Tutoriais e Dicas para criar Blog [ Iniciantes ]

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Quebra-cabeças Resolvi reunir em um único artigo uma lista de dicas e tutoriais para quem quer ou está começando a criar um blog na plataforma da Google, o Blogger. O [ Ferramentas Blog ] já publicou centenas de artigos justamente para ajudar quem quer ter um blog de qualidade e agora vou tentar organizar essas informações para facilitar a vida de quem está começando, para que consigam encontrar o fundamental aqui.

 

Sem conhecer o que vem a seguir e que estamos indicando nos tutoriais para iniciantes, ter um blog seria uma tarefa bem mais difícil e até impossível. Comece sempre pelo início.

 

Introdução – como começar bem.


Antes de se começar um blog ou logo no início, a coisa mais importante a se fazer é definir uma linha de ação. Um blog tem que ter objetivo e ter claro qual o nicho que irá abordar, qual o assunto principal. Tudo o que se faz em um blog é em função de seu conteúdo e do assunto principal. Isso é importante para se definir qual é o seu público alvo, a linguagem adequada para abordar o assunto e quais serão as palavras-chave que comporão seus artigos para atrair visitas.

 

Assim, comece pesquisando. Um blog de qualidade começa com pesquisa e é importante conhecer quem serão os seus concorrentes, quem são os grandes blogs em sua área e o que eles têm feito.

Ter um blog é uma tarefa árdua e difícil. Não falo isso para desanimar, mas para que você tenha a exata idéia do que irá enfrentar e do tempo que vai precisa para se dedicar todos os dias na criação de seu conteúdo, elaboração do layout e interação com redes-sociais. Assim, para ver o que vem pela frente leia:

 

Criando um blog e primeiros passos.

Após definir qual será o tema principal de seu blog e a sua forma de atuar, é importante aprender a usar bem os serviços e ferramentas disponíveis na plataforma Blogger. Acredito que o Blogger seja o melhor serviço para se criar e manter um blog, especialmente pela funcionalidade e praticidade oferecidos. Atende a usuários médios e avançados, sem contar com o fato de se estar dentro dos servidores da Google – um grande passo para uma boa indexação (acredito eu!).

Para começar bem, temos uma série de artigos: TUb – Tutorial de Utilização do Blogger:

  • Tutorial de Utilização do Blogger – Preambulo
  • Cadastrando um Blog – TUb Novos Parte 1
  • Painel do Blogger e Layout – TUb Novos Parte 2
  • Publicando uma Postagem – TUb Novos Parte 3
  • Editar seu Perfil – TUb Novos Parte 4
  • Elementos da Página – TUb Novos Parte 5

Lendo esses artigos você irá aprender o que há de mais importante nos menus do Blogger e como fazer as configurações básicas de seu blog.

 

O Layout de seu Blog – Templates, Gadgets e outras partes.

Você já cuidou de pensar sobre o conteúdo de seu blog e já está familiarizado com os serviços do Blogger, agora vai querer melhorar o layout, o visual de seu blog. Essa é uma tarefa que vai demandar tempo e paciência. Existem milhares de templates gratuitos e de grande qualidade criados por outros usuários e designers, mas achar o que melhor se adapta ao seu desejo e tipo de conteúdo é bem complicado.

Recomendo dois três sites para você procurar um modelo de Template para o seu blog, mas existem milhares – aqui mesmo temos um marcador só para recomendar layouts e te ajudar a procurar: Modelos de Templates. Procure também em:

 

Para aprender mais sobre templates e saber como trocar o layout de seu blog, siga estes tutoriais:

 

Você vai precisar incrementar seu blog e cuidar da navegabilidade dele e para isso terá de usar Elementos de página, que são conhecidos como Gadgets. Eles compõem a barra lateral de seu blog, com menus, marcadores, imagens etc; e são muito importantes para a interação dos visitantes com o seu conteúdo.

Se você está seguindo as dicas e tutoriais aqui apresentados, já leu e sabe como modificar esses gadgets – Elementos de Pagina – TUb Novos Parte 5. Existem elementos padrões do Blogger e algumas recomendações que fazemos, que você deve conhecer e usar aqueles que forem mais adequados para o seu blog, então leia também:

 

Com essas dicas e tutoriais você terá um bom começo para o seu blog e não terá dificuldades para implementar o que desejar para este serviço. Recomendo também que acompanhe nossas atualizações pelo Feed. Temos sempre novos artigos todos os dias que poderão ajudar você a ter um blog cada vez melhor e conseguir se manter por muito tempo no ar.

.

6 Comentários

  1. Ninha,

    Acredito que bast você mudar as configurações de data de seu template para que encontre a mais adequada.
    Seria bom entrar em contato com quem criou o seu template para ver o que é melhro ser feito.

    Responder

  2. Se eu tivesse encontrado seu site há dois dias… Foram horas e horas sem saber se eu sentia raiva ou se chorava de desgosto. Estava totalmente perdida! ahahaha

    Responder

  3. Parabéns pela iniciativa… é sempre muito bom encontrar pessoas dispostas a ajudar quem está começando!!!

    Responder

  4. Parabéns pelo incentivo Marcos e acredite que todos Lemos sempre que podemos. =D (foi infame mas vale o agradecinemto).
    Desculpe o trocadilho.
    O bom trabalho deve ser reconhecido.
    Parabéns mais uma vez.

    Responder

  5. oi queria agradecer a esse sait pois ele me ajudou de iniciante para intermediario,antes estava começando agora meu blog é um dos mais acessados entre os meus concorrentes.valeu e obrigado novamente

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.