Repercutindo – Encontro de mídia Digital

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Aconteceu no dia 5 de Maio (2009) o Primeiro Encontro de comunicação Digital de Minas Gerais, em Uberlândia. Foi um dia inteiro de palestras e apresentações sobre o mercado publicitário e o marketing na internet. Debates de como usar a internet de forma eficiente para o mercado e como essa nova mídia vem revolucionando o mercado mundial e fazendo repensar os formatos tradicionais. Segue abaixo o resumo do que vi por lá e os melhores momentos com a presença de Félix Ximenes da Google Brasil.

 

MarceloLobianco002.jpg O primeiro palestrante foi Marcelo Lobianco.
Ele é o atual diretor de publicidade do IG. Começou tratando da internet como a grande fonte da mídia e lugar de desagregação do domínio das outras mídias. Não significando que a internet venha a suplantar todas as outras, mas será um lugar de convergência, onde todas as formas de divulgação ou venda de uma marca passará necessariamente. A internet não é lugar de soberanias e foi-se o tempo em que apenas uma forma de mídia era suficiente para o mercado.

Assim, com o advento da internet, fica a pergunta: Qual a eficácia do marketing nos novos tempos?
Para sobreviver no mercado da Internet hoje você precisa de ter freqüência e é possível se adequar aos comportamentos diversificados para atender aos vários públicos-alvo ao atingir em cheio o seu nicho, com pouca dispersão, já que a internet é multi-canal. É preciso costurar por todos os canais e fontes de divulgação.

 

Sem contar que os custos de publicação são bem mais baratos que o de publicações impressas, com um alcance quase 4x maior de publico (se pensarmos que o Brail tem hoje quase 70 milhões de usuários) e um publico mais variado, de todas as classes sociais.

Marcelo Lobianco apresentou número que mostram que a internet foi a mídia que mais cresceu em investimentos em 2008 e tem previsão de investimentos de quase 1bi de reais até o final de 2009.
Todo este investimento é justificado pelos números que só a internet tem ao compararmos com outras formas de mídia. Por exemplo: hoje o tempo médio que uma pessoa passa na internet semanalmente chega a 9horas, contra 12horas da TV. Mas a dispersão na TV é grande, enquanto na internet não há dispersão. O usuário de internet passa até 30% do seu tempo livre navegando.

A internet é uma multi-plataforma e a escolha é do consumidor.

 

——————————————————-
ricardo-figueira Em seguida, após o almoço, tivemos Ricardo Figueira.
É o vice-presidente de criação da IsoBar – que é agência que reúne várias empresas de comunicação interativa no mundo.

Começou questionando o quanto a internet já faz parte da nossa vida. A internet já está inserida na nossa realidade, pois ela existe para as pessoas. Esse início de apresentação foi para nos chamar a atenção de que a internet não é mais um “mundo virtual”, à parte da realidade, pois é feita por pessoas e para as pessoas.
Enão, devemos “falar sobre conexões entre pessoas, não de rede de computadores" e é preciso pensar "como envolver as pessoas".

 

A ferramenta mais sofisticada para envolver as pessoas é a criatividade e é importante pensar como vamos usar isso para interagir com as pessoas.
Ricardo mostrou que é possível somar as diversas mídias para ser eficiente e até viral para fazer uma "nova propaganda". Convergência! Não ficar preso a hábitos corporativos acreditando que uma mídia não conversa com a outra. Hoje, para se pensar o marketing é preciso estar on-line e off-line e integrar o que há de melhor nas mídias para integrar as pessoas e envolvê-las.

 

————————————————
luciana-santanna-lg Falou sobre sua experiência Luciana Sant’anna.
Que é diretora de Marketing Digital da LG, apresentou um panorama da internet como um local viável para se investir. Existe público e cresce cada vez mais. Em 2008 foram vendidos 11 Milhões de PCs e a internet já atinge 100% das classes A e B sendo uma grande fonte de consumidores e consumidores eficientes.

Online é mais uma forma de vender e de atigir o seu mercado.

Apresentou vários casos de sucesso da LG e quais foram as estratégias da empresa recentemente no marketing online. Foi uma apresentação praticamente voltada para “cases” que mostraram quais sãos as estratégias dessa empresa para firmar sua marca usando da internet como caminho.

 

————————————————
Ao final da tarde do encontro aconteceu uma Mesa Redonda com vários profissionais do marketing digital de grandes empresas sediadas em Uberlândia, valorizando os profissionais locais e fortalecendo os laços daquela região nesta área do mercado publicitário.
Todos trataram de negócios e planos e como gerar mais visibilidade, produzindo conteúdo, a inserção no mercado online e como a mídia digital tem revolucionado suas ações.

 05052009058

————————————————
O momento mais esperado do dia aconteceu ao final do evento que fechou com a palestra brilhante de Felix Ximenes – diretor de Comunicação e assuntos públicos da Google Brasil. É impossível falar de marketing e mídia digital hoje sem mencionar a “toda poderosa” Google.

carlos-felix-ximenes-google Começou falando da evolução da internet e a sua linguagem como nova mídia, mas sem acabar com as demais, pois teremos uma reacomodação dos modelos de informação. Todos esses modelos de mídia terão de ser repensados.

 

A banda larga favoreceu a internet
como um lugar para "relacionar" e essa é a grande revolução da internet que se esperou no final da década de 1990, mas só aconteceu de fato por volta de 2003 com a chamada “Internet 2.0 (3.0)”.
Seu crescimento por ser visto em números que são gigantescos: temos 1.4 bi de buscas no Google por dia; 183 bi de e-mails dia – e já não é a forma mais usa para trocar informações; e são mais de 300 milhões de pessoas em algum tipo de rede social no mundo.

A internet virou um fenômeno de massa pela facilidade em armazenar e compartilhar dados, já que armazenar ficou barato e não há limites de espaço. Produzir conteúdo ficou barato, onde todos agora podem ter sua vez e voz. Acesso é barato e acontece em qualquer lugar, de forma portátil como os celulares e netbooks.

Assim, a pergunta é: como se destacar nessa grande nuvem de informação e gentes? Relevância na Mensagem é fundamental na internet.E para se ter eficiência no marketing é importante associar as mídias.

 

Ximenes mostrou outra coisa que coloca a internet em vantagem com as outras formas de mídia: na internet tudo é mensurável. É possível determinar a relevância e a eficiência de tudo, com números precisos e em tempo real. Por exemplo: uma campanha de publicidade pode ser refeita e reorganizada em tempo real caso algo não saia como previsto ou o público alvo não seja atingido de forma satisfatória.

E, mostrou outros dados que surpreendem. Cada vez que o software da Google em seu mecanismo de busca faz um busca por novos conteúdos na internet, 25% do que é encontrado é totalmente novo e não existia antes. E aparece 20% de palavras-chave novas sendo buscadas que não eram buscadas antes. Isso só pra mostrar a velocidade da internet que temos hoje e como ela é dinâmica. Um desafio novo a cada dia.

 

————————————————

Eu que estive no encontro digital pessoalmente posso dizer que foi de grande proveito. Foram 12 horas de evento muito intenso e rico em informação. Só peço desculpas por não conseguir transmitir mais de tudo o que aprendi lá.

Para saber mais sobre o Encontro, acesse: http://agora.encontrodigital.com/

.

3 Comentários

  1. Oi, Marcus!

    Também sou mineiro e fiquei morrendo de vontade de ir a esse evento, mas infelizmente não deu. Deve ter sido uma senhora de aula de empreendedorismo e marketing na internet. Adorei ler o seu relato e ver o que foi discutido por lá, parabéns!

    Abraço,

    =]

    ——————-
    http://cafecomnoticias.blogspot.com

    Responder

  2. Realmente foi um ótimo evento.
    Melhor que muita sala de faculdade.

    Ouvimos os melhores do mercado e pudemos aprender com o que eles estão fazendo, vendo o que tá dando certo.

    Valeu muito a viagem.

    Responder

  3. Pingback: Dicas para Blog – Artigos Maio/2009 | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.