Reescrever artigos para aparecer melhor no Google

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Depois de algum tempo, alguns de nossos artigos mais antigos podem parecer obsoletos e ultrapassados sendo necessária uma revisão daquele conteúdo. A prática mais comum é publicar um novo post tratando das mudanças ou até republica-se ignorando o antigo. Mas o que muitos blogueiros não sabem é que o Google prefere que você atualize um conteúdo antigo, renovando por completo, o que podem render até melhores posições nos resultados orgânicos. Esta é uma técnica de SEO bastante eficiente.

Reescrever e atualizar artigos antigos do blog não é algo que se aplica a todos os nichos, mas há sempre algum artigo do seu blog que precisará de uma boa revisão. Especialmente é preciso olhar para aqueles que atraem visitas orgânicas, vindas diretamente do Google, mas que não estão bem posicionados e poderiam subir no ranking para gerar ainda mais visitas e melhor resultado.

É possível conseguir um bom posicionamento no Google se você fizer um bom trabalho de atualização em certos conteúdos do seu blog. Isso não é uma fórmula exata, mas tem grandes chances de êxito e pode afetar até outros artigos relacionados com aquele que foi atualizado.

O que poucos sabem é que essa é uma técnica de SEO altamente recomendada pela Google. Escrever vários artigos tratando do mesmo assunto só porque foi preciso atualizar algo ou adicionar mais informações, não é uma boa ideia, já que isso dispersa a informação. O Google gosta quando toda a informação sobre algo está concentrada numa única página específica.

Os passos mais importantes na hora de atualizar um artigo você vê logo abaixo.

Destacar o conteúdo

Olhando para a página de um post aberta na tela de seu navegador, a pergunta que fica é: é possível ver parte do conteúdo, especialmente o título e o primeiro parágrafo, sem precisar rolar a tela?

O Google gosta que seja dado destaque central ao conteúdo e que este esteja acessível ao visitante logo no primeiro olhar e sem precisar rolar a página. Essa é uma mudança recente no algoritmo e pode determinar o ranking de um conteúdo. Por isso, tire tudo o que estiver obstruindo o seu conteúdo no layout geral do blog e dê o máximo de visibilidade para o post. Essa simples mudança no layout ajudará todos os artigos do Blog a terem mais chance nos resultados orgânicos do Google.

Pesquisar Palavras chave

Um texto é sempre focado em algum assunto específico e este assunto tem suas palavras chave mais importantes. São por essas palavras que as pessoas fazem buscas no Google e é assim que o Google vai tornar possível achar o seu conteúdo.

Ao reescrever e atualizar um post, verifique se as palavras chave e as expressões chave estão sendo usadas devidamente em seu artigo, se algo precisa ser explicado ou ampliado. Também nesse ponto é preciso acessar o Google Analytics para saber quais palavras geram mais visitas para aquele artigo em específico.

Títulos e subtítulos

Junto com a pesquisa e reescrita do texto baseado nas palavras e expressões chave, é bom também refazer títulos e subtítulos do artigo/post em questão. Coloque aí as palavras mais importantes e até use expressões como as que as pessoas usam para pesquisar aquele assunto no Google.

Vale usar destaques como negrito e itálico nas palavras e expressões ao longo do conteúdo, mesmo que não sejam títulos.

Títulos e descrição

Para quem usa o WordPress.org é possível instalar plugins que ajudam nas técnicas de SEO específicas e direcionadas aos artigos. Sendo assim, cada artigo pode ter um “Title” e uma “Description” individualizada e escreta especialmente para aparecer nos resultados orgânicos do Google.

Por exemplo temos o All in One SEO, que é o plugin que usamos aqui no [ Ferramentas Blog ]. Nossos principais artigos têm um título para o visitante e outro título para quem nos visualiza dos resultados do Google. Isso nos garante maior chance de indexação e podemos atrair um público diferente.

Imagens e tags

As imagens que vão dentro do post não servem só para tornar o conteúdo mais atraente, mas também para facilitar a leitura do público e deve ter a ver com as informações. É importante usar as Tags e “Titles” certos que funcionam como descrição das imagens e que favorecem o bom ranking de toda a estrutura.

Esse procedimento pode ser feito diretamente no código das imagens e é algo manual, dentro do HTML dos artigos. Mas se você usa do WordPress.org, pode ser facilitado na hora de inserir as imagens.

Lembre-se de renovar as imagens também, caso seja necessário para recompor o artigo como um todo.

Links internos e externos

Faz parte de um bom artigo e post de blog citar e recomendar outros links, seja apontando diretamente para dentro do seu blog, como também para fora, como fonte complementar do assunto que está sendo tratado. Esses links não podem estar quebrados e deve apontar realmente para algo que seja relevante para quem lê seu post e possa buscar mais informações.

Adicione links atualizados também e escreva indicações e palavras chave exatas para onde eles apontam.

Divulgação nas redes sociais

Volte a divulgar os assuntos que você revisou, busque a interação do seu público para que eles também ajudem na revisão e até possam comentar e dar novas opiniões. Conseguir isso mostrará que o artigo ainda está vivo e ainda é útil para o seu público alvo, melhorando o tempo de permanência naquela página, diminuindo a taxa de rejeição, o que indica ao Google que aquele conteúdo é relevante.

Recolocar o assunto em evidência

Se for preciso, publique um novo artigo mais abrangente ou geral que seja preciso citar aquele assunto que foi reescrito. Isso mostrará ao Google que aquele assunto ainda está em evidência e fará com que seu público retome aquilo. Você pode ainda buscar em seus parceiros que citem o link do artigo que foi reescrito e proponha um debate que envolva aquelas novas informações. Um bom lugar para recolocar assuntos em evidência são os fóruns.

.

Com esses pontos bem traçados e alguns minutos a mais para reescrever alguns de seus melhores artigo, garantirá maiores chances de conseguir um novo posicionamento no Google, atraindo ainda mais tráfego direto para seu blog. Para melhorar ainda mais, recomendo que leia: As partes mais importantes de um post para o conteúdo do seu Blog se destacar.

.

25 Comentários

  1. Marcos, isso realmente é muito importante, sobretudo para aqueles blogs que tratam de muitos assuntos do momento, e que com o passar do tempo não possui mais nenhuma relevância! O Fábio do Mestre SEO recomendou até excluir alguns artigos caso o mesmo não tenha mais relevância.

    Abraços,

    Responder

    • Acho um pouco exagero excluir, mas há casos em que isso é necessário, inclusive se perceber que podem estar prejudicando o seu blog ou se o assunto já foi superado de tal forma que nem adiantaria tentar reescrever e nem mesmo uma nova publicação fosse capaz de sanar algo.
      Também é importante excluir certos conteúdos que vão contra as regras do Google e que podem prejudicar toda a indexação do Blog.

      Responder

      • É verdade, ele estava comentando sobre blogs de notícias rápidas e de humor, como tirinhas e tudo o mais. Com relação as páginas que vão contra as políticas, estas sim devem ser excluídas o mais rápido possível!

        Responder

  2. Eu já reescrevi e revisei e recoloquei várias matérias antigas no meu site e os resultado foram bem promissores. Agora se a pessoa que reatualizar uma matéria e perceber que a mesma não trará mais visitas ou não irá chamar a atenção dos visitantes, o melhor que ela tem a fazer e deixar do jeito que está.

    Agora excluir a matéria eu acho até um certo exagero. Muitas matéria podem está anexadas em algum fórum de discussão e um usuário de-repente pegar o link daquela matéria que você excluiu do servidor, além de ocasionando o famoso erro 404 (eu acho, página não encontrada), você irá perder algumas visitas.

    Por essa razão eu deixo do jeito que está. Já tive link que trouxeram um grande número de visitas um ano após eu ter publicado a matéria no site. Por essa razão eu recomendo que, se por acaso não valer apena mexer naquela matéria em questão, então é melhor deixar do jeito que está e partir para um conteúdo inédito. Bom, essa é a minha opinião.

    Responder

  3. Marcos, meu nicho é o futebol (Atlético Mineiro). Eu não posso escrever novamente um texto de um jogo que ocorreu a meses atrás. Então, o certo seria ir no artigo e melhorar as informações, colocar links de novos textos, correto?

    Responder

    • Rodolpho,
      quando trata-se de notícia passada, não há nada o que fazer para melhorar um artigo antigo. Esse tipo de conteúdo não tem como ser reescrito ou melhorado.

      Responder

  4. Faço esse tipo de atualição a um tempo já, e sem dúividas, além de ser ótimo para subir nos rankings e gerar mais tráfego, também é ótimo para aproveitar e adicionar mais informações sobre o assunto, nunca é demais, haha..

    Responder

  5. Ótimos post! Eu sempre gosto de reescrever artigos, e se eu posto algo novo e que tem algum assunto relacionado, sempre edito o post e cito o post novo, isso ajuda bastante. Gostei das dicas, ajudam bastante. Abraço.

    Responder

  6. Este tema é complicado, sabe-se que realmente é importante reescrever artigos antigos, mas o tempo para se dedicar ao Blog é tão curto (para mim pelo menos) que prefiro estar criando novos artigos quando disponho desse tempo, e assim produzir conteúdo para o Ventilô (meu blog).

    Um dia quem sabe poderei me dedicar exclusivamente ao Blog, dai colocarei a casa em ordem, reescrevendo e até mesmo deletando antigos artigos que não valham mais a pena.

    Mas por enquanto a prioridade é criar!

    Responder

  7. Eu acho que reescrever um artigo pode ser feito uma vez e não mais. No fundo estaremos a colocar mais keywords, ou a colocá-las em melhores posições, e isso é algo que não se pode repetir muitas vezes.
    Atenção que conforme os comentários acima, essa técnica não dá para todo o tipo de conteúdo. Funciona bem para artigos com bastante texto, mas no caso de notícias, ou classificados, ou de matérias como reviews ou apresentações técnicas, já não tem grande utilidade.

    Responder

  8. Está de parabéns mais uma vez Marcos, a questão de reescrever o conteúdo de determinada matéria é essencial, seja para uma eventual atualização, como correção de possíveis erros e desleixos com a ortografia em geral.

    Havia bastante tempo que não visitava seu blog, está excelente como sempre.

    Atenciosamente

    Editor Sênior do Tecnoinfobrasil

    Responder

  9. Marcos
    Estou fazendo atualizações no conteúdo e surgiu uma dúvida.
    Qual a melhor maneira de comunicar ao Google sobre cada atualização (serão muitas):
    Via sitemap fazendo a atualização da data do post, usando a ferramenta de busca do GWT ou simplesmente esperando uma nova leitura pelo bot?
    Antecipo meus agradecimentos.

    Responder

  10. Costumo fazer isso, arrumando até coisas bobas que eu fiz no começo e deixando todos os posts com um formato padrão. Reescrevo e atualizo dados se for necessário também. 😀

    Abraço!

    Responder

  11. Olá Marcos, excelente o texto mas me restou uma dúvida:
    Posso atualizá-lo e também alterar a data para a atual, a fim do post ficar no topo do blog como um artigo novo ficaria?
    Obrigado, um abraço.

    Responder

    • Almir,

      Se achar que o artigo está muito desatualizado e precisa praticamente ser refeito por completo, então é melhor escrever um novo e redirecionar o antigo.
      Na maioria das vezes basta revisar o conteúdo.

      Responder

  12. Boa tarde, Marcos. Gostaria de dicas para quem está iniciando um blog, ainda sem recursos, sem conhecimento de designer, seo, layout, domínio…. e sem muitos recursos.. Sei que é difícil, mas gostaria de algumas dicas.
    Obrigada

    Responder

  13. Ola Marcos,
    Estou com uma duvida e como sempre faço vim procurar aqui no ferramentas blog, dessa vez não consegui achar e decidi te perguntar. Como faço para que quando eu atualizar um artigo apareça para leitor a data da postagem e a data da atualização. Existe algum plugin pra isso?

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.