Tags condicionais para Marcadores (Label) do Blogger

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

Os códigos condicionais no código-fonte do seu blog são muito importantes para a estrutura do seu layout, exibindo e escondendo elementos de página ou funções de acordo com seu interesse e necessidade. Finalizando a série de 3 artigos tutoriais sobre as "Conditional Tags" do Blogger, veremos aqui como usar condicionais para Marcadores, também conhecidos como "categorias", de postagens.

 

Pode ser útil saber antes de começar:

Os Marcadores de posts são extremamente úteis para a estrutura e organização de seu blog. Essa é a forma de selecionar e agrupar os artigos que você publica em grupos de assuntos. Com isso os visitantes podem encontrar e ler os posts por assuntos relacionados.

 

Introdução

Algumas vezes você pode querer exibir ou esconder elementos de página do layout de seu blog (como por exemplo banners de publicidade e gadgets) de acordo com o tipo de conteúdo ou o assunto específico de cada post.

 

Existem códigos, chamados de "Conditional Tags" (Códigos condicionais), com os quais é possível determinar o que e como serão exibidos certos elementos do seu blog.

 

Já ensinei os códigos determinados pelo tipo de página e páginas específicas da estrutura do seu blog, e também para cada autor se o seu blog tem vários autores. Recomendo a leitura desses tutoriais para aprofunda mais sobre o tema:

 

Também é possível fazer condições para o tipo de assunto de cada post de seu blog, seguindo o tipo de categoria em que foram incluídos os textos. Essas categorias, que são os Marcadores, serão usados para determinar o tipo de elemento ou função que será executada. Veja o exemplo abaixo no código ilustrativo para entender como funcionará:

 

<b:if nome do Marcador = "LABEL_1">
Esse conteúdo é exibido para os posts que tenham o Marcador Label_1

  <b:else/>

Caso contrário, para todo o resto, aparecerá este aqui.
</b:if>

 

No exemplo um certo conteúdo só será exibido se o post tiver um Marcador chamado "Label_1". Pode ser qualquer nome segundo os assuntos do seu blog. Digamos que o seu blog é sobre "Pesca Esportiva" e você escreve posts sobre os tipos de varas de pesca. Todos os posts sobre varas flexíveis estarão com o Marcador "Varas Flexíveis".

 

Neste exemplo você poderia optar por aparecerem anúncios de venda de varas de pesca para esse modelo segundo o tipo de assunto daquele Marcador (Categoria) de post.

 

Usando as condicionais para Marcadores de posts

Então nem é preciso dizer que para que tudo funcione corretamente, primeiro você precisará criar marcadores específicos para cada post segundo o assunto deles.

 

Depois disso, então pensemos em 3 possibilidades de uso para esses códigos condicionais voltados para os Marcadores. Em inglês os marcadores/categoriais são chamados de "Label" e é assim que aparecerá nos códigos.

 

Caso 1Lista de posts de todos os Marcadores.

Quando clicamos no link de um Marcador no gadget de marcadores, aparece a lista de todos os posts daquela categoria específica. Essa é uma página específica do arquivo do Blogger, a página dos Marcadores.

 

Se você quiser EXIBIR elementos de página que só apareçam quando são exibidas essas listas, então esse é o código:

 

<b:if cond=’data:blog.url == data:label.url’>
   Só aparece se for página de quaisquer marcadores…
</b:if>

 

O que é colocado dentro desse código só aparecerá quando o visitante clicar em algum dos links de Marcadores, não importando qual seja. Mas não aparecerá em nenhum outro lugar do blog.

 

Ou você pode ESCONDER elementos usando:

 

<b:if cond=’data:blog.url != data:label.url’>
   NÃO aparece se for página de algum marcadore…
</b:if>

 

Alguma dessas duas formas pode ser útil se você quiser direcionar ou orientar seus visitantes nas pesquisas e no caminho que seguem dentro do seu blog, por exemplo. Também pode ser útil para esconder banners e anúncios, ou até elementos mais pesados do seu layout quando o visitante está procurando algo.

 

Caso 2Lista de um Marcador específico.

Mas também é possível determinar o que aparece ou não em listas de artigos específicos de um determinado Marcador. Assim você pode criar elementos de página no seu layout que só aparecem para determinados assuntos.

 

Se você quer EXIBIR lago numa lista de marcador específico quando o visitante clicar no link do gadget, use o seguinte:

 

<b:if cond=’data:blog.Label == &quot;NOME_MARCADOR&quot;’>
   Só aparecerá na página do Marcador especificado
</b:if>

 

Caso contrário, pode ESCONDER algo na página de listas de marcadores específicos, e só aparecendo nas demais, assim:

 

<b:if cond=’data:blog.Label != &quot;NOME_MARCADOR&quot;’>
   NÃO aparecerá na página do Marcador especificado
</b:if>

 

Onde está "NOME_MARCADOR" você deve colocar o nome EXATAMENTE como aparece no gadget e nos posts.

 

Isso é muito útil para você criar elementos específicos para cada assunto do seu blog.

 

Caso 3Nos posts de Marcadores específicos.

Quando você publica um post e coloca aquele post num determinado marcador, pode também exibir ou esconder elementos quando o visitante estiver lendo um assunto específico.

 

Obs.: Esse código para os posts e seus marcadores tem um trecho extra para a variável "Label", pos isso o código é um pouco maior e tem duas linhas extras.

 

Para EXIBIR algo quando o visitante estiver lendo um post de um determinado marcador, use o seguinte código:

 

<b:loop values=’data:post.labels’ var=’label’>
  <b:if cond=’data:label.name == &amp
;quot;NOME_MARCADOR&quot;’>

 

    O que deseja que apareça para posts de marcadores específicos.

 

  </b:if>
</b:loop>

 

Mas se o caso for ESCONDER algum elemento de página quando o visitante estiver lendo um post de marcador específico, então use:

 

<b:loop values=’data:post.labels’ var=’label’>
  <b:if cond=’data:label.name != &quot;NOME_MARCADOR&quot;’>

 

    O que deseja que NÃO apareça para posts de marcadores específicos.

 

  </b:if>
</b:loop>

 

Uma ótima utilização disso é para o caso de esconder ou exibir anúncios AdSense em posts que não seguem as regras de uso do serviço ou que você não queira poluir demais a página dos seus melhores conteúdos.

 

Esse é o tipo de tags condicionais mais complexo, o de Marcadores, e que leva mais tempo para aprender a usar de forma eficiente, já que envolve muitas variáveis e fatores. Recomendo paciência e muitos testes antes de aplicar em seu blog de forma definitiva.

 

Leia os outros dois tutoriais sobre condicionais no Blogger para entender melhor sobre esse tema.

 

Outros artigos relevantes:

13 Comentários

  1. marcos eu sei que é ruim para o visitante se mover mais eu não quero um gad get de marcadores e minha duvida é se eu não colocar esse gad get perderei colocação no google tipo elas não são as palavras chaves ou não tem nada a ver o gad get de marcadores serve apenas para o visitante se identificar no blog ?

    Responder

  2. cara Muito obrigado pela duvida amigão e parabéns pelos posts e eu assisti você no canção nova rsrs eu falei olha o marcos rsrsrs do ferramentas blog rsrs brigado marcos

    Responder

  3. Posso utilizar b:if cond=’data:blog.Label != "vazio"’
    para esconder postagens com o marcador ‘vazio’ da pagina inicial do blog?
    Se sim, onde implementaria?

    Responder

  4. Olá Marcos! Ainda sobre as condicionais, é possivel ‘exibir’ um elemento em dois ‘tipos’ de páginas mediante a duas condições? Assim… quero que uma imagem apareça nas postagens de um autor especifico e na página de um marador expecifico.

    A condição seria a seguinte: Se o autor e XX e/ou o marcador é Tecnologia, então apareceá a foto.

    Digamos que um cara escreva sobre Tecnologia… eu quero que a foto dele apareça tanto nas postagens assinadas por ele quanto na página do marcador Tecnologia ( http://www……./search/label/tecnologia).

    Responder

  5. Olá, poderia me tirar uma dúvida? Estou tentando fazer o seguinte : Quando a pessoa entrar em uma postagem da categoria iPhone nas informações aparece apenas “iPhone” e oculta a palavra “Android”. Testei os códigos acima, mas sem sucesso. Obrigado desde já!

    Responder

  6. Oi Marcos, achei o post ótimo e você explica muito bem!
    Gostaria de saber se usando essas técnicas eu poderia dar uma formatação(estilo) diferentes para as postagens?
    Digamos que eu coloque dois marcadores(Exemplo: Portfolio e Dicas ). A postagem que tiver o marcador Portfolio não vai ter o marcador Dicas e vice-versa. Eu poderia formatar a postagens desses marcadores diferentes uma da outra? Tipo colocar um estilo na postagem com marcador Dica diferente do estilo da postagem com marcador Portfolio. Não sei se entende o que quero dizer… rsrs.

    Responder

  7. Olá Marcos, como devo fazer se desejo ocultar determinado marcador na página inicial… Meu blog trabalha com o marcador Opiniões e Notícias, gostaria fazer aparecer somente as postagens com o marcador Opiniões na página inicial. Como fazer isso? Obrigado.

    Responder

  8. Olá, eu gostaria de saber se tem como na pagina inicial aparecer postagens apenas de um determinado marcador, no meu caso meu blog tem videos e fotos, mas nao quero que apareça os posts de fotos na pagina inicial

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.