Um blog pode tratar de vários assuntos?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

escolher-nicho-blog Há sempre um embate entre blogs de nicho, de temas específicos, com os blogs de variedades ou até se blogs de nicho podem publicar sobre outros assuntos. Quando criamos um blog é preciso ter objetivos claros do que queremos a longo prazo, mas o conteúdo do blog é seu e você tem liberdade de publicar como quiser. Mas o que é mais eficiente: publicar sobre tudo ou sobre uma única coisa?

Sempre recomendo aos meus leitores que sigam pelo caminho mais fácil do nicho, criar um blog (seja no Blogger ou no WordPress) com um tema específico, focado num público bem definido. De preferência sobre um tema que você domine ou goste muito.

Mas existem outras possibilidades e depois quero ler sua opinião nos comentários:

  • Blogs de Variedades / Blogs de opinião geral
    Para esses dois modelos de blogs é perfeitamente aceitável que se trate de vários assuntos, sem uma linha editorial padrão, sem a necessidade de continuidade ou sequência. Essa é a escolha do autor, mas é preciso mais dedicação em divulgação.

 

  • Blogs Pessoais
    É possível tratar de vários assuntos segundo o interesse e desejo do autor, mas nesses casos alguns poucos temas irão prevalecer sobre outros. Esses serão os temas preferidos do autor do blog. Eu mesmo tenho um blog pessoal – http://www.lemosideias.com – onde escrevo sobre diversos assuntos, publico meus vídeos do Vlog e escrevo mais livremente. Mas não é um blog de variedades. Blogs pessoais tendem a ter uma linha editorial ou seguem um padrão

Nesse casos acima, tratar de vários temas e assuntos não há problema, mas há dificuldades, especialmente para cativar um público, gerar credibilidade a longo prazo e conseguir divulgação constante e sempre eficiente. Sem contar com as dificuldades de contextualização e aplicação de técnicas de SEO.

Blog-blogger-wordpress-varios

Blogs de nicho tendem a ser mais fáceis de administrar, organizar conteúdo e fidelizar o leitor. Conseguem mais rapidamente modelos de monetização adequados. Crescem de forma mais consistente e é mais fácil planejar a longo prazo

  • Blogs de temas específicos
    O melhor nesse caso é sempre criar um blog mais direcionado e esses tendem a ser mais consistentes e mais fáceis de administrar e até de monetizar. Mas mesmo aqui é possível tratar de assuntos secundários ou complementares, que circundo o tema principal.

Aqui no [ Ferramentas Blog ] acabo tratando sobre redes-sociais, um pouco de política e outros temas que orbitam o meu tema principal. É até possível, se eu quiser, tratar de temas completamente diferentes do foco do blog – mas que seja um caso eventual, raro. Isso é útil para mostrar ao seu público quem é você, o que você gosta e pode servir como forma de interagir mais com seus visitantes.

Mas o que vale mesmo é ter isso em mente: O blog é seu e você publica o que quiser, como quiser e quando quiser. É bom ter um público – pra isso criamos um blog – mas a casa ainda é sua!

Artigos complementares e úteis:

.

25 Comentários

  1. Olá, o meu é mais um blog sobre um único tema (a felicidade). Mas como tento apresentar estudos e a sua aplicação prática no dia-a-dia, acabo por colocar também outros assuntos, tentando sempre relacioná-los com a temática principal.

    Responder

  2. Tenho dois blogs. Um pessoal (Uma Questão de Perspectiva), que mantenho desde 2006, e outro de nicho (Administrologia), focado em assuntos ligados a Négocios e Organizações.

    É verdade o que você escreveu: "Blogs pessoais tendem a ter uma linha editorial ou seguem um padrão". Percebi, ao longo desses quatro anos, que o Uma Questão de Perspectiva caminhou em direção a dois assuntos principais: 1) Religião & Cristianismo e 2) Administração.

    Quando decidi acompanhar o [Ferramentas Blog] percebi a conveniência que seria separar o tema Administração em um segundo blog. Então criei o Administrologia.

    Excelente postagem.

    Responder

  3. Muito bem explicado.
    Lá no RB, eu publico dias, tutoriais e etc., mas gosto, às vezes, de váriar um pouco e ampliar os assuntos em diversos temas.
    É importante que o blog tenha um nicho principal, um assunto que sempre falará, mas, variar as vezes é sempre bom e é o que eu faço no RB.
    Isso é o que eu acho.

    Forte abraço!

    Responder

  4. Meu Blog é bem específico, já começando pelo nome "MUNDO DA DANÇA", é um assunto que eu entendo e gosto muito. Mesmo assim senti a necessidade de montar um outro blog que trata do mesmo nicho, só que de uma forma diferente. O "NOTÍCIAS EM DANÇA" para tratar só das informações de notícias e acontecimentos, enquanto o MUNDO DA DANÇA é um espaço para aprendizagem e pesquisa.

    Roger Dance

    Responder

  5. Blogs de nicho realmente são mais fáceis de administrar e mais do que isso, postando regularmente e com conteúdo relevante a tendência é que o crescimento de leitores aconteça naturalmente.

    Acredito que existam dias certos para publicar algo que não tenha tanto a ver com o tema do blog, no caso do Só no Boteco todas as sextas publicamos vídeos em sua maioria voltados ao assunto do blog, mas isso não impede de uma sexta qualquer postar um vídeo sobre algum assunto diferente.

    Concordo com o fato de que o blog é de seu autor, porém, é importante não perder o foco para não perder leitores, pois o blog também é deles.

    Renan

    Responder

  6. Bom,eu tenho um blog de variedades,não faz muito tempo que tenho,mas eu já estou tendo um bom retorno…sou muito tagarela e sinto a necessidade de falar de tudo um pouco (dentro das coisas que gosto e entendo um pouco)…realmente é muito difícil você conquistar leitores,mas com esforço e dedicação você chega lá…bjkixx

    Responder

  7. O meu blog visa tratar de assuntos ao meu nicho, no qual está a direcionado a jogos, bom sempre publico coisas relacionadas ao jogo, mas quando preciso publicar algo que não está muito relacionado ao assunto (por exemplo um programa para tira screenshots personalizadas enquanto joga), eu tento direcionar o máximo o possível para o jogo e até beneficiar meu próprio blog e os demais leitores(Se eu tenho um botão de para enviar screenshots sobre o assunto relacionado ao artigo, assim quando publico um artigo falando sobre um programa do tipo, logo eu quero beneficiar o conteúdo do meu blog e fortalecer o leitor a continuar a frequentar o mesmo).

    eu acredito que a interação com o leitor deve ser um ponto fundamental para um conteúdo de excelência, por isso manter seu foco e seu objetivo firme é o primeiro passo para se ter um blog com conteúdo de qualidade.

    Responder

  8. Ótimas dicas. No meu blog, o Coerência Imparcial escrevo muitas dissertações, mas tenho um foco que é proporcionar ao leitor informações que o ajudarão a criar a sua própria opinião a respeito de determinado assunto, ou seja, trato de assuntos variados, desde rock até política.
    É um mais complicado de torná-lo "pop", mas tenho tido paciencia, até mesmo para distribuir os links pelos agregadores e estou sempre visualizando as estatísticas do blog, enfim, é gratificandte ver o nº de visitas aumentando.

    Responder

  9. Você é ótimo com suas dicas.
    Isso serve e muito de exemplo para muitos "novatos".
    Eu criei meu blog fazendo parte de um grupo, o Grupo VIA7.
    O responsável chefe pelo grupo desenvolveu um template para o meu blog, o Portal VIA7, mas eu achei que ficou meio "nada a ver" com o tipo de texto que quero abordar.
    A escolha "visual" do blog é super importante na hora da criação do blog, seja ela personalizada, simples, pode ser qualquer uma, desde que haja sentido para o blog.
    O meu blog trata sobre TV, e eu gostaria de saber se você têm sobre sua autoria ou conhece um bom site que nos ajude a fazer tal template para o blog. Você até poderia, num passo-a-passo, ensinar a criar um template. Deve ser difícil, mas vc é o "cara".
    Aguardo sua resposta, obrigado pela atenção.
    Caso queira visualizar ele, é portalvia7.blogspot.com . Os artigos são "testes".
    Caso eu tenha cometido algum erro, desculpe-me, revisei 3 vezes*

    Responder

  10. Mais uma perguntinha.

    Baseando no trecho em que você diz: "… o que você gosta e pode servir como forma de interagir mais com seus visitantes."
    Um blog informativo deve tratar seu "visitante" de forma "interativa", responde suas dúvidas/perguntas de uma forma amigável ou um "imparcial", não dá este tipo de intimidade para seu leitor, acabando assim, apenas informa-lo e se ele quiser, volta outras vezes?

    Responder

  11. Eu sempre quis saber mais sobre esses tipos de escolhas.
    No meu caso eu me concentro mais no meu nicho, eu procuro postar algo que esteja sempre relacionado com a TECNOLOGIA. Colocando notícias, dicas e outras coisas.

    Responder

  12. @Via7,
    Seu primeiro comentário já tem resposta em algumas dezenas de posts que publiquei aqui. Vale a pena procurar em meus marcadores de conteúdo.

    Sobre a segunda pergunta no outro comentário, a forma como você irá interagir com o seu público fica a seu critério e de acordo com o seu gosto. Veja o que é melhor para seu blog.

    Responder

  13. Matéria interessante,

    Eu tenho um blog ja acerto tempo, 2 anos e uns meses para ser mais exato, ele se chama interessantte, posto tudo que ao meu ver possa chamar a atenção e o gosto dos internautas.

    Separo os assuntos diversos por categorias, e mesmo que ele não seja um blog com um assunto específico, ele tem sim um 'objetivo' específico, que é divertir, educar e ampliar o conhecimento dos internautas que o visitam.

    Parabéns pela sua matéria, grande abraço.

    Responder

  14. Eu comecei um blog realmente pensando em postar nada definido, varios assuntos mesmo, e vi algumas opinioes e dicas ,dizendoque blog deve ter um tema só. Fiquei chateada e desanimada, mas quer saber, eu vou continuar meu blog, que é meu legado…gostem ou não, eu não posso dessitir de tentar.

    Responder

  15. Excelente artigo! Bom eu criei meu blog com a finalidade de monetização, às vezes coloco artigo que estão relacionados com o motivo do blog que é ganhar dinheiro com internet, pois sei que devemos focar em nosso objetivo. Obrigado pela dica, sei que é preciso ser cautelosa para não misturar as coisas. Sucesso hoje e sempre! Forte abraço!

    Responder

  16. Meu blog tem como assunto tema a vida das celebridades, como uma coisa pucha a outro, também escrevo um pouco sobre música, e vi que quando postei sobre livros, filmes e moda, os leitores gostaram, e desde então continuei. Acho que um blog pode relatar vários assuntos, desde que não fique algo cansativo e exagerado, no pensamento "postar por postar" O.o.

    Aproveitando o comentário, parabens pro FB. Os textos daqui são bem explicativos

    Responder

  17. Estou sempre procurando me informar sobre como criar um blog, e pra ser sincera, eu nem ao menos sabia que tinha essas definições para os blogs. Agora vai ser mais fácil criar o meu blog e procurar informações a respeito. O seu blog é ótimo e me ajudou muuuito. Obrigada.

    Responder

  18. Oi Marcos, muito bom seu blog, que bom saber que posso falar sobre de tudo um pouco do meu jeito. Também cheguei a desanimar quando vi que muitos especialistas recomendam um só tipo de blog. Preciso criar algo mas que o pessoal encontre com mais facilidade o tema que eles procuram.

    Responder

  19. Olá Marcos!

    Tenho um blog de informática e tecnologia e já faz quase um ano que comecei a publicar resenhas de filmes e livros nele. Essas postagens vem dado bons resultados. Na sua opinião, já que está dando certo eu deveria deixar do jeito que está ou deveria criar um blog só para as resenhas de filmes e livros, já que eles não têm nada a ver com informática e tecnologia? Qual dessas opções seria melhor para visitas, SEO e ganhos com anúncios de afiliados?

    Responder

  20. Tô querendo reiniciar meus projetos de criação de conteúdo e divulgação de ideias, informações, etc. Num contexto geral, compartilhar seria o termo correto. Mas tenho esse enorme dúvida em como começar, visto que gosto de diversos assuntos, entre eles, informática, tecnologia, saúde, alimentação, culinária, esportes, música e cultura. Por aí vai…
    Alguma sugestão?

    Responder

    • Matheus.

      A melhor dica que posso dar nesse caso é que você pesquise sobre esses assuntos que você gosta e comece a criar conteúdo, só pra você, dentro do seu PC mesmo, sem divulgar. Veja qual você sentirá mais facilidade e qual você consegue delimitar melhor o assunto, focado num público alvo claro.

      Responder

  21. Tenho um blog que eu falava sobre concursos públicos e assuntos relacionados à educação, porém resolvi mudar de nicho. Já que meu blog tem meu nome mesmo (Fredson Santana) comecei aos poucos publicar assuntos relacionados à tecnologia e fazer reviews, será que essa mudança, no futuro dará certo ou poderei perder o ranqueamento?

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.