Resultados Orgânicos do Google

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

É muito importante que o conteúdo do seu blog ou site apareça nos resultados de buscas do Google ou de outros buscadores para atrair mais visitas. Um blog ou site só terá visitas satisfatórias e consistentes quando estiver bem indexado e bem posicionado nos resultados das principais palavras-chave de seu nicho. Entender o que são resultados orgânicos e como aparecer neles é questão de sobrevivência para o seu blog.

Já escrevemos aqui no [ Ferramentas Blog ] algumas dicas de SEO e como tornar o seu blog visível para os mecanismos de busca. É importante ter práticas corretas para que seu conteúdo seja encontrado pelos robôs dos buscadores e ser bem posicionado. Mas isso não é da noite para o dia e é preciso criar conteúdo relevante e de qualidade para seus leitores.

Aqui quero mostrar apenas o que são os Resultados Orgânicos para que você possa entender basicamente como funcionam os mecanismos de busca, como o Google. Se você tem um blog no Blogger, isso já é um grande passo para ser bem posicionado nas buscas, pois este é um serviço do Google e, se seu blog gerar conteúdos de qualidade e relevantes, vai significar que os robôs da busca podem encontrar seu blog mais rápido. Mas não bata só isso.

A Google é a empresa de internet mais poderosa do mundo não é atoa. Chegaram onde estão por terem desenvolvido um serviço que tem a capacidade de vasculhar e catalogar tudo o que encontra na internet de forma eficiente. Os algoritmos que criaram para fazer tais indexações valem milhões de dólares e são um grande segredo industrial.

Não é possível, não efetivamente, manipular os resultados das buscas, nem alterar as posições de sites visando interesses particulares. A credibilidade da Google está justamente em ter criado um sistema que não pode ser manipulado e, quando alguém chega perto disso, esse sistema é facilmente modificável para reverter e evitar erros.

Veja como são apresentados os resultados nas buscas:

resultado-organico-google-blogger

Perceba que a Google separa os resultados que são patrocinados dos resultados efetivos. Ou seja, você consegue perceber claramente a diferença entre o que há de resultado que foi pago para aparecer e os que foram gerados pelos algoritmos e que serão imensamente mais relevantes para o que você está procurando.

Quando um link é patrocinado, foi pago para aparecer em determinados resultados, a Google dá um destaque diferenciado com um fundo laranja. E o que aparece na barra de links do lado direito da tela, também são patrocinados. Dessa forma, a parte principal, com fundo branco e abaixo da barra laranja, é o resultado orgânico, aquele que é relevante para a sua busca segundo os robôs e seus algoritmos.

Aqui demos destaque na imagem, com um quadrado vermelho, os resultados orgânicos.

É importante que o seu conteúdo apareça aí para que gere mais visitas para o seu blog.

Segundo a Google, a melhor forma de garantir um bom posicionamento nestes resultados é se preocupar, antes de mais nada, com o que você escreve. Escreva para as pessoas lerem e gostarem para que voltem sempre. Essa é uma dica que sempre dou aqui para todos os blogueiros. O mais importante em seu blog é o conteúdo que você criou e se as pessoas vão ler e gostar.

Preocupe-se em ter bem claro e definido qual é o seu nicho, o tema principal de seu blog para todos os seus artigos tenham uma relação e o conjunto de seu trabalho seja definido como relevante por inteiro. Um blog onde os artigos e textos se complementam tem mais chance de ser reconhecido pelos algoritmos como importante para as palavras-chave que ele contém.

Então, preocupe-se em escrever e escrever com qualidade. Divulgue o seu blog em redes-sociais, fóruns e debates sobre o assunto que você aborda nele e espere para que o seu blog seja encontrado pelo Google.

Você pode ajudar esse processo inserindo o seu endereço nos mecanismos de busca, criando um Sitemap para o seu blog e pesquisando sempre mais sobre o seu nicho e aprendendo a escrever e analisar bem os resultados de suas visitas:

E saiba: é preciso paciência. Pode levar um tempo para seu blog e seu conteúdo começar a aparecer bem em alguns resultados para as palavras-chave de seu nicho. Por isso é tão importante as redes sociais e saber divulgar o seu conteúdo – leia: Redes Sociais e mais visitas.

Já pensou em ser um(a) Blogueiro(a) mais Profissional?

Está cansado(a) de ser um blogueiro mediano(a) e que não tem resultados com seu Blog, não ganha dinheiro e não recebe as visitas que gostaria?

Você chegou aqui procurando como aprofundar seus conhecimentos em Blog, como Ganhar Dinheiro com seu Blog, aplicar as melhores técnicas de SEO, divulgar seu Blog e fidelizar seu público alvo. E posso te ajudar com essas coisas e muito mais, elevando o nível de qualidade do seu projeto.

Desenvolvi um curso completo, totalmente online, cobrindo tudo o que é necessário para um Blog atingir seu potencial máximo, detalhe por detalhe, que vão te tornar um Blogueiro de Elite:
  • Técnicas de produção de conteúdo
  • Fidelização do Público alvo
  • Divulgação e Técnicas de SEO
  • Métodos e técnicas de Monetização
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esta é sua chance de ser mais profissional e ter um blog eficiente, completo e que pode ser sua fonte de renda permanente. Sou Blogueiro desde 2007 e condensei todo este conhecimento dentro do curso Blogueiro de Elite para entregar a você.

9 Comentários

  1. Olá Marcos, tudo bem?

    Olha, o blogger por si só já é bem indexado pelo google, mas acho que para isso é preciso antes de mais nada uma atualização constante né?

    Óbvio que um trabalho de SEO e principalmente dicas como tenho encontrado por aqui ajudam e muito! Parabéns pelo blog e pela ajuda aos novatos nessa terra chamada blogosfera!

    Peço licença para utilizar esse espaço para deixar um convite para você e seus leitores para visitarem e conferirem a Master New Media

    Com os melhores artigos sobre blogagem e web 2.0 (assim como esse seu que está lá agora ;))

    Grande abraço!

    Responder

  2. Marcos, peço desculpas, mas como estava lendo a versão em espanhol da MNM acredito que deixei o link errado aí, apontando para ela e não para a versão em português que é onde está o seu artigo.

    O link correto é: Master New Media

    Peço desculpas a você e seus leitores pela bobeira, ok?

    Grande abraço!

    Responder

  3. Tico,

    muito obrigado pelas observações e por continuarem citando o [ Ferramentas Blog ] e seu conteúdo na página de você.
    Esta é uma parceria muito boa.

    Obrigado.

    Responder

  4. Pingback: Sobre Conteúdo Duplicado e Punições da Google | [ Ferramentas Blog ]

  5. Pingback: Como receber mais visitas em seu blog – Links em outros sites | [ Ferramentas Blog ]

  6. Pingback: Dicas para Blog – Artigos Maio/2009 | [ Ferramentas Blog ]

  7. Pingback: Como rastrear a indexação do seu Blog no Google? | [ Ferramentas Blog ]

  8. Pingback: Atualizar o Blog frequentemente é muito importante? | [ Ferramentas Blog ]

  9. Pingback: Punição geral: Todos estão perdendo visitas no Google?

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.