Redes Sociais e mais visitas

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

redes-sociais A internet se trata de relacionamento. Mesmo que virtual, é importante manter contato com o máximo de pessoas possível e atuar “socialmente”, em grupo, para suas idéias serem difundidas e atrair mais visitas para o seu blog ou site. Esta é uma forma muito eficiente de divulgação de conteúdo, especialmente para quem está começando.

 

Um blog, logo no começo, não aparecerá facilmente nos resultados de busca do Google, por exemplo, bem indexado. Leva algum tempo para os mecanismos de busca encontrarem seus artigos e seu endereço. Normalmente, gosto de dizer, que pode levar de 3 a 4 meses para as indexações começarem a gerar visitas a partir de resultados de busca. Depois são outros mais 3 ou 4 meses para que isso ganhe força de fato.

 

Depois que tratamos de como gerar mais visitas no artigo “Analisando seu Blog para gerar mais visitas” e ensinamos como usar o Google Analytics no “Criar conta no Google Analytics”, seria bom tratar de como gerar mais visitas por outros mecanismos, chamados de Redes Sociais.

Não deixe de ser também:

 

O Orkut é um bom caminho!

Aqui no [ Ferramentas Blog ] não foi diferente. O primeiro passo foi pensar, elaborar e criar o máximo possível de conteúdo de qualidade e relevante para meus leitores. Pouco me preocupei com técnica de SEO, pois elas só são eficazes quando temos conteúdo para ser indexado e divulgado.

O segundo momento foi entrar em fóruns e comunidades que tratam dos assuntos que divulgo em meu blog. Existem milhares delas e de todos os tipos na internet. O clássico é o Orkut, onde temos nossa comunidade específica também – http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=52298232 – sem deixar de participar de outras.

redes-sociais02

Os fóruns de debates do seu nicho.

Não é difícil achar comunidades no Orkut de assuntos que você trata em seu blog. Mas não existe apenas o Orkut como rede social de fóruns populares. Basta fazer uma busca simples no Google para tentar encontrar uma solução de algum problema ou tentar encontrar um serviço, que você se depara com fóruns, salas de debates sobre aquilo e centenas de pessoas participando ativamente.

O Blogger mesmo tem um Grupo de Ajuda para postarmos e partilharmos ajudas sobre a plataforma que usamos para blogar – http://www.google.com/support/forum/p/blogger?hl=pt – e vale muito a pena participar e ler o que outros publicam lá. Mas procure no Google outros fóruns e comunidades que tratem de seu tema específico.



Estar presente nessas comunidades é fundamental para não só divulgar suas idéias e seus links de conteúdo, mas também para aprender e aprofundar o seu tema e saber se você está no caminho certo, se atende à demanda de quem procura o mesmo que você. É uma grande fonte de idéias para você escrever sempre mais e manter o seu blog cada vez mais atualizado.

Ao divulgar sua opinião, automaticamente mais pessoas se interessarão pelo que você publica em seu blog. Você também encontrará outros blogs e sites que tê mais a ver com o seu estilo e fará mais e mais parcerias e trocas de links. Consequentemente, mais visitas.

 

redes-sociais03 70% vêem das Buscas.

Essas visitas não vão superar a quantidade de visitas que um dia você terá quando seu blog estiver bem indexado nas buscas. Os mecanismos de busca chegam a gerar mais de 70% das visitas que chegam ao seu blog, mas enquanto você não pode contar com isso, por estar ainda no início, você poderá ter bons resultados divulgando onde estão os leitores interessados diretamente.

O [ Ferramentas Blog ] tem hoje mais de 100 visitas/dia vindas dessa forma de divulgação. Hoje não é o meu foco principal e já chegamos a ter mais de 250 visitas/dia dessa forma de divulgação. Outras mais de 150 vêem de sites parceiros e de redes de divulgação de conteúdo.

 

As redes de conteúdo.

Gosto de chamar assim os sites como o DiHitt – http://www.dihitt.com.br/ – ou o Rec6 – http://rec6.via6.com/ – e existem milhares desses também. O funcionamento é simples: você se cadastra e envia seus links de conteúdo para lá, cadastrando não apenas os títulos de seus artigos, mas bem como uma descrição do que se trata o artigo.

As pessoas entram e votam nos artigos que mais gostam e isso, quanto mais votos, mais visitas você recebe e gera para seu blog. É preciso bem mais que apenas deixar o seu link lá. É preciso interagir também, votando e comentando nos artigos de outros membros – de preferência do mesmo assunto que o seu. Eles farão o mesmo por seu conteúdo enviado.

Comentar nos artigos das pessoas, não apenas na redes de conteúdo, mas também dentro dos blogs dessas pessoas é uma ótima forma de socialização e de fazer contato cada vez mais direto e de encontrar mais gente com as mesmas idéias que as suas.

 

Falamos de como divulgar o seu blog e de como gerar mais visitas. É bom sempre cuidar primeiro do conteúdo e de seu layout antes de querer ter muitas visitas. Então, divulgue, vá onde estão os seus leitores e não espere que apenas eles procurem você. E, com certeza o resultado será bastante satisfatório.

.

12 Comentários

  1. A divulgação do blog em redes sociais é obrigação para qualquer blogueiro. Além disso, como vc bem lembrou, é preciso ter interação entre leitores. Parabéns pelo artigo! Abraço

    Responder

  2. Wander,

    Acredito que este seja o grande salto que um blogueiro pode dar: fazer amizades.
    Todo o tempo que estou bogando é sempre dedicado a fazer contatos e interagir com pessoas e é o que faz valer a pena cada artigo que escrevo e publico aqui.

    Responder

  3. Olá, Marcos!

    Bem interessante seu artigo.

    Meu único porém é que nunca tive grande sucesso com a divulgação de meus blogs no Orkut. Já tentei escrever em comunidades específicas, e até mesmo criar minha própria comunidade, mas o resultado sempre foi pífio.

    O que mais me rende visitas hoje é o Google, sendo seguido por sites agregadores de links, como o Ueba, o Ocioso e o Link-me.

    Um abraço!

    Responder

  4. Bom a respeito do dihitt eu já paraticipo a alguntemop e coom ele minhas visitas ñ tem aumentado muito já as outras dicas são excelentes vlw pelo post fik na paz fuui

    Responder

  5. Eu ainda estou no início de meu blog, mas, as vezes, quando vou pesquisar meu conteúdo no Google, encontro meu blog. Isto quer dizer que ele já está indexado no Google?

    Algumas vezes, ele chegou a aparecer na primeira página, e já tenho cerca de 20 visitas vindas dele.

    Responder

  6. @Vinícius,

    A indexação no Google é algo constante e sempre em mutação. Você precisa cuidar sempre de seu conteúdo e de algumas técnicas de SEO para que seu blog seja sempre encontrado nos mecanismos de busca.

    Esse número de visitas vindas do Google precisa sempre crescer. Nunca considere esse um trabalho acabado.

    Responder

  7. Olha desde o início do meu blog acompanho as dicas daqui e tenho melhorado o desempenho continuamente , aprendi muitas coisas na faculdade a respeito de redes sociais (inclusive como começar o blog) , mas aqui no ferramentas pude entender muito mais sobre tudo que envolve o trabalho na internet , sou seu fã Marcos parabéns.

    Responder

  8. Uau! Adorei as informações! Super claras..Com certeza vou aplicar no meu blog que está recente ainda, mas tô apostando 100% nas minhas postagens! Sei que o benefício do conteúdo já tenho. Muita obrigada pelas informações.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.