Trate o seu Blog como um negócio

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Não importa o nicho/tema de seu blog ou como você o leva, se como uma passa-tempo, uma brincadeira ou como um trabalho para gerar alguma renda: é preciso um mínio de seriedade no trato de suas páginas, na geração de conteúdo, pesquisa e relacionamento com os visitantes e na blogosfera. Há alguns pontos importantes que você precisa levar em consideração na hora de cuidar de seu blog e, seguindo esses pequenos passos, os resultados podem ser melhores e você terá mais prazer em blogar.

Planejando = Separe um tempo para planejar, pesquisar e fazer análises. É importante entender o seu blog, o layout, seu público alvo e, principalmente, o seu tema principal. Planejar é um ato constante, não se faz isso apenas na faze inicial. E como uma blog não é uma tarefa que terá um fim, mas é prolongada, então o planejamento nunca acaba.

Um negócio é assim: não há um único plano a ser seguido, imutável. Mas cada etapa precisa ser revista, novas metas precisam ser traçadas e o que foi feito tem que ser avaliado.

Organizando = Se o planejamento é constante, orgaizar-se para realizar o que foi planejado é o passo seguinte e natural. É preciso conhecer as ferramentas que se tem disponíveis, aqui é que separamos os dados colhidos no Google Analytics, por exemplo. Separe um tempo para cuidar de seu blog e seja sistemático e criterioso, nem se distraia enquanto faz isso. Mesmo que você tenha pouco tempo para cuidar de seu blog, faça isso de forma objetiva para ter resultados mais satisfatórios.

Inovando = Originalidade e qualidade são palavras e atitudes que fazem o seu blog crescer. As pessoas buscam conteúdo que seja único e se fedelizam a blogs e leituras que completam, acrescentam o que fazem em seu dia-a-dia. Uma boa dose de inovação é importante e a palavra que melhor explica isso é “criatividade”. Mas isso não nasce da noite para o dia e grandes idéias são fruto de pesquisa e estudo constantes.

Gerando credibilidade = Você precisa conquistar seu espaço relacionando-se com outras pessoas. Insistimos sempre nessa idéia, de que a internet é ela toda uma grande rede-social, lugar para relacionar-se com todos de forma ampla e irrestrita, onde não há diferenças e todos têm o mesmo espaço. Mas para sua voz ser ouvida e se conquistar mais espaço, você precisa de credibilidade. Sendo redundante: isso só se conquista com relacionamentos. A blogosfera é grande, mas pouco são os que sobrevivem.

Para ter credibilidade você precisa atuar, ser presente.

Uma mentalidade completamente diferente

Muitos desistem na criação de um blog, logo nos primeiros passos e são incapazes de entender o fracasso e superar isso. Vê o blog/site apenas como uma opção virtual e ainda ignoram este como um espaço privilegiado para negócios, contatos e oportunidades de crescimento pessoal. Fazem da internet um grande video-game da vida virtual, esquecendo que isso aqui também é a vida real.

Uma pequena mudança de mentalidade na sua visão sobre o que fazer com seu blog e como atuar na blogosfera poderão te ajudar a superar as dificuldades e aprender mais a lidar com outras questões de nosso dia-a-dia familiar e profissional. Mesmo as brincadeiras precisam de um mínimo de seriedade, que chamamos de regras – imagine os jogos se não existissem as regras, serie impossível se divertir. Isso é válido para o que se faz em um blog. Entenda as regras, mude a mentalidade para que você posso crescer.

.

7 Comentários

  1. Oi Marcos!

    Excelente post. Também defendo essa ideia de tratar o blog como negócio e, principalmente, como mídia. Um blog não faz sucesso de um dia para o outro. É preciso muito trabalho, pesquisa, humildade e interação. Por isso que as dicas que vc postou são de grande serventia para todos.

    Abraço

    Responder

  2. Olá Marcos,

    Ao que possamos observar, essas dicas por você colocadas neste post são muito importantes, blogar é uma tarefa muito difícil, que precisa de muita pesquisa e aperfeiçoamento, uma tarefa de longo prazo, por isso precisamos de paciência e persistência, muita persistência.

    Abraço!

    Responder

  3. eu "trabalho" no iFanBR ( http://ifanbr.wordpress.com/ ) lá realmente pareci um trabalho, é: "arrume mais visitas!" , "post mais" , "estamos caindo por causa desses parceiros" , "temos que arrumar isso para que não se repita!" é como um negócio, pelo menos tem folga!!!

    Responder

  4. Pingback: O seu blog tem foco e objetivo? Então, por que criou um Blog? | [ Ferramentas Blog ]

  5. Pingback: Dicas para ter mais credibilidade | [ Ferramentas Blog ]

  6. Em primeiro lugar, quero agradecer o artigo que acabei de ler por considerar ser um artigo muito importante. Inicialmente pesquisei vários blogs concorrente do «Ferramentas Blog» e realmente aproveitei algumas coisas mas depois de verificar que alguns temas era mais texto para cumprir tarefas sem qualquer sumo, resolvi adoptar este Blog como ponto de referência – porque afinal o que necessitamos – existe aqui.
    Bom trabalho – força!
    manuellopes

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.