Como usar o Google Analytics em português

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

mini-analytics Acompanhar as estatísticas de seu blog é uma questão de sobrevivência para o seu trabalho na blogosfera. Muita gente se preocupa em apenas acompanhar a quantidade de visitas diárias com contadores, mas isso é insuficiente para entender a qualidade dessas visitas e não te ajuda em nada na hora de avaliar seus artigos e a aceitação de seu blog. Mas alguns tem dificuldades com o inglês (idioma padrão do serviço) e mudando a configuração de idioma para português o uso fica mais fácil.

Já ensinamos aqui a importância de se usar o Google Analytics para acompanhar mais a fundo como se comportam seus visitantes quando chegam ao seu blog ou site. É possível saber detalhes importantes e avaliar se o seu blog está no caminho certo:

entrada-google-analytics

O endereço padrão do Google Analytics que você acesse é esse: http://www.google.com/analytics/

Essa URL acessa o painel e configura o idioma a partir das preferência de seu navegador de internet e mostra o texto já em português, mas isso não significa que vai acessar o painel de sua conta nesse idioma. Então você pode acessar direto a URL para português do Brasil: http://www.google.com/intl/pt-BR/analytics/.

Mas o mais garantido é ir direto para a página de login (entrada) já configurada para português e que não segue as configurações do navegador, sempre forçando a entrada em português, nesse outro link:

https://www.google.com/analytics/reporting/login?ctu=https%3A%2F%2Fwww.google.com%2Fanalytics%2Fsettings%2F%3F&hl=pt-BR

Com isso sua entrada, ao adicionar seus dados de acesso, forçará a configuração do painel para o português. Uma opção é entrar nessa URL e, antes de fazer login, salvar em seus favoritos.

Por fim, você pode fazer essa mudança de idioma já no painel do Google Analytics, depois de entrar em sua conta. Veja que no topo da página em inglês há um link chamado “Settings” no canto superior direito (como ilustra a imagem):

settings-google-analytics

Verifique se o idioma (“Languade”) está marcada a opção “Português (Brasil)” e role a página para clicar no botão “Save Changes”:

changes-google-analytics

Assim você poderá acessar o seu painel em todas as funções e recursos do Google Analytics em português, o que pode facilitar o seu entendimento das ferramentas e dados disponíveis sobre o seu blog. Dedique algum tempo explorando os menus para ver tudo o que é possível fazer e tirar proveitos dessas estatísticas e melhorar o seu blog.

.

5 Comentários

  1. Já sabia dessa dica, mas aqui no meu PC de casa toda vez que entro no analitics ele está em inglês, e o PTBR não pega só o PT/PT. Só acontesse aqui em casa nos outros pc fica memorizado o PT/BR.

    Responder

  2. é eu não sabia ! :S na tela de login sempre estava em portugues , mas depois que entrava ficava em ingles ! Sempre que entro no google Analytics fico de bom humor , pois é otimo ver que depois de tanto trabalho alguem está prestigiando o blog ; mais ainda quando essa visita é uma visita de qualidade !

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.