Seu Blog tem páginas de Políticas e Regras?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Todo blog precisa ter algumas páginas estáticas, permanentes, para vários tipos de coisas. A maioria mantém apenas página de contato, sobre o Blog e Mídia Kit, mas é indispensável páginas de Políticas e regras, que expliquem aos usuários como as informações são usadas e aplicadas. O mais comum é uma página de política de privacidade, regras para comentários e até questões referentes a conteúdo e direitos autorais. Seu blog tem essas páginas? Então descubra para quê elas servem.

Meu blog precisa de Regras?

Sim, um blog precisa de regras que deixem claro para os visitantes como as informações que são recolhidas são usadas, como são moderados os comentários e até que delimitem o uso do conteúdo ali publicado.

Um exemplo bem prático: seu blog precisa de uma política de conteúdo, que explique aos leitores e visitantes se o material publicado por ser copiado, duplicado ou não. Quais as formas que aquele material pode ser usado e o que você exige em troca.

Outro exemplo, que é indispensável para quem quer monetizar o blog, é a página de política de privacidade. Nela são apresentadas as maneiras como as informações recolhidas dos visitantes podem ser usadas. O AdSense da Google exige essa página, explicando que há códigos que vão rastrear o conteúdo e a forma como o visitante interage com a página. Também vale para quem oferece newsletter aos leitores. Isso também envolve termos de segurança do conteúdo.

É como apresentar ao seu público alguns modelos de etiqueta e comportamento seu em relação a eles e vice versa. Isso evita transtornos legais se alguém copiar o conteúdo do blog de forma irregular e até o uso indevido de sua marca, opinião ou interações. Imagine um comentário difamatório? É preciso ter uma política para comentários que explique a opinião do autor do Blog e a separe das opiniões deixadas pelos visitantes.

As políticas e regras mais importantes

Basicamente são três as páginas estáticas mais importantes para um blog. Junto à explicação de cada uma delas, seguirá o link do modelo que usamos aqui no [ Ferramentas Blog ]. Não copie o nosso modelo; crie suas próprias páginas. Como verá em nossa Política de Conteúdo, não permitimos cópia de nosso material sob nenhum aspecto.

  • Política de Privacidade = Seu modelo mais comum expõe aos leitores como é gerida a informação obtida sobre o tráfego e o que é deixado pelo visitante. Também explica como são recolhidos dados, por exemplo por códigos de rastreamento de visitas (contadores) ou mesmo os códigos dos banners de anúncios que podem recolher dados de preferências das pessoas enquanto navegam.
    Regula e mostra como são usados os dados de contato, como e-mail, comentários e Feed/Newsletter, na maneira que o seu Blog entrará em contato ou não.
    https://ferramentasblog.com/politica-de-privacidades
  •  Política de Comentários = É bom moderar comentários e deixar claro para seu público como é feita a moderação, o que é permitido e o que será excluído. Explique seus critérios e deixe clara a responsabilidade individual de quem comenta e interage. Se o seu blog usa algum sistema de terceiros, verifique junto a eles se há recolhimento de dados e deixe isso claro aos participantes.
    https://ferramentasblog.com/politica-de-comentarios
  • Política de Conteúdo e Licenças = Considero essa a página mais importante de um blog. É nesta página que são apresentadas as regras de uso do conteúdo e as permissões sobre cópia ou não permissão de cópia. Deixe claro o que é permitido ou não fazer com o material que você publica, os limites e detalhes para cada formato. Especialmente se o seu blog lida com marcas, produtos e imagens com direitos autorais ou de livre divulgação, tudo tem que ficar bem claro e transparente para não haver confusão.
    É o momento e lugar de proteger seu conteúdo e sua imagem.
    https://ferramentasblog.com/politica-de-conteudo

Basicamente são esses os modelos. É bom pedir a ajuda de um advogado para a redação e revisão desses textos e mantê-los sempre atualizados. Isso evita dores de cabeça e facilitam a sua vida na hora de se explicar para o seu público.

É preciso manter esses links acessíveis e visíveis dentro do layout do seu blog. O mais comum é que estejam no rodapé das páginas. Procure ler os modelos que outros sites e blogs usam para ter uma ideia de como proceder e saber o que é importante manter dentro do seu blog.

Já pensou em ser um(a) Blogueiro(a) mais Profissional?

Está cansado(a) de ser um blogueiro mediano(a) e que não tem resultados com seu Blog, não ganha dinheiro e não recebe as visitas que gostaria?

Você chegou aqui procurando como aprofundar seus conhecimentos em Blog, como Ganhar Dinheiro com seu Blog, aplicar as melhores técnicas de SEO, divulgar seu Blog e fidelizar seu público alvo. E posso te ajudar com essas coisas e muito mais, elevando o nível de qualidade do seu projeto.

Desenvolvi um curso completo, totalmente online, cobrindo tudo o que é necessário para um Blog atingir seu potencial máximo, detalhe por detalhe, que vão te tornar um Blogueiro de Elite:
  • Técnicas de produção de conteúdo
  • Fidelização do Público alvo
  • Divulgação e Técnicas de SEO
  • Métodos e técnicas de Monetização
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esta é sua chance de ser mais profissional e ter um blog eficiente, completo e que pode ser sua fonte de renda permanente. Sou Blogueiro desde 2007 e condensei todo este conhecimento dentro do curso Blogueiro de Elite para entregar a você.

22 Comentários

  1. Essas páginas são muito importantes pois deixem claro ao usuário quais as informações coletadas pelo site, além de ser um requisito obrigatório do Google Adsense para continuar utilizando a plataforma.

    Ótimo artigo Marcos.

    Abraço.

    Responder

  2. A politica de conteudo é super importante mesmo, e digo mais, no caso de quem usa imagens do google imagens( admito que o faço e imagino que mais leitores aqui tambem o façam) é importante dizer como lidam com material de terceiros,para evitar problemas, como um processo por exemplo.

    Responder

  3. Marcos, lendo a sua página da “Política de Privacidade” copiei o tópico número 1, coloquei entre aspas, e achei mais de 70 blogs/sites com o texto igual ao seu. Copiaram de você, ou estes textos já são normais nas “políticas de privacidade”?

    Responder

  4. É muito interessante ter uma página de regras e/ou política de privacidade, porém é necessário tomar cuidado com o que se escreve, pois regras são regras e devem ser cumpridas caso criadas, não adiantando impor um monte de coisas e não seguir o que foi imposto pelo site.

    Responder

  5. Pingback: Seu Blog precisa de regras para comentários? | [ Ferramentas Blog ]

  6. Entrei em sua política de conteúdo, Marcos e resolvi pegar algumas coisas e jogar no Google, como fez o amigo Rodolpho e é facílimo encontrar conteúdo igual ou parecido (pequenas mudanças) em relação ao seu.


    Resolvi testar o site que o Luis Marques forneceu e realmente me agradou. Sendo que, em questão das outras políticas, tais como Conteúdo, Comentários e outras como tais estão presentes no Ferramentas Blog, terão de ser criadas a mão mesmo, rs.

    Responder

    • Sendo que, a Lei citada na política gerada é uma lei de portugal, referente apenas a portugal. Portanto, implica em termos que procurar a lei que se refere a mesma de portugal, sendo que no Brasil.
      ” serão tratadas em concordância com a Lei da Proteção de Dados Pessoais de 26 de outubro de 1998 (Lei n.º 67/98). “

      Responder

  7. Pingback: Como ser aprovado no AdSense - [ Ferramentas Blog ] | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.