Tamanho é documento e isso afeta seu Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Há sempre uma discussão se o tamanho pode afetar o desempenho e tenho feito alguns testes para comprovar essa teoria. Mas, ao contrário do que se pensa, quanto menor, sim, menor, melhorem podem ser os resultados. Mas não se assuste, não estou falando de sexo, mas sim de conteúdo para blogs e como o tamanho dos artigos e posts pode afetar diretamente a interação de seu blog com seu público. As vezes, menos é mais!

O tamanho dos posts é documento

Recentemente publiquei o menor post deste blog, contendo pouco menos de 100 palavras, em formato de lista. Para ler esse post você leva menos de 1min. O melhor de tudo é que os resultados foram bastante satisfatórios. Veja o post para entender do que estou falando:

Foi publicado num sábado, que normalmente é um dia de pouco movimento, e em 4 dias seguidos contou com 554 visualizações únicas da página, mais de 45 RTs no Twitter, 6 “Curtir” no facebook e 3 cliques para o +1 da Google. Além de ter recebido 12 comentários diretos na página.

E não dá pra ignorar o fato de que o tempo médio na página foi de mais de 2 minutos. Isso num artigo bem pequeno que, como destaquei, não precisaria de 1min. para ser lido por inteiro.

Por outro lado, se compararmos com um post mais detalhado e maior, que tem pouco mais de 370 palavras, algumas imagens e vários links, vamos perceber que o artigo menor foi mais apreciado. Compare os resultados desse outro post aqui:

Foram apenas 11 RTs no Twitter, 1 “curtir” no Facebook e 1 clique para o +1 da Google. também não passou de 3 comentários. E olhar os gráficos dá outras pistas.

Esse post maior teve menos visitas, com um tempo médio semelhante ao do outro, mostrando que segurou menos a atenção dos visitantes.

É bom saber trabalhar de forma variada com o seu conteúdo em momentos diferentes e saber avaliar a reação do seu público diante desses diferentes formatos. Lembre-se que as pessoas não querem perder muito tempo navegando e ser objetivo pode ser uma ótima tática para manter seus visitantes mais interessados.

Além disso é bom perceber como você tem preparado o conteúdo do seu blog e de que maneira isso tem atingido os leitores. Saber escrever com cuidado, da maneira certa, pode determinar o sucesso do seu trabalho como blogueiro. Faça testes e faça mais análises de resultados.

.

14 Comentários

  1. Oi, Marcos!

    Sua análise foi bem colocada, mas vou te falar a minha experiência no seu blog em relação a esses posts: o primeiro eu li na hora, pois é “teórico” (da mesma forma que eu li esse de hoje!). O segundo já é um post prático, para uma necessidade específica… então dei uma rápida olhada sobre o que se tratava para quando precisar dessa informação saber onde encontrá-la!

    Acho que é mais uma questão de tema abordado, o quanto ele é interessante! Já escrevi posts bem grandes que tiveram uma excelente participação… e posts pequenos que foram praticamente ignorados! Rs… 🙂

    Um abraço,
    Cissa

    Responder

    • Cissa,

      Com toda a certeza o tema influencia muito. Mas como eu nào tenho como publicar sobre o mesmo tema duas vezes e em tamanhos diferentes só pra fazer esse teste, tive que optar por um comparativo mais geral.
      Claro, muita coisa fica no ar e em aberto. também porque, cada blogueiro sabe do seu público.

      O mais importante aqui foi mostrar como é importante analisarmos o conteúdo do nosso blog.

      Responder

  2. Tem toda a razão em dizer que quanto menor, melhor. Mas, penso que não fez a comparação mais acertada pois os posts, independentemente dos seus tamanhos, têm interesses diferentes: com certeza haverá menos pessoas que queiram saber como configurar layouts no blogger do que pessoas interessadas em ser blogueiros melhores aqui no FerramanetasBlog. Isso justifica também a número inferior de “Curtir”, RT’s e +1.

    Responder

  3. Olá Marcos

    Há quem diga que um post tão pequeno,com menos de 100 palavras vai ter mais dificuldade de aparecer no Google.

    O ideal de um post não seria mais ou menos 200 palavras?Não acha que texto muito curto dá uma cara de Spam?

    Abrços!!

    Responder

  4. Realmente, hoje em dia, muitas pessoas preferem informações rápidas, que vão direto ao ponto e sem tantos termos técnicos. Algo que consigam entender facilmente, sem ter que ir a um diconário ou pesquisar mais no “google”.

    Responder

  5. Olá Marcos!

    Vou tirar um tempinho para ajudar no debate.

    No meu blog por exemplo, dependendo do assunto, algumas postagens são maiores por força do tema que esta sendo abordado naquele momento.

    Muitas vezes quando isso ocorre eu utilizo o sistema de séries.

    Também tenho postagens menores que são bem aceitas. Tudo isso se deve porque escrevo para vários tipos de públicos, dentro de um mesmo assunto que é a dança. muitos vem até o blog procurando por uma pesquisa de escola, outros aperfeiçoamento na dança, e outros informações e acontecimentos – tudo envolvendo o mesmo nicho.

    Realmente tem razão em dizer que temos de ter a sensibilidade para perceber a melhor estratégia.

    Abraço e Sucesso sempre.
    Roger Dance

    Responder

  6. Marcos, eu tenho usado posts pequenos desde o dia em que vi sua palestra no 2BlogProg em Brasília, onde você falou para ser diferente. Percebir que sites de notícias usam textos maiores, então estou tentando ir direto ao ponto, mas sem afetar a informação.

    Abraços e parabéns.

    Responder

  7. Eu acho interessante a ideia de dividir a informação em pequenos blocos, até porque é próprio da natureza da internet que a informação seja um prato a ser digerido rapidamente. Porém, no meu ponto de vista, o texto é um meio para a comunicação, ou seja, se o “recado for dado” e a informação é relevante, não me importa se o texto tem 100 ou 1000 palavras.

    Sobre a influência do tamanho dos textos nas visitas, talvez cada um deva fazer seus próprios testes para saber como sua audiência se comporta. Acredito que as pessoas vão visitar um determinado site pela relevância da informação, e não porque os textos são menores e mais fáceis de ler (se houver relevância e facilidade de leitura, melhor, claro!). O Kid do hbdia, só para citar um exemplo, faz textos enormes e imagino que isso não afeta a visitação ou tráfego do blog dele.

    Abraços!

    Responder

  8. Já tive blogs de crônicas e eram bem comentados. Atualmente o blog que mais trabalho é aquele onde divulgo meus textos literários, livros. Gostei do “ferramentas” e continuo a pesquisar. Gostaria de colocar em meus blogs tradutores, mesmo sabendo que não funciona no meu caso de literatura. Porém, tenho outros blogs onde poderiam ser úteis.
    Abraços e visitem-me!
    TL

    Responder

  9. Pingback: Qual o tamanho ideal de um post / artigo para Blog? | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.