Revisando seus passos e seu Blog para 2010

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

feliz_ano_novo2 Agora que 2009 ficou para trás é preciso fazer planos para o futuro. Mesmo que você tenha começado um blog a poucos meses/dias ou já o faça a mais tempo, é preciso revisar sua ação na internet e aprender com o que já foi feito para continuar vivo na blogosfera e nas redes sociais. 2010 pode começar com o pé direito se você tomar algumas medidas logo agora para melhorar o seu blog e manter sua motivação. Espero que este artigo sirva de motivação não só para seu blog como também para outras áreas de sua vida.

 

Revisar seu lugar na Internet.

Não é possível imaginar um blogueiro, seja de que nicho for, que não interaja com outras pessoas na web, principalmente usando de forma consciente as redes-sociais mais básicas como os fóruns, grupos de e-mails e/ou comunidades de Orkut (pelo menos). A internet é uma rede de relações e dizer isso é redundante, mas muita gente ainda não entendeu. Para quem quer oferecer conteúdo na internet, as relações interpessoais são a principal forma de troca de informação.

 

Dê passos mais largos esse ano, seja profissionalmente ou apenas por diversão, dedicando algum tempo em aprender e usando redes-sociais (mídias sociais) como o Twitter – especialmente o Twitter (se quiser me seguir: @hordones). Acredito que os profissionais e estudantes que não estiverem familiarizados com esses serviços e não tenham a capacidade de se adaptar a tais mudanças na forma de comunicação que surgiram nesta última década, estão fadados ao fracasso.

 

Revisar seu conteúdo.

Um blog, mesmo que pessoal, precisa ter metas e isso se expressa na criação e publicação de conteúdo para um público específico. Imaginemos dois cenários: um de um blog de uma mãe de primeira viagem publicando sobre seu bebê; outro blog de um talentoso publicitário investindo em mídias sociais.

 

O primeiro blog tem como público apenas a família e algumas amigas ou outras mães que partilham experiências sobre seus filhos ainda bebês. Mas depois de alguns meses o bebê cresceu, está andando, comendo, fazendo amiguinho e indo para a escolinha/creche. A mãe-blogueira não pode ficar tratando dos mesmos assuntos de sempre achando que seu filhinho ainda é um bebezinho.

 

Já o Blog do publicitário, que pode ter começado publicando para empresários como ele, montando seu portfolio e usando a rede para mostrar seu conhecimento, perceberá que há mais gente interessada no tema que não são exatamente de seu nicho. Há temas muito específicos, que ele aborda e que poderá manter-se assim se quiser sempre o mesmo público. Mas perceberá que seu blog é também uma mídia social muito influente e que poderá servir como fonte de estudos para seu trabalho.

 

Nos dois casos ou no seu caso, caro leitor, o importante é sempre revisar seu conteúdo, rever planos e metas e aprender quem é o seu público alvo, mas também quem é seu público de fato, como conseguir mais leitores sem perder seus objetivos e ampliar seu alcance.

 

Revisar seus interesses.

Por fim é preciso saber o que se quer com um blog e quais são suas motivações. Perceber que algo não vai bem ou que blogar não era exatamente o que você imaginava é um grande passo para se recomeçar (ou simplesmente desistir de vez). Reveja seus interesses para saber se o que está fazendo hoje é o que você realmente precisa para sua vida profissional. Vou usar meu exemplo.

 

Eu comecei com blogs apenas para ter um espaço onde publicar minhas idéias – e ainda faço isso no LemosIdeias.com – e aos poucos fui descobrindo que poderia fazer mais e precisava de mais. Então criei o [ FerramentasBlog.com ] para ajudar quem queria fazer o mesmo que eu em meu primeiro projeto. Aprendi tanto que sou uma referência para esse tema. Montei uma empresa de criação para Web e agora estou estudando marketing para mídias sociais. Percebi que esse era um ramo que gosto e que poderia me dar bem, tornando-se meu trabalho. Eu precisei, para isso, revisar meus interesses.

 

Concluindo.

Aproveite esse momento para rever seus passos dados em 2009. Pode ser que seja possível refazer o caminho, dar passos mais largos ou até recomeçar por completo com novos sonhos e outros objetivos. Pessoas que já se acham prontas e completas, que não precisam se revisar ou melhorar, estão trilhando caminhos de fracasso e se acabarão sozinhas e isoladas. Não há ninguém em qualquer área da vida, da sociedade, que consiga se dar bem sozinha. Aproveite esse momento de revisão para aprender a compartilhar e se relacionar cada vez mais.

 

Esses são meus votos para 2010.

.

5 Comentários

  1. Olá Marcos Lemos!

    Primeiro desejo-lhe um ANO NOVO…LINDAMENTE!E também outras coisas não tão boas…para não nos deixar frouxos.
    Me apaixonei pelo seu texto.Acredite é muito além de "tipo" auto ajuda.Sou uma fuçona na internet ,bem uns 6 7 anos.Ah!Tenho sim um blog,aliás alguns..rsrsr.Porém depois que li a sua mensagem (post),percebi o que devo fazer.Recentemente estou a aprender ..se é que poderei nomear assim sobre HTML..Mudanças no blog, para dar aquela carinha de mim mesma.Ainda não consegui porque as alternativas são inumeras.

    Concluindo:

    Parabéns!Fiz questão de deixar comentário,e estarei por aqui mais vezes.

    Abraço,
    Sueli

    Responder

  2. Bem, não é de hoje que acompanho seu Blog!
    Acho interessante a forma como administra seu blog como se fosse uma empresa.
    Sabe, mantendo-se motivado para continuar com suas postagens, pensando na relevância de seus conteúdos, analizando seus usuários, interagindo com eles, procurando sanar dúvidas, mantendo-se preocupado com a ética,fazendo parcerias. Nossa as competências que você possui são as de um empreendedor de Sucesso.

    Quando alguém, apenas, comenta comigo sobre Blogar automáticamente indico seu Blog.

    Quando li na postagem acima que montaste uma empresa, não pude deixar de comentar!
    Se já levas tão a sério Blogar imagina como será como empreendedor?

    Desejo muito Sucesso e que mantenhas a Blogar da forma tão profissional que o fazes e claro sempre Evoluindo!

    Abraços!

    Responder

  3. Marcos! Meus parabéns pelo seu crescimento na blogosfera. Você escreve muito bem!

    Feliz 2010! Felicidades e paz para você. Esses são os meus votos.

    abraços

    @pauloestevao

    Responder

  4. Boa noite Marcos,

    Bom, antes de terminar o ano, quero lhe parabenizar pelo seu blog e dizer que também aprendi muito com suas dicas. Elas foram muito úteis para mim.

    Criei o meu blog recentemente, faz apenas 2 meses e o seu blog como outros também, tem sido minha bússola para torná-lo mais agradável para o meu público.

    Achei muito interessante essa matéria, com um conteúdo bem interessante, pois nos ajuda a nortear nossos objetivos.

    Mais uma vez, parabéns e sucesso para nós em 2010!

    Responder

  5. Antes de ler seu artigo já tinha feito algumas revisões no meu blog. Como ele está no seu primeiro ano de vida decidi abordar vários temas em 2009 para ver quais combinavam mais. Agora em 2010 já serão menos os temas.

    Muito boa a matéria e serve muito para darmos um rumo aos nosso blogs!

    Feliz 2010!

    Marco Damaceno

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.