Usando Fóruns de Debates para atrair mais visitantes

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

balao-dialogo Continuando os artigos sobre Redes Sociais e interação na Internet, agora é a vez de tratarmos da importância dos Fóruns, onde podemos encontrar o maior número de informações sobre um determinado assunto (seu nicho), encontramos pessoas interessadas no que temos a dizer e é um ótimo lugar para conhecer a opinião de outros, atrair visitas e melhorar o seu blog.

 

Uma das coisas mais importantes para qualquer blogueiro é a pesquisa. É extremamente relevante estar sempre pesquisando e aprendendo mais sobre o tema que você escolheu abordar em seu blog. Seja qual assunto for, esse tipo de pesquisa tem que ir além das meras buscas no Google ou as visitas às mesmas páginas e blogs que você está acostumado. Só se descobre coisas realmente novas e boas onde as pessoas estão debatendo sobre aquele tema e assunto específico.

 

Artigos que podem ajudar a aprofundar:

 

Os fóruns, sites e comunidades de debates são a grande fonte de conhecimento hoje, seja sobre o que for. Você pode ter um blog de piadas e humor ou mesmo um sobre medicina nuclear, sempre têm pessoas debatendo sobre isso, trocando idéias e informações, fontes, artigos, trabalhos acadêmicos, notícias, vídeos.

Se você tentar encontrar tudo sozinho, nunca vai saber o que realmente é bom e vale a pena ler ou aprofundar. Isso é essencial também para manter-se informado, sabendo o que está sendo tratado no momento e o que as pessoas estão procurando. Assim, participar dos Fóruns é uma garantia de que seu blog sempre estará antenado com as novidades.

 

Outra coisa importante é que, só se aprende a escrever bem, quando lemos muito e quando treinamos nossos argumentos em debates, conversando com outras pessoas. Os Fóruns são lugares de se escrever de forma condensada e rápida, o que ajuda a organizar melhor as idéias e facilitar a troca de informação. Este formato é muito parecido com o estilo dos blogs e dos artigos que se publica. Por isso é um ótimo lugar para praticar escrever em seu blog.

 

O que recomendo.

yahoo-respostas-logo O site existe a mais tempo, mas é novo para mim. estou usando a pouco tempo e tem me ajudado muito a encontrar mais material para publicar aqui no [ Ferramentas Blog ]. Trata-se do Yahoo Respostas: é um formato bem prático e objetivo, onde as pessoas publicam suas dúvidas sobre o que quiserem por alguns dias e outros podem responder e interagir.

A diferença disso para um Fórum comum é que tem um tempo determinado para a pergunta ficar esperando respostas e as respostas podem ser classificadas, as pessoas ganham pontos com as participações (o que gera uma reputação para sua atuação) e o principal objetivo não é debater e sim chegar a uma resposta, encontrar uma solução.

 

Recomendo não só para você tentar responder perguntas, mas também para colocar suas questões lá para ver o que outros pensam sobre certos temas. De certa forma é uma Rede Social, pois você acaba conhecendo pessoas que são mais atuantes, troca-se pontuações e há uma certa “disputa” em alguns assuntos para ver quem consegue as melhores respostas.

Link: http://br.answers.yahoo.com/

 

De tudo o que uso, gosto muito das comunidades do Orkut. No Orkut você encontra de tudo (muita porcaria também), e existem comunidades sérias tratando de temas relevantes e, com certeza, tem várias que tratam do que você escreve em seu blog. Lá você encontra pessoas não só que têm dúvidas, mas muitas mais dispostas a aprofundar todo tipo de assunto e levar o nível do debate até às questões mais profundas.

Eu participo de algumas e um exemplo é das que tratam do modelo de celular que tenho. Sem essas comunidades, mesmo tendo lido todo o manual, eu nunca teria aprendido a usar meu celular de forma tão satisfatória, seja para questões simples sobre como economizar mais a bateria, até sobre a conservação do aparelho e quais os melhores aplicativos para instalar e usar.

 

redes-sociais02

 

No Orkut tenho outras formas de apresentar meu blog como uma fonte de ajuda para blogueiros perdidos. Aprendo mais sobre quais são os assuntos relevantes para a blogosfera no momento e descubro quais são as principais dúvidas de meus visitantes ou do meu público alvo. Também é uma ótima forma de interagir com as pessoas, mesmo que eu não adicione na minha lista de contatos – não adiante mandar convite, eu não aceito amigos de Orkut. Mesmo assim, tenho ótimos contatos nestas comunidades e são grandes parceiros para vários assuntos, como meus temas sobre exegese bíblica e teologia, que é minha área de conhecimento.

 

Eu já apresentei o Grupo de Ajuda o Blogger, que é um tipo de fórum onde as pessoas podem debater, conversar e trocar informações sobre o uso de nossos blogs. Como este, existem outros milhares sobre todo tipo de assunto, principalmente sobre informática. Descobri os fóruns quando eu estava na faculdade e participei de dezenas deles até mesmo para fazer resenhas de livros e artigos.

Os Fóruns são a primeira versão dessa chamada “internet 2.0” onde as pessoas usam prioritariamente para trocar informações e encontrar outras pessoas que gostam do mesmo assunto. Existe esse modelo até com e-mails, como o Yahoo Grupos, que é um bem popular e que reúne a maioria dos que conheço (inclusive uso um desses para reunir amigos) – Link: http://br.groups.yahoo.com/.

 

A função do Fórum principal é a troca de informações, mas o seu uso é variado, funcionando até como rede social. Mesmo assim é uma ótima ferramenta para se aprender mais e se aproximar daquelas pessoas que estão constantemente produzindo sobre um assunto específico e compartilham isso com outros.

Pesquise e encontre o Fórum d Debates ideal para o seu nicho e use como fonte de conhecimento e troca de informações. Essa pode ser a
sua oportunidade de se firmar como influência no seu tema.

.

3 Comentários

  1. Pingback: Tutoriais e Dicas – criar Blog [ Intermediários ] | [ Ferramentas Blog ]

  2. Pingback: Dicas para Blogger Blogspot – Como criar um Blog no Blogger | [ Ferramentas Blog ]

  3. Pingback: 3 Passos para uma Divulgação mais eficiente do seu Blog | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.