Resultados Orgânicos do Google

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

É muito importante que o conteúdo do seu blog ou site apareça nos resultados de buscas do Google ou de outros buscadores para atrair mais visitas. Um blog ou site só terá visitas satisfatórias e consistentes quando estiver bem indexado e bem posicionado nos resultados das principais palavras-chave de seu nicho. Entender o que são resultados orgânicos e como aparecer neles é questão de sobrevivência para o seu blog.

Já escrevemos aqui no [ Ferramentas Blog ] algumas dicas de SEO e como tornar o seu blog visível para os mecanismos de busca. É importante ter práticas corretas para que seu conteúdo seja encontrado pelos robôs dos buscadores e ser bem posicionado. Mas isso não é da noite para o dia e é preciso criar conteúdo relevante e de qualidade para seus leitores.

Aqui quero mostrar apenas o que são os Resultados Orgânicos para que você possa entender basicamente como funcionam os mecanismos de busca, como o Google. Se você tem um blog no Blogger, isso já é um grande passo para ser bem posicionado nas buscas, pois este é um serviço do Google e, se seu blog gerar conteúdos de qualidade e relevantes, vai significar que os robôs da busca podem encontrar seu blog mais rápido. Mas não bata só isso.

A Google é a empresa de internet mais poderosa do mundo não é atoa. Chegaram onde estão por terem desenvolvido um serviço que tem a capacidade de vasculhar e catalogar tudo o que encontra na internet de forma eficiente. Os algoritmos que criaram para fazer tais indexações valem milhões de dólares e são um grande segredo industrial.

Não é possível, não efetivamente, manipular os resultados das buscas, nem alterar as posições de sites visando interesses particulares. A credibilidade da Google está justamente em ter criado um sistema que não pode ser manipulado e, quando alguém chega perto disso, esse sistema é facilmente modificável para reverter e evitar erros.

Veja como são apresentados os resultados nas buscas:

resultado-organico-google-blogger

Perceba que a Google separa os resultados que são patrocinados dos resultados efetivos. Ou seja, você consegue perceber claramente a diferença entre o que há de resultado que foi pago para aparecer e os que foram gerados pelos algoritmos e que serão imensamente mais relevantes para o que você está procurando.

Quando um link é patrocinado, foi pago para aparecer em determinados resultados, a Google dá um destaque diferenciado com um fundo laranja. E o que aparece na barra de links do lado direito da tela, também são patrocinados. Dessa forma, a parte principal, com fundo branco e abaixo da barra laranja, é o resultado orgânico, aquele que é relevante para a sua busca segundo os robôs e seus algoritmos.

Aqui demos destaque na imagem, com um quadrado vermelho, os resultados orgânicos.

É importante que o seu conteúdo apareça aí para que gere mais visitas para o seu blog.

Segundo a Google, a melhor forma de garantir um bom posicionamento nestes resultados é se preocupar, antes de mais nada, com o que você escreve. Escreva para as pessoas lerem e gostarem para que voltem sempre. Essa é uma dica que sempre dou aqui para todos os blogueiros. O mais importante em seu blog é o conteúdo que você criou e se as pessoas vão ler e gostar.

Preocupe-se em ter bem claro e definido qual é o seu nicho, o tema principal de seu blog para todos os seus artigos tenham uma relação e o conjunto de seu trabalho seja definido como relevante por inteiro. Um blog onde os artigos e textos se complementam tem mais chance de ser reconhecido pelos algoritmos como importante para as palavras-chave que ele contém.

Então, preocupe-se em escrever e escrever com qualidade. Divulgue o seu blog em redes-sociais, fóruns e debates sobre o assunto que você aborda nele e espere para que o seu blog seja encontrado pelo Google.

Você pode ajudar esse processo inserindo o seu endereço nos mecanismos de busca, criando um Sitemap para o seu blog e pesquisando sempre mais sobre o seu nicho e aprendendo a escrever e analisar bem os resultados de suas visitas:

E saiba: é preciso paciência. Pode levar um tempo para seu blog e seu conteúdo começar a aparecer bem em alguns resultados para as palavras-chave de seu nicho. Por isso é tão importante as redes sociais e saber divulgar o seu conteúdo – leia: Redes Sociais e mais visitas.

.

9 Comentários

  1. Olá Marcos, tudo bem?

    Olha, o blogger por si só já é bem indexado pelo google, mas acho que para isso é preciso antes de mais nada uma atualização constante né?

    Óbvio que um trabalho de SEO e principalmente dicas como tenho encontrado por aqui ajudam e muito! Parabéns pelo blog e pela ajuda aos novatos nessa terra chamada blogosfera!

    Peço licença para utilizar esse espaço para deixar um convite para você e seus leitores para visitarem e conferirem a Master New Media

    Com os melhores artigos sobre blogagem e web 2.0 (assim como esse seu que está lá agora ;))

    Grande abraço!

    Responder

  2. Marcos, peço desculpas, mas como estava lendo a versão em espanhol da MNM acredito que deixei o link errado aí, apontando para ela e não para a versão em português que é onde está o seu artigo.

    O link correto é: Master New Media

    Peço desculpas a você e seus leitores pela bobeira, ok?

    Grande abraço!

    Responder

  3. Tico,

    muito obrigado pelas observações e por continuarem citando o [ Ferramentas Blog ] e seu conteúdo na página de você.
    Esta é uma parceria muito boa.

    Obrigado.

    Responder

  4. Pingback: Sobre Conteúdo Duplicado e Punições da Google | [ Ferramentas Blog ]

  5. Pingback: Como receber mais visitas em seu blog – Links em outros sites | [ Ferramentas Blog ]

  6. Pingback: Dicas para Blog – Artigos Maio/2009 | [ Ferramentas Blog ]

  7. Pingback: Como rastrear a indexação do seu Blog no Google? | [ Ferramentas Blog ]

  8. Pingback: Atualizar o Blog frequentemente é muito importante? | [ Ferramentas Blog ]

  9. Pingback: Punição geral: Todos estão perdendo visitas no Google?

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.