Testando modelo de Template minimalista

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

Já faz algum tempo que venho tentando criar um modelo de template para meu blog que siga padrões de cores e texto mais simples e objetivos. Tendo em vista uma melhor experiência de navegação pelo conteúdo do blog, resolvi, mais uma vez, alterar o layout do [ Ferramentas Blog ]. Por isso que sua opinião para essa mudança mais radical é importante. Em breve vou disponibilizar o anterior e ensinar como fazer um modelo mais simples para o seu blog.

 

Atualizado: Por algumas horas mudei o template do blog para o modelo mais simples que estou tentando criar  e algumas pessoas o viram funcionando aqui mesmo. Já voltei para o normal, mas você ainda pode ver o template que estou tentando criar e dar sua opinião.

 

O template que estou criando ficou assim:

 

template-minimo-FB-novo

 

Veja funcionando aqui: Template Minimo FerramentasBlog.com

Sou eu mesmo quem está customizando esse template.

 

Vou mudar em breve o template, que pedi ao Sérgio Estrella para criar. Recomendo o trabalho dele e você pode saber como contratar o serviço dele:

 

A idéia será como no modelo que estou criando (vou disponibilizar todos para download). Quero algo simples e prático. Então, dê sua opinião, pois isso vai me ajudar a decidir sobre as próximas mudanças que farei aqui.

 

Serão muitas as mudanças e há ainda alguns erros, mas a estrutura geral já está posta. A idéia é menus e texto mais destacados e mais claros para facilitar a leitura e ser objetivo na hora de percorrer nossas páginas.

 

Eu vou ensinar a fazer praticamente todas as mudanças que fiz para esse template e mostrar como cheguei a este resultado.

28 Comentários

  1. Marcos é o seguinte:

    Achei muito "nu" o novo modelo, a fonte do slidebar e dos títulos deverriam ser trocadas por outras, pois essas não dão um ar de clean, mas sim de amador.

    Uma outra sugestão é você dá um pouco mais de contraste já que você quer menus destacados e claros, não precisaria de cores para isso, por exemplo uma linha horizontal (bem feita) separando postagem e slide bar seria uma boa ou então um sombreamento.

    A maior critica mesmo a esse tema é a falta de contrate entre as 3 principais partes do blog.

    Até…

    Responder

  2. Por incrível que pareça você conseguiu deixar esse mais leve que o anterior. Eu gostei desse, achei que o Menu nesse tom meio amarelado deu um efeito legal, principalmente quando você passa o mouse sobre ele.

    Eu acho que para ficar melhor ainda, você poderia dar um destaque maior no título dos gadgets da sidebar.

    Abraço!

    Responder

  3. Uma coisa que marca em uma marca, até mesmo em um blog, é a sua logo marca. Acho que a anterior tava melhor, chamava mais atenção e marcava mais, principalmente em leiores novos.

    Responder

  4. Sinceramente eu não sei se o meu navegador esta ruim ou algo do tipo, ou pode ser o meu monitor, ele é meio louco mesmo, mas parece ter branco demais.

    Você mudou uma vez, quando mudou para o que estava antes desse e eu achava o anterior a ele, ao que foi colocado no lugar desse atual, melhor, e acho que o anterior ao atual é melhor do que o atual.

    Então parece que de alguma forma, ao menos na minha opinião, esta mudando para pior. Bom, mas é só uma questão de opinião diferente, então seguindo a minha logica ficaria lago como:

    Templete Anterior > Anterior ao atual > Atual.

    Mas é apenas gosto meu mesmo, não gosto de muito branco e sem divisão alguma. Acho que ficaria legal uma cor de fundo diferente no cabeçalho e talvez na sidebar, só pra diferenciar um pouco 😉

    Responder

  5. Olá, Marcos!

    Eu já tinha me acostumado com o template anterior.
    Ambos são bonitos e fáceis de navegar. Entretanto, gostava mais do head e do menu horizontal do modelo anterior. Outra coisa que achava legal era a diferença de cores entre o post e a sidebar.

    Abraços

    Responder

  6. Marcos,

    Na minha opinião o template está bom.

    Leve, e objetivo…
    [Do jeito que eu gosto]

    Falta alguns pequenos ajustes e, as cores também não estão muito legais.

    Pra quebrar o excesso de branco.. coloca um cinza bem claro com uma borda mais escura pouca coisa na sidebar e, deixa um background no menu superior…

    Caso queira ver um exemplo do que eu estou falando é só falar =D

    Mas o template não está ruim…
    Faltam apenas pequenos ajustes, o que é normal em criação de templates…

    Parabéns

    Responder

  7. Esta ficando bom, mas eu prefiro templates que tenham mais cores, principalmente quando elas estão combinando e tudo mais

    fica a minha dica/opinião 😉

    Um abraço

    Responder

  8. Parabéns Marcos, o template ficou bem bacana, limpo e leve. Só acho que aquela linha pontilhada abaixo do menu horizontal, e no rodapé do template ficou esquisitinha.
    Você esta lendo algum blog especifico que ensina a customizar templates ? nos indique ! ;D
    Fica ai minha opinião ! Abraço

    Responder

  9. @Wesley,
    Sempre indico em meus posts sobre customização algum metablog que acompanho.
    Boa parte também eu aprendi mexendo nos códigos. Sou metablogger, então tenho que saber dessas coisas.

    Responder

  10. Marcos, na minha opinião a coluna de widgets tinha de ser de cor diferente da coluna de post, pra não misturar muito…
    E tbm o menu superior acho que tinha que ficar um pouco mais destacado e separado por uma linha constante… Um exemplo de menu que gostei é o que a Juliana está usando agora…

    @carlostomaz

    Responder

  11. Olá Marcos, eu gosto. Mas acho que falta um cinza claro, não gosto todo branco. Tipo um fundo como tem no seu aqui. Já a combinação achei que ficou ótimo. Beijos.

    Responder

  12. Adorei o novo template! Estou até pensando em mudar o do meu blog tb para uma coisa mais minimalista. Ficou lindo! Parabéns
    BEIJOSSS
    Neusa Fiesta

    Responder

  13. Sem dúvida na minha opinião, o cabeçalho agregou muito ao template, minha sugestão (como leitor) é que você coloque outra fonte (menos quadrada) na side bar e também use formas arredondas, o que da um ar mais harmonioso. Tirando isso, o restante me agradou.
    Está ai minha opinião.
    Sucesso.

    Responder

  14. Legal, essa moda de templates minimalistas vai começar, todo mundo botando cores mais claras, começou com o Dicas Blogger, agora o Ferramentas blog, isso é muito legal…

    Responder

  15. Ambos sao excelentes, leves e a gente navega rapidinho. Mas, gosto mais do destaque na sidebar, deste modelo em uso. Fica mais facil de visualizar.
    Mais uma vez quero parabeniza-lo pelo excelente trabalho aqui no FB, que na minha opiniao, ja e essencial para blogueiros.
    *meu teclado nao esta acentuando as palavras.

    Responder

  16. Acho que ficou um visual mais "limpo", achei interessante, de acordo com o objetivo proposto !!!

    Abraços
    Fica com Deus.

    Responder

  17. Olha, como alguém disse aí em cima, ficou tão clean que perdeu um pouco da graça. Um pouco mais de cor seria legal

    Responder

  18. Oi Marcos!
    Pois é… clean é a palavra… Mas o que interessa é que atinge o objetivo: rápido, leve e passa a infrmação. O resto é questão de gosto pessoal.
    Beijos!
    Sou sua fã você sabe =)

    Responder

  19. Caro Marcos Lemos. O seu novo modelo de template reúne duas funcionalidade fundamentais que são um estilo limpo e organizado, aliado a qualidade dos posts do ferramentas blog.As cores o texto tudo conversa de maneira harmoniosa sem muitos atritos.Destaque para o Banner que está bem mais elaborado com um design mais profissional. Sugiro que você altere a cor da barra de links acima de amarelo para azul e coloque cor nos titulos da sidbar , o restante está aprovado. Parabéns por estar proporcionando conteúdos de qualidade para a grande massa de blogueiros da internet. Execelente template.

    Responder

  20. Marcos, eu sugiro um destaque maior no título dos posts e tentar um tipo diferente de fonte, tipo um "Trebuchet MS".

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.