Sitemaps – O que são e a importância deles para o seu Blog

Como todo Blogueiro deve (ou deveria) saber, o Google possui um robô, chamado GoogleBot, que é o responsável por visitar cada link em cada página da internet de forma à localizar conteúdo nele. Embora seja um processo automático, é possível auxiliar o Google, e outros mecanismos de busca, à localizar conteúdo de forma mais simples em seu blog, e é para essa função que existem os Sitemaps – arquivos XML contendo links para todo o conteúdo do seu site, como em um mapa – e neste post aprenderemos à usá-los para melhorar a indexação do seu blog, visando ganhar assim mais visitas provenientes do Google e outros mecanismos de busca .

Como explicado de forma resumida no post acima, Sitemaps são arquivos XML (pelo menos na maioria das vezes) contendo indicações para todas as páginas do seu site, esses arquivos são, na maioria das vezes, criados seguindo um padrão muito especifico, apresentado pelo site Sitemap.org. Eles são muito importantes pois é através deles que torna-se possível que o Google e outros mecanismos de busca localizem até mesmo o seu conteúdo menos indicado em outras páginas, de forma a aumentar consideravelmente o número de páginas indexadas em mecanismos de busca e tornando maiores as chances do seu blog receber mais visitas destes mecanismos.

Mostre os caminhos do seu blog

Mostre os caminhos do seu blog

Para usar os Sitemaps junto ao seu blog, eu recomendo a leitura dos seguintes posts do Blogueiros na Web:

  • Cadastrando o seu Blog no Google Webmaster Tools
  • Cadastrando o seu Blog no Bing Webmaster Tools
  • Cadastrando o seu Blog  no Yahoo Site Explorer

Vale lembrar também que sitemaps em HTML também são válidos, embora a versão para Blogger, apresentada aqui no Blogueiros na Web, não possa ser lida pelos mecanismos de busca mais modernos (ainda).

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.