Você bloga para vencer ou só para não perder?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Nem tudo precisa ser uma competição ou uma disputa e, de fato, nem sempre é mesmo. Mas existe uma competição que não podemos perder ou simplesmente não podemos nos acomodar e nos dar por satisfeitos: nossos objetivos e metas. Em se tratando do seu blog, você bloga para vencer ou já se rendeu?


Blogar não é uma tarefa fácil, em nenhum nível. Mesmo que seu blog seja apenas um passatempo, vai consumir dedicação, leitura e até estudo. É preciso interagir com outras pessoas nas redes-sociais, descobrir meios de divulgar mais eficiente seus posts e mantê-lo sempre atualizado.

Certa vez escrevi o post “Por que muitos de nós se conformam em ser medíocres?” e alguns até se ofenderam (e ainda se ofendem) por não entender que, mesmo quando não temos o objetivo de “ficar famoso”, não podemos nos conformar com o ser mediano, estagnado.

Blogging-maquina-blogar

Um pequeno nível de competição, até entre amigos é saudável e queremos algum tipo de reconhecimento para o que fazemos na blogosfera. Pode ser recebendo mais comentários nos artigos ou mais RTs no Twitter… e até conseguir mais citações e links em outros blogs.

Há muitas formas de medir o desempenho de seu blog e saber se você está vencendo ou se deixando vencer (Como analisar a importância e popularidade de um Blog), mas não podemos olhar apenas para dados estatísticos. O blog é seu, você faz o que quiser, como quiser. Suas metas e objetivos serão a forma mais eficiente de medir o tamanho de suas vitórias ou derrotas.

Mas se seus objetivos são um pouco maiores do que só passar seu tempo, então é melhor começar a trabalhar mais sério com seu blog, pois a blogosfera é grande e a competição é dura para todos.

.

9 Comentários

  1. Olá Marcos. Aborda questões muito interessantes neste artigo. Na curta vida do meu blog já passei pelos dois estados de espírito: quero vencer ou prefiro desistir.

    Somos muitos os que começamos com objectivos humildes para depois ficarmos um pouco "cegos" com ilusões de grandeza ao começar a seguir os grandes blogs.

    O desafio para mim no meio desta ilusão foi encontrar a minha paixão. Tive que descobrir de novo os meus verdadeiros motivos para blogar. Porque acabei por ficar obcecada com as estatísticas.

    Neste momento não acredito que exista assim tanta competição, pelo menos na blogosfera de língua portuguesa. Acho que ainda há muito espaço para crescer e não devemos ter medo de arriscar só porque existem já grandes blogueiros com muito sucesso.

    Acredito que se aprendermos a blogar por paixão não interessa se vencemos aos olhos dos outros. O que interessa é que tentamos e vamos estar sempre motivados para continuar a tentar. Por muito pouco sucesso que tenhamos neste momento.

    Um abraço

    Responder

  2. E como sempre seus pensamentos em divulgação é relevante. Talvez por isso é que muitos dos seus leitores ficam zangados, talvez por não entender as suas metas.
    E como está chegando o NATAL desejo-lhe uma comemoração com paz e alegria entre os amigos e familiares.
    Abraço

    Responder

  3. Concordo com você Marcos,
    Eu reconheço até que as vezes eu exagero no meu Blog.
    Eu já exagerei e retirei o que eu fiz.
    Estou tendo planos que são bem agradáveis.
    O único problema com os Blogueiros, é que eles acham que tudo esta nas mãos deles, sorte que eu não sou assim.
    Vi muitos Blogs como o seu para criar o meu.
    O seu, pra mim, foi o melhor.

    Responder

  4. Acredito que blogar pode ser um passatempo ou até mesmo um trabalho remunerado, e quem sabe os dois. A iniciativa deve ser voluntária. Deve-se dedicar um tempo ao blog. Quando o fazemos com força e persistência, de alguma maneira, estamos cotribuindo com o mundo, com a formação de ideias, com firmamento do direito de expressão…

    Responder

  5. Bom artigo, gosto da evolução do seu blog 😉

    Actualmente blogo por passatempo, mas normalmente só publico pequenos textos sobre algum programa ou videos e imagens que gostei e quero partilhar, antes tinha um blog que publicava artigos extensos, sobre diversos assuntos, tinha mais de 400 visitas diarias, mas como os dois bloggers comecaram comigo desistiram e eu ter que escrever artigos extensos de 2 em 2 dias e trabalhar por turnos nao deu, deixei o projecto morrer 😉

    Responder

  6. Sou novata e portanto seus artigos teem enriquecido muito o meu aprendizado. Tenho um humilde blog para experiência. Realmente não tem sido fácil! Ainda estou no estágio:nem uma coisa nem outra.
    Mas garanto que vou chegar lá! Por enquanto estou me empenhando em aprender!
    Obrigada, mais uma vez, Feliz Natal!

    Responder

  7. Acho que primeiramente deve-se servir. Ajudar, acrescentar, complementar. E depois colhe-se os frutos. A melhor maneira é onde todos ganham: Quem blog e quem lê!

    Parabéns Por este Blog.

    Responder

  8. Pingback: Curso: Como criar metas, se motivar e vencer obstáculos | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.