Técnicas de SEO são perigosas para o seu Blog?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Sempre falamos sobre maneiras de melhorar a qualidade de seu blog em relação ao Google, para tornar seu conteúdo mais amigável aos robôs dos buscadores. As técnicas de SEO são como uma “maquiagem”, uma forma de tornar tudo o que está em seu blog mais atraente e gerar mais visitas vindas dos resultados orgânicos (naturais) do Google. Mas essas técnicas podem prejudicar seu blog? O Google gosta de quem as pratica?

Especialmente depois da nova atualização do algoritmo do Google, que ficou conhecido como Google Panda, muita gente ficou preocupada se as técnicas de SEO poderiam prejudicar o bom posicionamento de seus conteúdos nos resultados orgânicos.

A dúvida é pertinente, principalmente porque agora o foco mais importantes das técnicas está em ajustar alguns aspectos de qualidade do Blog que são mais naturais e não envolvem tantas “técnicas complicadas” ou certos códigos e estruturas das páginas.

Inclusive um ponto que poucos dão importância ou reparam é o uso correto da língua como ponto forte para uma boa indexação no Google, isso incluindo a grafia correta das palavras, bem como uma gramática coerente (Erros de escrita e gramática afetam indexação do Blog no Google). Produzir conteúdo de qualidade poderá depender do conhecimento de algumas técnicas de SEO e saber o que o Google está observando em seu blog para determinar sua qualidade de fato.

Para ajudar você a saber o que é mais importante observar, encontrei um ótimo vídeo do Matt Cutts, que trabalha na Google diretamente com isso, e que você já viu aqui em outros vídeos. Está em inglês, mas fiz um resumo do que ele falou, separando os pontos mais importantes. Nesse vídeo ele está justamente respondendo: “Does Google consider SEO to be spam?” (O Google pode considerar SEO como SPAM?).

Se prestarmos atenção, podemos notar uma certa “ordem de relevância” naquilo que os engenheiros da Google consideram mais importante ou prioritário na qualidade de um conteúdo. Tudo é importante para os robôs que vasculham a internet. É uma soma de pontos que dirá se algo deve ou não ser indexado e em qual posição, mas algumas coisas pesam mais que outras.

O que podemos notar pela fala do Matt Cutts é justamente a ordem desse peso. O que pesa mais em relação a outros aspectos e que devemos prestar mais atenção.

  • Suas páginas precisa ser acessíveis e rastreáveis = Esse é o ponto principal, claro! Um blog que não é encontrado, com links difíceis e estranhos, com pouco conteúdo interligado e que não é citado em lugar algum, não tem como ser achado. Divulgar em Redes sociais ajuda muito nesse momento.
    Mas acessibilidade também envolve o fato de suas páginas serem fáceis de navegar e usar, com bons menus, destaque de links, leve e bem organizada. As pessoas precisam navegar e encontrar suas páginas clicando em links.
  • Use as palavras chave adequadamente = Usar gírias e jargões próprios de uma área podem ser melhorados com outras palavras mais comuns e explicação de alguns sentidos, enriquecendo o conteúdo e ampliando. São por palavras chave que as pessoas procuram e essas palavras precisam estar diretamente relacionadas ao seu conteúdo.
  • Escolher um bom design = Mais uma vez se repete a usabilidade, mas agora pensando especificamente no layout de seu blog, que precisa ser agradável, mas ao mesmo tempo com os códigos corretos em bem programados.
  • Suas páginas precisam ser rápidas = A velocidade de carregamento do Blog é levado em consideração para a relevância de algo. Ninguém quer navegar por páginas pesadas e que demoram para carregar. Isso também afeta a qualidade de seu blog e está ligado à usabilidade e ao design do layout. Esse é um fator de peso para determinar a posição de um resultado no Google.

Existem muitas outras coisas que você pode fazer para melhorar seu blog e seu conteúdo, repensando suas estruturas, escrevendo cada vez melhor, divulgando a ampliando seus links externos e internos, fazendo testes para determinar a melhor experiência do usuário.

São centenas de técnicas de SEO e todas são importantes para a qualidade do seu trabalho e a boa aceitação no Google. Claro que não se pode violar as diretrizes da Google para aquilo que eles consideram “jogo limpo”. O trabalho deles é determinar e oferecer o melhor resultado para a experiência do usuário. Então, não abuse.

.

15 Comentários

  1. Alterei nomes de páginas estáticas justamente para facilitar a indexação. Notei o aumento no acesso algum tempo depois.

    As técnicas existem, mas é preciso saber usá-las com sabedoria.

    Responder

  2. Marcos, é muito bom ver que o Ferramentas Blog está sempre atualizado em relação aos sistemas de busca… Já irei procurar erros de português em meu blog.

    Responder

  3. Acho que com o Panda o Google está levando mais em consideração a qualidade dos textos, velocidade das páginas, marcações no Google+, taxa de rejeição e o tempo da visita no site.

    Ainda assim o conteúdo ainda é o mais importante.

    Responder

  4. Sofro e não é pouco nesse mundo virtual. Cada dia que passa aprendo mais, porém, fico mais confuso. Pois, quando penso que está melhorando, tudo despenca. E como na vida, é levantar a cabeça e seguir em frente. Mas confesso que as vezes bate um desanimo. São orientações como as que são postadas diariamente neste excelente blog que me faz continuar tentando.

    Responder

  5. É cara, esse mundo virtual é complicado para quem está iniciando, principalmente por que é difícil achar informações do tipo “passo a passo”, mas o importante é não desistir.

    Responder

  6. Cara p/ mim o google é apelão com relação a sua busca, eles colocam blog de 1910 que nunca foi atualizado na primeira pagina de pesquisa só pq é BLOGGER, e quem começa bem com wordpress, tumblr se lasca

    eles seguem alguns passos na indexação:
    1 – Verificar se é Blogger
    2 – Procurar Blogger
    3 – se nao achar blogger vai esse mesmo…rsss

    parabens pelo blog que é WordPress (amo WordPress)

    Responder

  7. Pingback: Os riscos de vender anúncios no Blog | [ Ferramentas Blog ]

  8. Pingback: Seu Blog tem medo de Pinguins e Pandas? Google Penguin Update | [ Ferramentas Blog ]

  9. Estava usando o All In One SEO, mudei para o YOAST e cai consideravelmente em relação ao Alexa. Em relação ao Google e ao Bing não caí, mas fiquei estagnado.

    Quando estava usando o All In One estava subindo em uma constante considerável em relação ao Alexa e descendo em relação ao Google. (Os dois serviços consideram posições relevantes diferentes)

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.