Todas as ferramentas de Webmaster em seu WordPress.org – Plugin All In One Webmaster

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Administrar as mais variadas técnicas e recursos de SEO para manter seu blog bem posicionado nos resultados orgânicos dos buscadores é uma tarefa complicada. Mas para quem usa o WordPress.org existem plugins que facilitam a sua vida e melhoram o desempenho do seu blog.

 

Para que seu blog seja bem indexado, é necessário notificar os motores de busca sobre novos conteúdos publicados. Normalmente para fazer isso precisamos fazer cadastro em nesses motores de busca e depois pegar a chave API que ele lhe informa e em seguida aplicar no código fonte de seu blog.

 

As vezes você pode ficar um pouco perdido sobre como fazer e onde aplicar esses códigos em seu blog. Caso você tenha dificuldades, recomendo usar o All In Webmaster que oferece uma serie de facilidades.

 

Com o plugin All In Webmaster é possível adicionar ao cabeçalho de seu código fonte as APIs dos sites Google, Bing, Yahoo, Alexa, BlogCatalog e Facebook Insights. Além dos sites para analise de trafego Google Analytics, Quantcast Analytics, Compete Analytics e SiteMeter.

 

Existe ainda possibilidade de enviar sitemaps para Google, Bing, Yahoo e Ask.com e também adicionar códigos no “header.php” e “footer.php” do seu blog WordPress sem precisar saber nada de HTML, PHP etc.

 

Quero deixar claro que colocar esses códigos de forma direta também não é tarefa complicada e o Marcos Lemos ensina passo a passo de como fazer isso aqui no [ Ferramentas Blog ]. Porém, quem não entende muito sobre essas coisas tem a opção de usar o plugin All In Webmaster.

 

Instalando o plugin All In Webmaster:

Realize o login em seu WordPress. Chegando em seu painel de administração clique em “Plugins”, logo em seguida clique em "Adicionar Novo". Agora finalmente faça uma busca por "All in One Webmaster".

 

 

Agora basta clicar em "Instalar agora" e depois ative o plugin.

 

Conhecendo as funcionalidades do All In Webmaster: Depois de instalado teremos uma nova opção dentro do painel "Configurações" com o nome de "All In Webmaster", clique nela para ver a seguinte tela:

 

 

Como pode ser visto não existe realmente segredo. Vou dar uma breve explicação sobre cada sistema, seria quase impossível colocar neste post como conseguir cada código desses, além que aqui no [ Ferramentas Blog ] é possível encontrar tutoriais falando da maioria deles ou de pelo menos dos melhores.

 

Na primeira sessão que se chama "Webmaster Options" temos:

 

Depois temos um painel com os principais sites de analise de trafego:

  • Google Analytics: Com certeza o mais conhecido e mais confiável de todos eles, aprenda a Criar conta no Google Analytics.
  • Quantcast Analytics: Sinceramente nunca tinha ouvido falar sobre ele. Tentei procurar pela net e achei apenas referencias em inglês nada que valeu apena falar, mas parece ser bem interessante o serviço oferecido, pude observar diversos sites comprando ele com o Google Analytics.
  • Clicky Analytics: Serviço até bem interessante dando dados em tempo real, permite o recebimento de e-mails com relatórios, integração com o FeedBurner e muito mais.
  • Compete Analytics: Outro serviço de analise de trafego que não conheço, porém me pareceu bem famoso lá fora.
  • SiteMeter: Sistema bem completo de analise de trafego, é bastante usado por diversos blogs aqui no Brasil junto com o Google Analytics.

 

Chegando no terceiro box é possível adicionar algum tipo de HTML no Header ou Footer de seu WordPress, caso seja necessário.

 

Um bom exemplo disso é o código para não permitir que seu blog seja aberto por Iframe (Evitar que seu blog seja aberto dentro de frames).

 

No final do terceiro box temos a opção "Check to hide "Blog webmastered by.. link" from footer.", marque ela para não permitir que seja exibindo um link no rodapé de seu blog fazendo propaganda do plugin All In Webmaster.

 

Depois de feito todas as alterações necessárias clique em "Update options" para validar tudo.

 

Por último ainda temos uma opção para enviar sitemaps para motores de busca. Sinceramente prefiro usar o Plugin Google (XML) Sitemaps Generator, que gera o sitemap e logo em seguida enviar para todos os motores de busca.

 

Outros Plugins de SEO para WordPress.org:

 

Sobre o Autor:

Claudio Sanches Claudio Sanches tem 22 anos e é de São Paulo. É Webdesigner, Programador e está cursando Técnico em Multimidia (SENAC). Curte um Heavy Metal (visite A Ilha do Metal). Portfolio | FaceBook

.

7 Comentários

  1. Obrigado Matheus Martins,
    Entendo, tem bastante coisa para adicionar, tem que ir com calma, porque cada serviço tem um método diferente de fazer cadastro e conseguir as chaves APIs.

    Responder

  2. Oh cara parabens pelo artigo, me ajudou bastante, mas vc podia postar mais informações sobre hospedagem, pra mim ainda é um assunto muito complicado. A empresa q eu uso, a inter.net, ela me dá um suporte legal e tals, nunca me deixou na mão mas queria aprender mais sobre!

    Responder

  3. helio,

    Obrigado cara.
    Vou procurar de falar mais sobre hospedagem com certeza. Isso é a grande dúvida de muitos na hora de migrar.
    Estava olhando essa inter.net. O serviço parece ser bom, o preço oferecido e o serviço me pareceram ótimos. Bem interessante.

    Responder

  4. Claudio os apis que ele pede são para as tools verificarem meu site né?
    Era para ser instantaneo o processo de verificamento? Porque eu puis as apis e tudo mais, dei update e fui no webmastertools e ainda estava não verificado…

    Responder

  5. Matheus,
    Sim, basta apenas colar o código da API do Webmaster Tools, coloque apenas a parte do código que ele indica.

    Quando fizer isso, clique novamente para ele verificar.
    Tenha certeza que colocou o código correto.
    Lembrando é claro que o Webmaster Tools demora algum tempo para atualizar e mostrar que esta correto.

    Responder

  6. Claudio,

    Este plugin faz com que me habilite nas ferramentas do webmaster? Pois mudei de hospedagem, e daì em diante nao consegui entrar mais nas ferramentas webmaster, e là me solicita pra fazer a verificaçao, porem todas as minhas tentativas foram falhas, alem da google somente informar como faz pro blogspot, ignorando totalmente quem tem wordpress.org.Estou com problemas de indexaçao desde que mudei, indexando apenas uns 50% a 60 % de minhas potagens diarias.
    Se me resolver o plugin, eu instalo, se nao, prefiro nao sobrecarregar !
    Ahhh parabens pelos seus artigos, sao sempre relevantes, e bem escritos.

    Rogerio

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.