Socialize do FeedBurner – enviar Feeds para o Twitter

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

feedburner-google-twitter-logo Hoje é indispensável ter uma rede de seguidores no Twitter (além de seguir as pessoas certas) e enviar seus links para serem divulgados nesse microblog. Para muitos o Twitter é a principal fonte de visitas depois do Google (resultados orgânicos) e sem socializar seus links e conseguir RTs de qualidade, pode ser que ninguém encontre seu blog. Então o FeedBurner (publicador de Feeds da Google para sites e blogs) lançou o serviço de publicar seus Feeds também no Twitter de forma automática. Veja como!

Ainda não me segue no Twitter? Adicione @hordones!

Bem como assine nosso Feed.

Você não sabe o que são Feeds/RSS nem seu blog disponibiliza atualizações por Feeds, nem tem uma conta no FeedBurner? Então veja isso antes de prosseguir:

Sem um Feed você não consegue fidelizar seus leitores, nem tem como ter assinantes de serviços de Newsletter e perde credibilidade na blogosfera, pois esse é um serviço básico, fundamental para a estrutura de qualquer blog. Inclusive são com Feeds que criamos a maioria do modelos de sitemaps para uma melhor indexação no Google.

Socialize do FeedBurner.

Da mesma forma que o Twitter Feed (Twitter Feed – Divulgue seus artigos no Twitter) que se usa para os links de seus artigos sejam enviados para o Twitter de forma automática, agora a Google resolveu disponibilizar essa funcionalidade no FeedBurner, agregando mais valor a este serviço tão importante, mas que andava sem novidades.

Para usar o serviço, que se chama “Socialize”, vá ao painel do FeedBurner, abrindo a sua conta, e procure no menu horizontal por “Publicize” e onde abrir, no menu vertical do lado esquerdo, encontre e clique em “Socialize”, como ilustra a imagem:

publicize-socializa-feedburner-twitter

Abri uma lista de pequenas configurações que, mesmo estando em inglês, são fáceis de entender e simples de aplicar. Essas configurações vão determinar como seus links e títulos de artigos serão enviados para o Twitter. Veja por partes:

add-socialize-twitter-feedburner

A primeira coisa é clicar no botão “Add a Twitter account” (1.) e liberar sua conta do Feedburner no Twitter para que as duas trabalhem juntas. Ao clicar nesse botão você será direcionado a uma janela do Twitter e deve adicionar a sua conta, em seguida clicar no botão verde de “Allow” (veja a imagem de exemplo):

liberar-feedburner-twitter

Feito isso, voltando à página de configurações do Socialize do FeedBurner, escolha como quer que seu link seja enviado(2.). Você pode enviar com o título do artigo apenas, com o título e um trecho do artigo ou somente com o trecho. Lembre-se de deixar marcada a opção “Includ link”, pois sem isso seu link não irá junto.

Há a possibilidade de adicionar “Hash tags” (3.) que são os links de pesquisa do Twitter, aqueles que usamos “#” antes das palavras. Pode ser interessante usar isso, mas sem esquecer de que o Twitter usar apenas 140 caracteres e tem que caber título, link e tags numa única tuitada. Por fim, temos a possibilidade de escolher quantos Tweets serão enviados por atualização (4.) caso seu blog seja atualizado muitas vezes por dia.

Você verá uma modelo de como estão ficando seus Tweets de “socialize” que serão enviados. Se gostar e as configurações estiverem corretas, role a página e clique no botão “Activate”:

activate-socialize-feedburner

O encurtador é o novo http://goo.gl/ da própria Google. Agora é só esperar seus Tweets de Feed à medida em que for atualizando o seu blog, pois tudo é automático e você não precisa fazer mais nada.

Funciona em conjunto do o Twitter Feed, citado acima, e não há conflito com outros serviços ou encurtadores de links. Isso significa que você pode usar quantos quiser (mas sem exageros para não virar SPAM – sim, há SPAM no Twitter e ninguém gosta de gente chata que só fica enviando links).

Outras dicas sobre Twitter e Feeds que recomendo:

.

13 Comentários

  1. Bem, a Google não deixa ninguém passar a frente…
    Ainda vou esperar pra usar esse recurso no FeedBurner,
    eu uso o TwitterFeed e gosto muito, acho fácil de mexer, acho que também dou preferência nele porque acho a interface do FeedBurner ridícula…

    Responder

  2. Isso mesmo que Estava procurando fazer mas não sabia como nem onde. Sempre @hordones e @julianaDB sempre ajudando os iniciantes como Eu, por isso sempre visito o Ferramentas Blog

    Responder

  3. Passarei a usar este serviço também pela facilidade de centralizar tudo num lugar só. Estou reconfigurando todos os serviços de que fazia uso e este entrou na brincadeira. Obrigado pela ótima dica um grande abraço, Marcos!

    Responder

  4. O Socialize do FeedBurner reamelmente é bem legal, porém nos últimos dias tem em deixado na mão. Chega uma determinada hora que ele simplesmente não pega mais as atualizações do rss, já aconteceu algo parecido com alguém?

    Responder

  5. Pingback: Traduzindo Newsletter do FeedBurner – cadastro e confirmação | [ Ferramentas Blog ]

  6. Eu tinha configurado o meu feed e tudo corria bem. Bastava clicar em postar que o link já era remetido imediatamente para o Twitter. De repente, o link passou a aparecer no Twitter com muito mais demora, às vezes até 6, 8 horas após a publicação no blog. Desconfio que isso passou a ocorrer a partir do momento em que adquiri um domínio para o blog. Pode ter sido isso?

    Responder

    • Isabella, eu utilizava bastante este serviço e agora parece que ele deixou de permitir a opção Socialize. Não encontrei nenhuma nota do Google/Feedburner/Twitter… caso alguém descubra, nos informe.

      Abraços,

      Responder

  7. Olá
    sou usuaria do Feed Burner a um ano, mas agora estou tentando usar em outro site e a parte de “socialize” do site simplesmente não aparece…
    estou tentando ativar a uma semana e nada da opção aparecer.
    será que existe outra forma de interligar os feeds com o twitter, sem ser o twitter feed, pois ele só posta 5 posts por ver e de 30 em 30 min.

    Responder

  8. Pingback: Como criar página do Blog no Facebook

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.