Seu Blog vai perder todos os seu Leitores de Feed

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

A Google acabou com o Reader, mais popular leitor de Feeds e fonte de fidelização para milhares de blogs em todo o mundo. Se os seus leitores não migrarem para outro serviço de Feed, seu Blog fatalmente ficará sem assinantes e você perderá grande fonte de tráfego. Muitos blogueiros ainda não se deram conta sobre o tamanho desse problema, mesmo para quem tem poucos assinantes. Esperar o tempo passar poderá ser catastrófico para seus projetos.

Nós já publicamos aqui sobre o fim do Google Reader, serviço mais usado no mundo para agregar lista de leitura de Feed/RSS. É como uma grande central de controle de atualizações de todos os seus sites e blogs preferidos. É no Reader que a maioria dos assinantes de Feed do seu Blog recebem suas atualizações. Mas se ele chegou ao fim, você perderá seus leitores também.

Sim. Se você não tomar nenhuma atitude, seu Blog vai perder leitores e isso será trágico.

Esse artigo tem áudio e pode ser ouvido clicando no Player abaixo:

Seu Blog vai perder leitores?

Fato é que muita gente já estava acostumada o padrão do Google Reader e ainda não migrou suas listas de Feeds para outros serviços. Poder ser até que a prática de assinar Feeds seja perdida ou diminuída em função do fim do Reader. Desse modo, muitos dos visitantes do seu Blog ficarão sem fonte de informações de suas atualizações e pararão de visitar e ler seus artigos.

Se você não pensou nisso ainda, é hora de se preocupar antes que seja tarde.

Até blogs com poucos assinantes de Feed podem perder muito. Imagine que seu Blog tem apenas 500 inscritos no Feed: isso significa 500 leitores a menos vendo que seu blog foi atualizado. Mesmo que nem sempre isso signifique uma visita direta, aquele público já está fidelizado e, sem o Reader ou uma alternativa, perderão qualquer contato com seu Blog.

Eu leio algumas centenas de Feeds e não sei o endereço de todos os sites e blogs que gosto. Se eu parar de receber as atualizações por um leitor de Feed, praticamente perderei contato com blogs que gosto e não terei como visitar manualmente 1 por 1. Agora imagine o público do seu Blog: o Feed pode ser a única forma de contato que eles têm com o que você publica.

O que fazer?

Existem algumas possibilidades para você não perder contato com este seu público mais fiel. Todas elas implicam em migrar esse público para outras formas de fidelização, algumas não tão diretas, mas tão eficiente quanto ou até melhores que uma lista de Feeds.

  • Redes Sociais = A melhor e mais simples solução seria recomendar ao seu público que siga seu Blog nas redes sociais, especialmente o Facebook e o Twitter. Nestes serviços é mais fácil enviar mais atualizações e compartilhar mais links e informação de forma direta e pró-ativa, que inclui a participação do seu público com comentários e compartilhamentos que multiplicam suas visitas.

O Facebook tem sido melhor fonte de tráfego e fidelização que qualquer outro sistema. Em menor grau está o Google+, que não pode ser ignorado, mas exige mais emprenho e trabalho, já que muita gente ainda não usa esse serviço. O Twitter tem a praticidade e simplicidade a seu favor. Com uma conta comunicativa e útil, é possível ter seguidores de alta qualidade. Cada rede social tem uma forma e estilo de trabalhar e os resultados podem ser surpreendentes.

  • Newsletter = Seguindo o padrão do Feed, enviar newsletter para seus assinantes pode salvar a lista de muitos blogs. O problema é converter assinantes de Feed em assinantes de Newsletter via e-mail. Uma promoção ou uma busca mais ativa e específica pelas pessoas que ficaram órfãs do Reader, poder garantir que seu blog não perca contato com esse mesmo público que só mudará de formato.

A Newsletter é tão simples e eficiente quanto o Reader para receber Feeds. A pessoa adastra uma conta de e-mail para onde serão enviadas as atualizações que seu blog tiver. O problema é que todos nós recebemos centenas de e-mails todos os dias e mais um pode ser bem chato e inoportuno dependendo da quantidade de atualizações que seu Blog tiver. Sem contar que é mais fácil ignorar um e-mail logo pelo “Subject” (assunto).

  • Outro Leitor de Feed = Por fim, pode ser interessante indicar uma alternativa ao Reader para seu público experimentar. Se os leitores do seu blog são um público mais experimentado na internet, ensinar a usar um novo serviço é fonte de conhecimento e pode diminuir a perda com o fim do Google Reader. O melhor é recomendar várias opções para que as pessoas testem e escolham o que conseguir melhor adaptação.

Fizemos aqui um artigo com sugestão aos nossos leitores de alternativa ao Reader: Como usar o Old Reader como alternativa ao Google Reader. Como o público do [ Ferramentas Blog ] é formado de usuários acostumados à internet de forma mais intensa, fica fácil encontrar pessoas que queiram migrar para um novo Reader de Feed/RSS.

Atacar por todos os lados

O melhor mesmo é não perder nenhuma chance de garantir a fidelidade de seu público e recomendar todas as formas de seguir e continuar recebendo as atualizações que acontecerem no Blog. Só não faça isso tudo de uma única vez.

Publique periodicamente algo artigo falando sobre como as pessoas podem manter contato direto com o conteúdo do Blog, interagir usar recursos que as mantenha ligada, sem perder nada de novo. Apresente as opções de forma separada, dando detalhes de cada tipo de serviço, especialmente como e o que elas receberão as atualizações.

E, claro, não deixe para fazer isso de última hora quando todos já tiverem parado de visitas seu blog.

.

26 Comentários

  1. Realmente, será difícil conviver com a internet sem feeds, tanto para nós blogueiros, quanto aos assinantes de um blog. Espero que a Google se pronuncie sobre esta situação catastrófica.

    Responder

  2. Eu tenho caso especial.
    Sou produtor de podcasts e cerca de 70% do meu público recebe o conteúdo por feed. A diferença é que quem assina podcasts não costuma costuma usar leitores comuns, normalmente usa-se o iTunes ou outros agregadores de desktop, boa parte também usa agregadores de feed já feitos para podcasts nos smartphones como o Megabogacasts, o Podbean e o Podcast Addict, ou seja, mesmo com o Google Reader acabando não terei com o que me preocupar, por enquanto.

    Responder

  3. Ótima dica!
    Eu realmente vi sobre o fim do Reader, estou divulgando nas redes sociais, meu conteúdo.
    Vou parar com mais vagar para fazer a minha migração!
    Obrigada por mais uma vez nos informar!

    Responder

  4. Marcos, muito bom o artigo como sempre! Eu tenho uma dúvida: O fim do Google Reader engloba também o fim do leitor de feed que há na página incial da conta do Blogger?

    Responder

  5. É uma grande perda para a internet o fim do Reader… Eu acompanho o FB há tempo e pelo Reader, não há nada mais prático e simples de usar. O jeito será fazer enquete com os leitores e recomendar o Feedly que até agora foi o que mais se aproximou do Reader na minha opnião 🙁

    Responder

  6. Estou para dizer que o facebook, ao menos para meus projetos, não traz muito resultado. Partindo da primícia que o facebook já mostra suas publicações em média para somente 15% de seus fãs, qualquer grande resultado com suas publicações no facebook, sem utilizar anúncios pagos, é um milagre. Se você compartilhar uma foto até que o resultado não é tão ruim, agora se for compartilhar “formato conteúdo [url]” o resultado é muito pequeno. Ainda hoje quem traz mais resultados é o velho buscador google. Tenho algumas comunidades e perfis no google+ que estão trazendo mais resultados que o facebook.

    Responder

    • Penso que é uma mudança de comportamento e estilo. Não ficará pior, mas o foco será outro e será preciso mais empenho para a fidelização de seu público. Nesse caso, a dificuldade é para todos.

      Responder

  7. Um amigo uma vez me disse : “O Facebook é o RSS que deu certo”. Eu tenho divulgado meus posts por lá, funciona com quem não é hard user da internet.

    Acredito que quem é adepto ao RSS vai partir atrás de uma alternativa, e não vai deixar de visitar seus feeds. Não é todo mundo que usa o RSS, porém todos estão nas redes sociais, elas são essenciais.

    Responder

  8. Assim que li o artigo sobre o fim do Reader há um mês atrás, rapidamente acrescentei ao blog a possibilidade de RSS e maior atenção à página do facebbok.
    Ótimo artigo!

    Responder

  9. Sempre vai ter uma forma de ter leitores. Por isto que não gosto de postar comentários nos meus sites do Facebook, porque um dia pode dar pau ou eles podem desligar e daí perco todos os comentários de uma vez. Temos que baixar a cabeça para Google mais uma vez.

    Responder

  10. Olá caro Marcos! Após reler o artigo fiquei na dúvida.. Google reader não é feedburner, certo? Quem já utiliza o feedburner não terá este problema, ou tem? Bom trabalho!

    Post Script: Estive a ve-lo aí na tv (video) no lado direito, excelente entrevista!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.