Tutoriais e Dicas para criar Blog [ Iniciantes ]

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Quebra-cabeças Resolvi reunir em um único artigo uma lista de dicas e tutoriais para quem quer ou está começando a criar um blog na plataforma da Google, o Blogger. O [ Ferramentas Blog ] já publicou centenas de artigos justamente para ajudar quem quer ter um blog de qualidade e agora vou tentar organizar essas informações para facilitar a vida de quem está começando, para que consigam encontrar o fundamental aqui.

 

Sem conhecer o que vem a seguir e que estamos indicando nos tutoriais para iniciantes, ter um blog seria uma tarefa bem mais difícil e até impossível. Comece sempre pelo início.

 

Introdução – como começar bem.


Antes de se começar um blog ou logo no início, a coisa mais importante a se fazer é definir uma linha de ação. Um blog tem que ter objetivo e ter claro qual o nicho que irá abordar, qual o assunto principal. Tudo o que se faz em um blog é em função de seu conteúdo e do assunto principal. Isso é importante para se definir qual é o seu público alvo, a linguagem adequada para abordar o assunto e quais serão as palavras-chave que comporão seus artigos para atrair visitas.

 

Assim, comece pesquisando. Um blog de qualidade começa com pesquisa e é importante conhecer quem serão os seus concorrentes, quem são os grandes blogs em sua área e o que eles têm feito.

Ter um blog é uma tarefa árdua e difícil. Não falo isso para desanimar, mas para que você tenha a exata idéia do que irá enfrentar e do tempo que vai precisa para se dedicar todos os dias na criação de seu conteúdo, elaboração do layout e interação com redes-sociais. Assim, para ver o que vem pela frente leia:

 

Criando um blog e primeiros passos.

Após definir qual será o tema principal de seu blog e a sua forma de atuar, é importante aprender a usar bem os serviços e ferramentas disponíveis na plataforma Blogger. Acredito que o Blogger seja o melhor serviço para se criar e manter um blog, especialmente pela funcionalidade e praticidade oferecidos. Atende a usuários médios e avançados, sem contar com o fato de se estar dentro dos servidores da Google – um grande passo para uma boa indexação (acredito eu!).

Para começar bem, temos uma série de artigos: TUb – Tutorial de Utilização do Blogger:

  • Tutorial de Utilização do Blogger – Preambulo
  • Cadastrando um Blog – TUb Novos Parte 1
  • Painel do Blogger e Layout – TUb Novos Parte 2
  • Publicando uma Postagem – TUb Novos Parte 3
  • Editar seu Perfil – TUb Novos Parte 4
  • Elementos da Página – TUb Novos Parte 5

Lendo esses artigos você irá aprender o que há de mais importante nos menus do Blogger e como fazer as configurações básicas de seu blog.

 

O Layout de seu Blog – Templates, Gadgets e outras partes.

Você já cuidou de pensar sobre o conteúdo de seu blog e já está familiarizado com os serviços do Blogger, agora vai querer melhorar o layout, o visual de seu blog. Essa é uma tarefa que vai demandar tempo e paciência. Existem milhares de templates gratuitos e de grande qualidade criados por outros usuários e designers, mas achar o que melhor se adapta ao seu desejo e tipo de conteúdo é bem complicado.

Recomendo dois três sites para você procurar um modelo de Template para o seu blog, mas existem milhares – aqui mesmo temos um marcador só para recomendar layouts e te ajudar a procurar: Modelos de Templates. Procure também em:

 

Para aprender mais sobre templates e saber como trocar o layout de seu blog, siga estes tutoriais:

 

Você vai precisar incrementar seu blog e cuidar da navegabilidade dele e para isso terá de usar Elementos de página, que são conhecidos como Gadgets. Eles compõem a barra lateral de seu blog, com menus, marcadores, imagens etc; e são muito importantes para a interação dos visitantes com o seu conteúdo.

Se você está seguindo as dicas e tutoriais aqui apresentados, já leu e sabe como modificar esses gadgets – Elementos de Pagina – TUb Novos Parte 5. Existem elementos padrões do Blogger e algumas recomendações que fazemos, que você deve conhecer e usar aqueles que forem mais adequados para o seu blog, então leia também:

 

Com essas dicas e tutoriais você terá um bom começo para o seu blog e não terá dificuldades para implementar o que desejar para este serviço. Recomendo também que acompanhe nossas atualizações pelo Feed. Temos sempre novos artigos todos os dias que poderão ajudar você a ter um blog cada vez melhor e conseguir se manter por muito tempo no ar.

Já pensou em ser um(a) Blogueiro(a) mais Profissional?

Está cansado(a) de ser um blogueiro mediano(a) e que não tem resultados com seu Blog, não ganha dinheiro e não recebe as visitas que gostaria?

Você chegou aqui procurando como aprofundar seus conhecimentos em Blog, como Ganhar Dinheiro com seu Blog, aplicar as melhores técnicas de SEO, divulgar seu Blog e fidelizar seu público alvo. E posso te ajudar com essas coisas e muito mais, elevando o nível de qualidade do seu projeto.

Desenvolvi um curso completo, totalmente online, cobrindo tudo o que é necessário para um Blog atingir seu potencial máximo, detalhe por detalhe, que vão te tornar um Blogueiro de Elite:
  • Técnicas de produção de conteúdo
  • Fidelização do Público alvo
  • Divulgação e Técnicas de SEO
  • Métodos e técnicas de Monetização
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esta é sua chance de ser mais profissional e ter um blog eficiente, completo e que pode ser sua fonte de renda permanente. Sou Blogueiro desde 2007 e condensei todo este conhecimento dentro do curso Blogueiro de Elite para entregar a você.

6 Comentários

  1. Ninha,

    Acredito que bast você mudar as configurações de data de seu template para que encontre a mais adequada.
    Seria bom entrar em contato com quem criou o seu template para ver o que é melhro ser feito.

    Responder

  2. Se eu tivesse encontrado seu site há dois dias… Foram horas e horas sem saber se eu sentia raiva ou se chorava de desgosto. Estava totalmente perdida! ahahaha

    Responder

  3. Parabéns pela iniciativa… é sempre muito bom encontrar pessoas dispostas a ajudar quem está começando!!!

    Responder

  4. Parabéns pelo incentivo Marcos e acredite que todos Lemos sempre que podemos. =D (foi infame mas vale o agradecinemto).
    Desculpe o trocadilho.
    O bom trabalho deve ser reconhecido.
    Parabéns mais uma vez.

    Responder

  5. oi queria agradecer a esse sait pois ele me ajudou de iniciante para intermediario,antes estava começando agora meu blog é um dos mais acessados entre os meus concorrentes.valeu e obrigado novamente

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.