clientes, melhorar sua influência no mercado. Uma das ferramentas mais simples e objetivas é, em alguns casos, ter e manter um blog.

 

O Blog de uma empresa pode servir para diversas possibilidades, onde destaco: divulgação/apresentação da empresa e seus produtos, serviços e atuações; contato com os clientes, parceiros e terceiro setor. Para cada caso a criação de conteúdo vai variar e a forma de divulgação também, onde o modelo de atuação dessa empresa tem que estar bem integrado com suas outras formas de marketing.

 

Gostaria de destacar três razões/fatores que podem levar uma empresa, principalmente pequenos negócios a criarem blogs como uma forma de aprender mais sobre a internet, seus usos e o espaço que podem ocupar. Lembro aqui que ainda é um tema que estou estudando e aprofundando e não se fecha aqui.

 

Aprimorar contatos: melhorar a relação com clientes.

Toda empresa, por menor que seja tem (ou deveria ter) um site, mesmo que meramente institucional, para expor sua marca na internet. Mas isso não atrai visitas e não é relevante para o seu consumidor/cliente/público alvo. Um blog pode gerar mais visitas, pois ajuda na indexação de seu site nos mecanismos de busca para suas palavras-chave, amplia a sua imagem e oferece espaço para que seus clientes possam interagir, seja por página de comentários, formulários de contato ou fóruns. Artigos e textos sobre temas que envolvem sua empresa incentivam as pessoas a interagirem com sua marca e produtos/serviços.

 

Por fim, o mais importante: dá uma voz à sua empresa. Sua empresa não será apenas uma marca ou um portfolio formal, mas terá uma imagem dinâmica, móvel e atuante, que dialoga com as pessoas, busca a interação e não se limita apenas no mundo físico, no modelo padrão de atuação no mercado.

 

Ser um suporte: é sua melhor vitrine.

AX055467 É possível expor “releases” de seus produtos/serviços ou atuação, mesmo de coisas que já foram feitas, como também de planos e projetos que estão em curso (claro, que não exige segredo), como uma forma de mostrar dinamismo e crescimento constantes e ter acesso à opinião de seu público alvo.

Além de que, um blog é uma plataforma ideal para a atuação nas redes-sociais e divulgação de sua marca, seja por newsletter (cuidado com spams), publi-editoriais e outras formas de divulgação. Com isso, a proximidade com o cliente te dá maior capacidade de perceber o que querem e como se relacionam com sua empresa, o que exigirá uma resposta mais rápida diante de problemas, mas uma divulgação mais eficiente diante de boas soluções/produtos/serviços.

 

Um blog ajudará sua empresa a entrar nas redes-sociais e acompanhar seu público. Entender como funcionam essas mídias e o comportamento das pessoas, bem como a melhor forma de atuar, divulgar e promover sua empresa. Muitas vezes a melhor atuação é apenas observar e estudar, colher informações para aprimorar serviços e produtos e, claro, ouvir, ouvir muito o cliente.

 

Um blog é fácil de manter: pode ter o tamanho que desejar.

O blog de sua empresa pode ser do tamanho que sua empresa exige ou sua marca comporta. O custo de manutenção e criação são relativamente baixos e é bem prático de se manter atualizado, já que todo o controle do conteúdo é linear e explícito.

Ok! Há manutenções e criações de todo preço, mas… O barato pode sair caro, por isso é bom, mesmo que para criar um pequeno blog, pesquise e não se deixe levar apenas pelo bolso. A qualidade de um serviço como esse tem que ser do mais alto nível, pois erros no início podem ser irreversíveis.

A praticidade de um blog como fonte de conteúdo do site de sua empresa, ajuda a desenvolver projetos a longo prazo, on-line e off-line, crescendo à medida que se aprimora ou se familiariza com esses serviços virtuais. ter paciência é fundamental e é preciso saber que tudo na internet é a médio e longo prazo e precisa de estudo e observação para saber o que é mais viável. O que é um sucesso par um pode ser fracasso para outro e vice-versa.

 

Concluindo.

Esse é um tema muito amplo e que não se esgota em pequenas dicas/sugestões e impressões como as que publiquei acima. Um tema complexo exige projeto e estudo de casos, por isso a necessidade de uma empresa especializada nesses assuntos para assessorar seu negócio, não importa o tamanho, capital, serviço ou produto. Não basta ser uma agência de publicidade ou um escritório de criação de sites para fazer o serviço, pois exige profissionais capacitados sobre o tema e que entendam de como atuar na internet e fazer uso das mais variadas ferramentas disponíveis.

 

Invista em sua empresa e busque crescer nessa área, ampliar o alcance de seus serviços e produtos para encontrar melhor seus clientes. A blogosfera é um grande passo que pode te ajudar nessa integração e ampliação.

.

2 Comentários

  1. Muito bom mesmo ! Muitos "negócios" podem crescer mais com um blog , e trazer mais contato com a empresa, ficando bastante conhecida e comentada na internet .

    Abraço a todos !

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.