Verificando a indexação do seu blog no Google

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

palavras-chave-blog-indexar Para a sobrevivência de um blog ou site e para se conseguir muitas visitas de forma consistente, é muito importante estar indexado no Google e aparecer bem posicionado nos resultados orgânicos das pesquisas. Para conseguir é preciso, antes de tudo, ter tempo existência – leva tempo para o Google indexar um novo blog ou conteúdo – produzir conteúdo relevante com boas palavras-chave e gerar muitos backlinks – ter seu link sendo indicado em outros blogs e sites – provando sua relevância. São muitos os fatores que determinam a posição de seu blog nos resultados das buscas, mas como saber qual a sua posição nestes resultados?

 

Quando você faz uma busca no Google para alguma palavra chave de seu blog, em que posição seu link aparece dentro do resultado orgânico? Você pode verificar isso manualmente, uma por uma, mas existe um site que te mostrar todos esses resultados para várias palavras-chave ao mesmo tempo, indicando a sua posição na listagem do Google.

 

Google Ranking, uma indicação e Indexação.

gf-solucoes-logo Um blog que eu gosto muito, considero um grande parceiro, descobriu essa ótima ferramenta. Trata-se do GF Soluções, do Gustavo Freitas, que vai além de um metablog para ajudar blogueiros com tutoriais e dicas, mas é bem completo ao tratar sobre tecnologia, redes-sociais e tudo o que é pertinente para nós que nos aventuramos em tudo o que a internet oferece. Mas acho que o foco inicial do GF Soluções foi o WordPress.

 

Bom! O Gustavo publicou o seguinte artigo:

Que trata justamente desse site que faz uma busca completa no Google pelas palavras-chave de seu blog, segundo uma seleção prévia que você mesmo determina, e mostra qual a posição que seu link aparece nos resultados orgânicos de uma busca que seja feita usando tais palavras individualmente. Veja um exemplo de resultado que este site mostra na imagem abaixo:

 

resultado-palavras

 

Usei o robô, cujo link está indicado no artigo do GF Soluções e pesquisei a posição de meu blog nos resultados do Google para duas palavras-chave: “ferramentas blog” e “ajuda para blog”.

 

Este serviço é particularmente interessante para mediar o quanto você conseguiu atingir de metas para sua indexação e para descobrir melhor quais palavras-chave precisam de mais atenção de sua parte nos artigos e conteúdos de seu blog. Recomendo que complemente o uso do Google Ranking com outros serviços mais específicos:

 

Nenhum blog sobrevive sem uma boa estratégia de uso para palavras-chave, que é a base de qualquer técnica de SEO. Conhecer e pesquisar esses serviços também pode ajudar você a preparar melhores postagens, ter mais idéias e agregar valor às suas páginas, bem como facilitar a busca de seus leitores pelo que eles desejam.

 

Veja mais sobre SEO e indexação:

.

3 Comentários

  1. Marcos Lemos,
    muito obrigado, não somente pelo link para meu blog, mas também pela descrição que fez dele,
    um grande abraço,
    Gustavo Freitas.

    Responder

  2. Boa tarde.
    Grata pelos ensinamentos.
    Gostaria de tirar uma dúvida.
    O robot do Google procura as palavras-chaves, localiza o meu blog e apresenta o resultado para o pesquisador.
    Esta procura do robot do google é considerado uma visita nos contadores (estatística) do meu blog ainda que o pesquisador não clique no link indicado no resultado da pesquisa?
    Ou seja, a busca do robot é uma visita no contador?

    Responder

    • Elisabete,
      Não. O robô é um conjunto de códigos de rastreamento e nào uma visita efetiva como a de uma pessoa. Não é contabilizado e não aparece nas estatísticas.

      Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.