Usando links internos e externos nos artigos do seu Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

the-links-placaPropus um desafio para blogueiros, chamado #7Links (ainda pode participar): criar um artigo com indicações de links sobre o conteúdo do blog e até linkando outro blog. Esse modelo serve como aprendizado sobre a importância do uso de links internos e de links externos na hora de criar um artigo ou post. Considero isso de extrema importância na hora de criar conteúdo.

Nem preciso repetir aqui que o conteúdo de um blog é a coisa mais importante para que sua atuação na Blogosfera dê resultados satisfatórios. Mas reconheço que essa é a tarefa mais difícil, especialmente para quem quer manter um blog sempre original.

Convidei todos que visitam o [ Ferramentas Blog ] a criar um artigo, denominado “Desafio #7Links”, cuja idéia é bem simples, quase no formato de um Meme, com links que revisitem seu blog e sua atuação na web.

A estrutura de um artigo bem escrito para um blog passa necessariamente por citar outros artigos e outras fontes, sejam internas ou externas. Daí nascem as parcerias espontâneas que prego tanto aqui, melhoram a navegabilidade de seu blog e ampliam o conhecimento e a troca de informações.

É indispensável para um bom post, sobre qual assunto for, citar o que outros já falaram sobre aquele tema (quando pertinente), mostrando que seu blog pode ajuda o leitor a encontrar mais coisas interessantes para ler.

Esse Desafio #7Links, mesmo sendo para entreter e interligar os blogueiros numa ação conjunta, é o modelo básico para sabermos criar bons posts, usando essa técnica de “linkagem” (aportuguesar a palavra “Link” é complicado, rs!).

mao-mouse

Linkar pode favorecer seu Conteúdo

Um cuidado que poucos têm é em indicar conteúdo interno de seu blog nos artigos que publica. Isso é um erro, pois faz piorar a qualidade das visitas (alta taxa de rejeição e baixo tempo de permanência do visitante) que seu blog recebe.

Ter o hábito de citar seus próprios links, mostrando que seu conteúdo tem um relação interna, ajuda na fidelização dos leitores. Eles vão conhecer mais o que você faz.

Outro ponto importante é que seus artigos mais antigos continuarão sendo visitados, lidos e comentados. Quem fez a experiência do desafio #7Links pode verificar as estatísticas e ver como aqueles links citados foram visitados. Isso forçará você até mesmo a reformular seus posts mais antigo, se precisar.

Linkar é a melhor forma de parceria

Já publiquei um vídeo inteiro só sobre esse tema de parcerias. Muitos blogueiros (praticamente todos) pensam que troca de banners e links na barra lateral (sidebar) é parceria e que isso vai atrair visitas. Mas essa não é a forma mais eficiente de conseguir links, nem é o modelo mais recomendado de Link Building.

Citar o link de outros artigos lidos em outros blogs e sites, nos ajuda a ampliar os debates, citar informações que concordamos ou discordamos, bem como oferecemos ao nosso visitante/leitor, a possibilidade de ver uma outra opinião.

Há sempre o medo de se perder visitas ao indicar o conteúdo de outros, mas é bem o contrário. Na maioria das vezes o seu conteúdo também será citado e indicado por aquele outro blog e até por outros e isso vai atrair visitas mais consistentes, de melhor qualidade.

Outros artigo relacionados:

.

9 Comentários

  1. Comecei a fazer isso e ajuda muito a manter a pessoa no blog. Dá uma impressão de maior organização, e não é so a impressão.

    A idéia de indicar conteúdos de outro blogs também é ótima, enrriquece o próprio artigo que está sendo publicando.

    abraço

    Responder

  2. acho que meu principal defeito como blogueiro é o assunto deste tutorial, faço links internos e as vezes externos, mas sei que poderia melhorar muito nesta area

    Responder

  3. Achei interessante a dica e sempre posto a informação da fonte em que foi feito. agora queria perguntar, os marcadores, já não seriam um tipo de sublink para as postagens.? Porque as vezes sinto que quando estou lendo algo, e me dão um link no meio da leitura, há perda de foco, e na internet para as pessoas se perderem em labirinto é tiro e queda…

    Parabéns pelo seu blog !!! Obrigada pelas dicas

    Responder

  4. Marcos, você considera qual número ideal de linkagens de outras postagens?. Exagerar nestas linkagens pode trazer qual prejuizo perante o Google?

    Alguns blogs tem assuntos tao especificos e definidos que poderiam linkar 20 artigos em cada post. Isto seria um exagero e um prejuizo ao blog?

    Responder

  5. @Hugo,
    Não há um limite de links.
    O que vc deve pensar é que a quantidade de links nào atrapalhe a leitura do conteúdo e nào seja apenas um lugar para apontar para outros, sem conteúdo.

    Responder

  6. Pingback: Como usar Texto Âncora em seu Blog: Anchor Text | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.