Seu blog é útil para alguém ou alguma coisa?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

useless-inutil-blogFala-se muito do poder e influência dos blogs e redes-sociais hoje em dia e de fato esses modelos têm um potencial de mobilização muito grande. Mas vemos poucas ações concretas e significativas acontecendo na blogosfera e poucos sabem explorar de forma positiva a influência que podem ter junto às pessoas, mobilizando-as para algo realmente importante. Seu blog é mobilizador e útil?


O que mais vemos é auto-promoção: blogueiros que conhecem o potencial de seus blogs e usam isso apenas para se promover – o que é perfeitamente justo e aceitável, já que é fruto do trabalho e esforço deles. Mas não podemos ficar só nisso.

Esse post é para servir de exemplo e dar destaque ao trabalho de uma blogueira que descobriu o poder dos blogs para mobilizar as pessoas numa causa justa, importante e ainda faz promoções com prêmios para quem ajuda nesse movimento.

Leia com atenção e você pode descobrir um jeito de ganhar um iPad (original, novinho e na caixa).

Trata-se do blog Animando-C (@AnimandoC), da Ana Paula de Barcellos, que está com a promoção e mobilização “Concurso cultural “Hepatite C, Sem Medo”“.

O trabalho da Ana com seu blog é um ótimo exemplo de como uma boa causa e ótimas idéias podem ajudar muitas pessoas. Ela foi diagnosticada com o vírus da Hepatite C e ela usa o Blog para alertar as pessoas da gravidade da doença, da importância da prevenção e dos tratamentos e de que a vida continua a pesar de tudo.

Seu trabalho levou à gravação de um filme sobre a doença – tem a Ana Paula, claro – com 16 min (mas tem uma versão de 1min para os impacientes) e pode ser visto gratuitamente pelo Youtube:

Agora vejam a generosidade e desprendimento da Ana Paula de Barcellos: além de já publicar um blog sobre um assunto tão importante que ajuda centenas de pessoas na internet e já ter até mesmo produzido um pequeno documentário sobre o tema, quer dar pra você um iPad que ela mesma comprou, neste concurso que você pode participar com o seu blog e concorrer.

A idéia é mobilizar a blogosfera em torno de uma causa, justamente o que eu estava falando no início desse post e que poucos fazem. Uma causa em favor de outras pessoas e até de você mesmo já que:

“A realidade é que qualquer um de nós pode estar contaminado [com Hepatite C] – pode ser um colega de trabalho, um amigo, um parente, pode ser VOCÊ.”

Como incentivo para você e outros blogueiros publicarem sobre o assunto, tem esse concurso cultural que vai premiar com um iPad – quem não quer um iPad? É meu sonho de consumo. Você tem até o dia 05/10/2010 para participar.

Veja as regras do Concurso Cultural no link: Concurso cultural “Hepatite C, Sem Medo”.

Aproveite as informações do Blog Animando-C para aprender mais sobre a doença, descobrir como se prevenir, buscar tratamento, ajuda, debater sobre o tema.

Claro, aprenda também como o seu blog pode ser mobilizador e útil para as pessoas.

Já pensou em ser um(a) Blogueiro(a) mais Profissional?

Está cansado(a) de ser um blogueiro mediano(a) e que não tem resultados com seu Blog, não ganha dinheiro e não recebe as visitas que gostaria?

Você chegou aqui procurando como aprofundar seus conhecimentos em Blog, como Ganhar Dinheiro com seu Blog, aplicar as melhores técnicas de SEO, divulgar seu Blog e fidelizar seu público alvo. E posso te ajudar com essas coisas e muito mais, elevando o nível de qualidade do seu projeto.

Desenvolvi um curso completo, totalmente online, cobrindo tudo o que é necessário para um Blog atingir seu potencial máximo, detalhe por detalhe, que vão te tornar um Blogueiro de Elite:
  • Técnicas de produção de conteúdo
  • Fidelização do Público alvo
  • Divulgação e Técnicas de SEO
  • Métodos e técnicas de Monetização
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esta é sua chance de ser mais profissional e ter um blog eficiente, completo e que pode ser sua fonte de renda permanente. Sou Blogueiro desde 2007 e condensei todo este conhecimento dentro do curso Blogueiro de Elite para entregar a você.

9 Comentários

  1. Essa é uma pergunta bem impactante. Acredito que todo blogueiro imagina que seu blog seja útil para alguém ou alguma coisa. É claro que alguns que se envolvem em causas sociais, acabam cumprindo uma missão, digamos, mais bonita. Mas já imaginou vc acabar de ler este post e descobrir que seu blog não serve pra nada? O bom é que a afirmação no final dá um alento pra quem não encontrou função ainda.

    Responder

  2. Num primeiro instante a idéia de um blog (diário) seria útil apenas para seu escritor; Os fechados. Mas quando se abre ao público devem necessáriamente ser útil para alguém ou alguma coisa! Todo blogueiro deve saber disso.

    Responder

  3. Estou começando na Blogosfera e sinto necessidade de ser útil, adorei a postagem e vou participar da promoção ajudando a divulgar esse assunto tão relevante para a sociedade como um todo.

    Roger Dance

    Responder

  4. Acho a ideia da Ana bastante louvável e acredito que com o blog, ela pode realmente ajudar muitas pessoas. Do meu ponto de vista, um blog que seja público deve servir para isso mesmo, para ajudar os outros perante situações semelhantes à do blogueiro ou para informar acerca de questões que passavam ao lado do leitor. No meu caso pessoal, é esse o meu intuito, caso contrário estaria a escrever num blog privado.
    Espero que a Ana tenha os melhores sucessos. Ah! E obrigada por falar do blog da Ana, caso contrário, nem o conheceria.

    Responder

  5. Caro Marcos,

    Como portador de Hepatite C, transplantado hepático e membro de um Grupo de Apoio que luta por estas causas, agradeço imensamente por esta sua mensagem de Apoio ao @AnimandoC.
    E apesar de seu enorme conhecimento técnico, você jamais conseguirá avaliar a repercussão e importância deste seu POST, porque ele salvará vidas e este efeito é imensurável.

    Parabéns e muito obrigado,
    Fernando Cezar P Santos
    Presidente

    Responder

  6. Muito interessante essa postagem; acho fundamental termos esse entendimento, pois a Internet hoje há tantas coisas fúteis. Trabalhar em algo que servirá de utilidade pública é um diferencial.

    E parabéns pela iniciativa da Ana Paula.

    Responder

  7. Olá Marcos,
    fazia já muito tempo que não visitava o Seu blogue, o que é uma grande falta minha, porque para mim é dos melhores com conteúdo útil.

    (pronto, ficou feita a graxa, passando ao que realmente interessa…)

    Uma grande carência que reparo numa larga percentagem da blogosfera é a ausência de conteúdos realmente criativos, que tenham surgido da capacidade de escrever da pessoa que publica.

    Vê-se imensos noticiários, blogues que ensinam a criar blogues, blogues para downloads, mas em cada 100 que visito fico com a ideia de que 95 criaram um "quase" copy paste uns dos outros, tudo parece igual no conteúdo.

    O conteúdo que mais aprecio num blogue é aquele onde o autor cria com o seu próprio cunho textos de algo que aprende com experiências que retira de algo, pode ser da leitura de um livro, ou de um filme, ou de um software, ou da vida que vive, ou de uma notícia, ou de um acontecimento, Etc… E isso sim, isso para mim é que é a verdadeira essência do blogar.

    Parabéns pelo FB, está sempre melhor, continue com os excelentes conteúdos.

    Com o meu forte abraço.

    Responder

  8. Obrigada por você ter juntado-se a nós nesse alerta da hepatite C.

    A desinformação impede que as pessoas tenham o diagnóstico precoce e, consequentemente, chances de cura. Obrigada por utilizar seu blog para dar a elas essa chance!

    Além disso, a reflexão sobre a utilidade dos blogs é muito interessante, independente do nicho com o qual trabalhamos. Acredito que a solidariedade pode transformar nossa sociedade em diferentes aspectos e a forma disso acontecer é sendo, todos nós, um pouquinho solidários em cada uma de nossas ações, incluindo em nossa atuação na blogosfera.

    Meu carinho também aos leitores que comentaram acima!

    Abraço,
    Flor

    PS: Boa sorte no concurso!

    Responder

  9. Nossa marcos, eu já li essa sua postagem VÁRIAS e VÁRIAS vezes, mas toda vez eu volto aqui, e leio NOVAMENTE! cá entre nós, essa postagem é uma das MELHORES em seu blog na minha opinião, abraços^^

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.