Template FB Blogger (18) – By Ferramentas Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Já faz algum tempo que estou tentando aprender a criar modelos de templates para Blogger, mas agora estou me empenhando mais (com um pequeno segredo que vou contar num outro artigo). Resolvi criar um layout substancial e com os recursos necessários, pronto para uso e que você não vai precisar fazer praticamente nenhuma alteração: é só instalar e usar em seu Blog. Se aprovarem esse meu trabalho, prometo criar mais e mais modelos.

 

template-fb-blogger-tela

DEMO | Download

 

O arquivo foi compactado no formato ZIP. Para usar, antes de instalar no painel do Blogger, é preciso descompactar e usar o arquivo do tipo XML que há dentro. Só arquivos XML podem ser usados no Blogger. Não sabe como trocar o template no Blogger? Então veja:

 

Características desse modelo:

 

Configurações de uso do Template:

Antes de instalar em seu blog principal, sempre recomendamos que faça testes em um blog separado para isso, em um blog de testes. Bem como é extremamente importante que você faça um backup de seu blog principal antes de fazer qualquer modificação, por mais simples que seja.

 

1. Links do Menu horizontal – Linkbar:

Para adicionar links no menu abaixo do título basta acessar o painel do Blogger em sua conta, clicar na aba “Layout” ~> “Elementos da página” e onde está “Top menu” clique no link “Editar”.

 

editar-top-menu-blog

 

Na janela que abrir haverá espaço para adicionar a URL e o nome do novo link da barra. Salve as modificações e veja o resultado no Blog. Não é possível excluir ou alterar o primeiro link “Home” que é padrão da barra.

 

2. Menu de ícones do rodapé da página:

Há seis (6) ícones no rodapé da página do template que podem ser usados para divulgação de seu blog e para a navegação pela página. Para configurar os dados que estão ali você terá que acessar seu código-fonte. Para isso vá na aba do painel do Blogger e cliquem em “Layout” ~> “Editar HTML” e marque a opção “Expandir modelos de widgets”, como ilustra a imagem:

 

layout-editar-html-expandir-widget

 

Agora procure pela seguintes linhas, bem no final do código-fonte e só altere o que está indicado, da seguinte forma:

 

Procure pela linha:

 

<a class=’art-rss-tag-icon’ href=’/feeds/posts/default‘ title=’RSS’/>

 

Essa corresponde ao ícone de Feed (não sabe o que são Feeds? Leia: O que são Feeds e como usar). O que está destacado em vermelho é o link para o endereço padrão do Blogger. Se você usa algum outro endereço, como o fornecido pelo FeedBurner, então troque o que está em vermelho pela URL de seu Feed. Senão, basta deixar como está.

 

Agora encontre mais essa linha, ainda no final do código-fonte:

 

<a href=’http://twitter.com/SEU_NICK‘>

 

Essa é para o ícone do Twitter. O que está em vermelho deve ser trocado pela URL de seu perfil no serviço.

 

A próxima alteração é no ícone do formulário de contato, assim encontre a próxima linha. E do mesmo jeito, se o seu blog tem uma página estática para o formulário de contato, troque o que está de vermelho pela URL:

 

<a href=’URL_PAGINA_CONTATO‘>

 

Também há um ícone para que as pessoas possam indicar seu blog por email. Então procure por mais essa linha, fazendo apenas a modificação do que foi destacado em vermelho aqui no exemplo:

 

<a href=’http://www.recomenda.com.br/cgi-bin/recomendaf.exe?modo=0&amp;local=URL_DO_BLOG‘>

 

Esse link é de um serviço que descobri e que tem um formulário padrão para enviar e-mails para uma lista. Esse serve para as pessoas recomendarem seu endereço de Blog.

 

Por fim, o último ícone que é do Orkut. Esse você pode trocar o que está indicado na linha que está no código, pela URL de seu perfil ou de uma comunidade sua:

 

<a href=’URL_COMUNIDADE_PERFIL_ORKUT‘ target=’_blank’>

 

3. Links numerados de navegação:

É preciso ter atenção nesse ponto. O template está configurado para exibir 7 postagens por página e isso também vale para o link de navegação. Se quiser alterar para mais artigos por página, terá que fazer algumas mudanças.

A primeira é definir a quantidade de artigos por página a serem exibidas. Então clique
na aba “Configurações” ~> “Formatação” e defina a quantidade de posts que serão exibidos por página, como ilustra a imagem abaixo:

 

exibir-quantidade-posts-blogger

 

Agora vá ao código-fonte de seu blog, clicando no menu “Layout” ~> “Editar HTML” e procure pelas seguintes linhas bem no final:

 

var pageCount=7;
var displayPageNum=7;

 

O primeiro número corresponde à quantidade que você definiu acima. O segundo é o tanto de números que o menu exibirá.

 

Todo o restante do template é modificável como de costume. Funciona normalmente em todos os navegadores, inclusive no Internet Explorer 8, Chrome e FireFox.

Pedimos que não seja tirado os créditos pelo layout. E se estiver usando esse modelo, gostaríamos da sua opinião sobre esse trabalho. Todo comentário será útil para desenvolver outros modelos de template para o Blogger.

.

24 Comentários

  1. Nao gostei muito do estilo dele, muito monocolor.

    Gosto bastante daquela barrinha com twitter, e-mail, orkut e etc…

    Você podia encinar a fazer…

    Responder

  2. Parabéns! Ficou bonito!

    Criar templates vicia. Na minha adolescência gostava tanto que escrevia folhas de estilo a mão (em um caderno). Acho que foi nessa época que me transformei em uma HTMHelen. 😛

    Tenho vontade de voltar a fazer, mas é algo que exige um tempo disponível que eu não tenho atualmente. =)

    Mudando de assunto, sei que isso nem é mais notícia, mas o Ferramentas Blog mais uma vez é o top do Top 10 do HTMHelen. Obrigada!

    Até mais!

    Responder

  3. @Helen Fernanda,

    Eu ainda tô aprendendo e usando alguns "truques" para ver se consigo fazer algo legal. Não sou tão criativo quanto vc ou a Ariane e o Sérgio, rs!

    Ah! Eu vi o Top 10 desse mês. É sempre bom recomendar o que há de melhor na blogosfera.
    Vê se volta mais à ativa na Web.

    Abraço!

    Responder

  4. eu já imagino… acho que vc está usando um programa pago chamado artister XD se eu estou certo quero um template de premio :p

    Responder

  5. Eu acho que realmente faltava esta iniciativa, alguns modelos feitos por ti e dicas para alterações, personalizar enfim.

    Parabéns

    Responder

  6. Achei esse template bem bacana!

    Parabéns pela criatividade, se eu soubesse um pouco mais de linguagens para a internet eu tentaria desenvolver um. Mas não é necessário somente a técnica, também é preciso criatividade, mas isso eu tenho pouco para o lado artístico.

    Abraços.

    Responder

  7. OLA Marcos muito obrigada pela dica eu consegui pro o modelo no meu blog adorei não gostei muito da cor poderia ser uma cor mais vibrante mas o modelo é ótimo para quem esta vendo e pensando se faz ou não , eu tinha um blog em modelo comum e agora tenho o que o Marcos criou quem quiser conferir como ficou o modelo da uma passadinha no meu blog oK???
    http://mulheresemao-anne.blogspot.com
    este é o url do meu blog beijos a Marcos vai la dar uma olhadinha também bjs

    Responder

  8. oi Marcos ja coloquei o modelo mas eu quero fazer um menu igual ao teu coloquei formulário de contato mas ele ficou na lateral eu quero ele la em cima no menu como eu faço obrigada

    Responder

  9. @Paula,

    Nesse layout só é possível adicionar o link da sua página de contatos na mesma barra onde está a opção "HOME".

    Responder

  10. @Paula,

    No painel do Blogger, clique no menu "Layout" ~> "Elementos da página" e você verá que há um elemento chamado "Links".
    Ao clicar em "Editar" (Edit) será possível adicionar links nessa barra de menu horizontal.

    Responder

  11. Gostei muito deste modelo, mas gostaria de mudar a cor do título do post, do azul para o vermelho, quando acionado. Tem tantas cores que não conseguoi localizar este item para alterar.

    Obrigada.

    Responder

  12. Marcos, queria alterar a cor dos links. Mas já consegui localizar no código e já alterei. Agradeço novamente, pois estou utilizando este modelo em meu blog.
    Abraço.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.