Transforme seu Blog em uma Linha de Produção

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

A palavra “rotina” assusta muita gente, especialmente os mais jovens e aqueles que preferem mais “liberdade” na hora de agir. A questão é que há rotinas boas, favoráveis para melhorar o desempenho e resultados de nossas ações diárias. Criar uma rotina pode ajudar você a ser mais produtivo e mais eficiente. Pense no seu dia a dia: da hora que você acorda até voltar a dormir, seguimos rotinas que nos ajudam a manter o ritmo, quase no “piloto automático”. Na hora de cuidar do seu blog, crie rotinas e entre no piloto automático.

Criar um momento para cada coisa é fundamental nessa era da informação à velocidade da banda larga que contratamos. Sentamos na frente do computador e temos a possibilidade de fazer milhares de coisas ao mesmo tempo, sem precisar parar. Tanta informação e tanta coisa acontecendo acaba virando distração e não somos capazes de nos concentrar naquilo que é relevante. Ficamos desorganizado e não sabemos dar prioridade às coisas.

Por isso é tão importante saber separar algumas tarefas quando vamos cuidar de nossos blogs. Isso fica evidente se o seu blog não é apenas um passa tempo e você tem compromissos a cumprir. Voltamos a falar de rotinas. Aqui vou dar a sugestão de uma rotina de coisas que precisamos fazer na hora de manter nossos blogs sempre atualizados e ativos. Você pode encontrar suas próprias rotinas.

O mais importante aqui é justamente fazer cada coisa separadamente, sem misturar os momentos.

Prepare o seu espaço e tempo

É bom que o lugar o seu computador não seja o notebook sobre a cama ou no meio da sala de TV junto de toda a família. Nem mesmo no horário de trabalho ou na escola. Separe um lugar para você ficar a vontade, sem distrações, de preferência num horário em que ninguém vai te distrair. Quando separamos lugar e horário, é como se nosso cérebro soubesse que toda a atenção deve ser dada ao que vai ser feito. Só aquilo!

Leia emails e responda comentários

Não dá para ficar esperando emails o dia todo e respondendo tudo imediatamente. Sem contar que boa parte do que recebemos é bobagem e perda de tempo. Comece sua rotina lendo os emails e respondendo comentários que o blog recebeu ao longo do dia. Não precisamos responder e ver email imediatamente e sempre. Volte aos comentários e emails somente no dia seguinte.

Leia os Feeds

Nunca deixe acumular leitura e leia sempre o máximo que você puder. Sem uma rotina de leitura diária, você nunca escreverá bem para seu blog e nunca terá boas ideias para gerar novos conteúdos. Nesse momento selecione os conteúdos mais importantes, faça anotações do que gostar, comente em outros blogs e separe os links que deseja compartilhar ou divulgar em suas redes sociais.

Escreva suas ideias

Depois de ler bastante é que temos as melhores ideias e estamos prontos para gerar o nosso conteúdo. Muita coisa vai borbulhar e não é bom deixar isso passar. Pegue papel e caneta, abra o bloco de notas e escreva tudo o que considerar relevante e útil para seu blog. Montar um banco de ideias é a sua garantia de sempre ter o que dizer.

Feche toda distração

Se vamos parar para escrever, então é hora de fechar todas as distrações e até ficar off-line, se for preciso. tudo bem se você se concentra melhor ouvindo música, mas não dá pra ficar batendo papo no Messenger ou Facebook, vendo os tweets pulando na tela, enquanto se quer formular conteúdo para o Blog. Depois de fechar e parar tudo, pare por alguns minutos antes de sentar novamente na frente do PC. Deixe seu cérebro descansar um pouco.

Comece a escrever para o Blog

Quando sentar para escrever e criar um conteúdo, seja para o mesmo dia ou agendando para os dias adiante, faça exclusivamente isso. Dedique toda sua atenção ao material que vai criar, retomando suas ideias e as leituras feitas, procurando imagens, pensando nos links, na edição e na forma como vai abordar seu público. Só pare quando realmente terminar. Salve tudo a todo instante para não perder nada.

Boy businessman writing in book – Image by © Andrea Ruester/Corbis

Divulgue os novos conteúdos

Antes de levantar da cadeira, vá a todos os lugares possíveis para divulgar seu novo artigo. Envie para as redes sociais, vá aos fóruns, agregadores de conteúdo e dispare suas newsletters. A maior preguiça da rotina de um blogueiro é parar alguns minutos para divulgar seus novos links. Perder esse momento é perder visitas.

Interaja nas redes sociais

Agora você pode voltar para sua diversão na internet e abrir as redes sociais para um pouco mais de passa tempo. É bom deixar as redes sociais para depois, já que tudo sempre estará lá e não há nada de tão urgente que o seu “Curtir” possa evitar. Use essas ferramentas como complemento para a navegação cotidiana na internet e não como o fim definitivo.

Um pouco de rotina e organização só fará bem ao seu blog e melhorará seu desempenho como blogueiro. O tempo e momento para cada uma dessas coisas você mesmo quem vai definir. O mais importante é não misturar as coisas e saber o espaço certo para tudo.

.

14 Comentários

  1. Marcos, tudo bem?

    Uma das estratégias que eu venho utilizando e tem dado bastante resultado, é a utilização de mapas mentais na formação dos tópicos e até mesmo do texto em si.

    Fica a dica pro pessoal também.

    Grande abraço.

    Responder

  2. Muito obrigado pela a dica Marcos Lemos realmente já pequei muito nesses tópicos. mais por causa de suas atualizações a de outros que siguo estou a melhorar a cada dia. um abraço

    Responder

  3. Excelentes dicas, Marcos!!

    Enquanto lia seu artigo parece que eu estava me vendo. Eu me “distraía” facilmente com qualquer coisa. Aos poucos eu estou aprendendo a me organizar melhor.

    Parabéns pelo post e sucesso sempre!

    Ueritom

    Responder

  4. Nesse caso a “rotina” traz bons resultados. Com organização e comprometimento, à medida que o tempo passa as coisas funcionam melhor, o conteúdo publicado em nossos blogs e o relacionamento com os leitores também melhora. Parabéns pelo artigo Marcos.

    Grande abraço.

    Responder

  5. Olá Marcos!

    Excelentes dicas de organização. Eu sou um pouco neurótico com isso também. Até calendarizei os posts do Misto Cult para o ano todo. Cada categoria possui seu dia certo de postagem e um autor já pré-definido para aquele dia.
    Eu só preciso focar mais na concentração na hora da produção do conteúdo. Mesmo tendo facilidade para escrever por ser jornalista, ainda deixo MSN, Facebook e Twitter abertos e eles realmente desviam muito a atenção.

    Abraços!

    Responder

  6. Olá Marcos,
    Ótimas dicas como sempre! Tenho uma dúvida que nao sei me podes ajudar… Dentro do tópico que falas sobre a divulgacao do artigo. Para quem usa windows live writer, há a opcao de fazer ping das publicacoes enviando para agregadores. Isto é bom para o blog? Há algum problema para google?
    aguardo,

    Obrigada.

    Responder

  7. Muito boas dicas! Algumas delas já venho fazendo. Aconselho mesmo a escrever em uma folha de papel a divisão das vossas actividades pelo decorrer do dia, parece que não mas quando está no papel é mais fácil seguir o caminho, evitando distrações. Há tempo para tudo!
    Beijo

    Responder

  8. Este é o principal problema de quem quer iniciar o seu trabalho como blogueiro. Estive muito tempo até começar a trabalhar a sério.
    Grandes dicas !!!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.