Você é um blogueiro anti-social?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

blog-antisocialAqui no [ Ferramentas Blog ] eu desempenho um papel observador, as vezes até privilegiado, de muitos blogs e seus autores. Já perdi a conta de quantos blogs conheci, mas fico triste em ver que muitos blogueiros assumem um papel insociável, anti-social. A internet é lugar de relacionamentos e interação, só que alguns insistem em se isolar. Aqui vai algumas observações e dicas para evitar esse caminho.
[Este post contém áudio]

 

Baseado no artigo: How unsociable is your blog?

 

Você pode ouvir esse post:

(Lembre-se de dar sua opinião sobre essa nossa nova opção)

 

Tenho percebido que os melhores blogs e aqueles que mais produzem conteúdo, fidelizam mais leitores e têm maior influência em seu nicho, são aqueles cujos autores dominam a arte dos relacionamentos.

 

Leia outros blogs

Quanto menos você ler, quanto menos pesquisar e se interessar pelo que outros estão fazendo, menor será a sua capacidade criativa, pior você escreve e pior é a qualidade de seu blog.

 

Você se interessa por outros blogs e lê, pesquisa e procura pelo que outros estão publicando? Quando encontra um artigo interessante, você comenta, retuita e recomenda?

É como apresentar-se para novos amigos: precisamos sair de nosso comodismo e ir ao encontro do outro.

 

Quando publicar, cite e link outros blogs

Ao se inspirar em alguém, blog ou post, cite e recomende para seus leitores, use links para outros artigos para ilustrar seu ponto de vista e enriquecer seu conteúdo.

 

Lembre-se que ao direcionar tráfego para outros blogs, se o autor daquele blog acompanha estatísticas no Analytics (por exemplo), saberá que você o citou. Ele poderá retribuir, conhecer seu trabalho, comentar e ampliar o seu debate incluindo você. Isso gera mais links, mais visitas e você ganha um amigo.

 

Amplie o alcance de seu blog

Nunca se feche e isole seu blog limitando-o às suas páginas. O blogueiro precisa constantemente ampliar horizontes e estender a capacidade de alcance do blog. As melhores ferramentas para isso estão nas redes sociais que funcionam como postos avançados de divulgação, mas principalmente de conhecimento.

 

Se o seu blog se faz presente nas mais diversas comunidades e redes, maior a sua capacidade de gerar visitas, fidelizar leitores e confrontar seu conhecimento. A internet está repleta de oportunidades, serviços e ferramentas para chegar cada vez mais perto do seu público.

 

"Quem não se comunica, se estrumbica"

chacrinha-redes-sociais-internetA lógica é simples: se você não fala com ninguém, ninguém responde nem fala com você. Criar um blog significa desejo por se comunicar, mas o blog não pode ser o único meio para tal. Existem e-mails, Twitter, Feeds, comentários, fóruns, eventos off-line e milhares de outras formas.

 

Ficar sentado esperando que os outros venham até você não funciona para nenhum blog em nenhum nível. Até os grandes blogs precisam procurar por sua audiência, marcar presença de alguma forma onde está o seu público. E só haverá resposta se você se propuser primeiro a ir ao encontro das pessoas.

 

"Tudo isso parece tão complicado…"

Se você leu este post e achou algo complicado, vá ao painel de administração de seu blog e DELETE, apague seu blog de vez. A lógica de se ter um blog e usar a internet não pode ser de mero usuário, sugador de informações. Para isso já existe a televisão.

 

A internet é uma grande rede social e é fundamental saber relacionar-se, fazer amigos e esforçar-se para ampliar suas relações com as pessoas e com o conteúdo que elas produzem e compartilham.

 

Recomendo que leia e aprofunde:

.

45 Comentários

  1. Concordo com sua opinião.. muitos simplesmente não gostam de comentar nos blogs que segue.. não me espanto em ver que ninguem costuma comentar os posts da pessoa que não se dá ao trabalho de deixar algumas palavras.. mesmo que fosse criticando, nos cantinhos que passeia.
    Parabéns pelo post.

    bjs da lua.

    =]

    Responder

  2. Oi. Adoro seu trabalho. Adorei a postagem. É só se colocar no lugar do outro que também adora receber comentários, sugestões e elogios. Ou então usar a regrinha do faça aos outros, o que gostaria que fizessem por vc. Meu Orkut andava abandonado, mas descobri que é uma fonte inesgotável para se relacionar de forma saudável e ao mesmo tempo divulgo meus blogs.
    Abraços

    Responder

  3. Se comportar como um anti-social na internet é uma atitude bem contraditória, convenhamos; o blog foi feito para abrir um novo conceito de autor/leitor para quem produz e fideliza conteúdo na rede mundial de computadores – de forma mais direta e "humana", de pessoa para pessoa – e seria, portanto, um desleixo bem incompreensível criar um blog pensando em deixá-lo aos caos pouco se importando em compartilhá-lo ou compartilhar de outras referências. Isso é evidente, óbvio, mas vamos pensar no inverso, no exagero: Tem autores de blogs que parecem estar mais preocupados com a quantidade de comentários, criar parcerias, ou deixar comentários completamente irrelevantes e repetitivos nos blogs alheios que com o seu próprio conteúdo, com a qualidade do seu próprio blog – isso, talvez, só para cumprirem com a "obrigação" de se socializarem.
    Tem que haver um meio termo, e se for para sermos a maioria socialmente incapaz de dizer algo mais que "seu blog é maneiro", antes sejamos anti-sociais.

    Valew, Marcos. Parabéns aÊ

    Responder

  4. Querido Marcos, eu, nunca tive o hábito de comentar em blogs. Seja por preguiça, falta de tempo ou até de inspiração. Sempre fui assim. Hoje tento mudar, inclusive aderindo à campanha Comente Mais do blog Das Gurias.

    Eu tenho a incrível mania de escrever muito quando comento e só comento quando acho o conteúdo intimamente interessante para mim, do contrário prefiro ficar quieta. Quanto ao restante citado, acho que sempre fiz um bom papel nesses quase 11 anos na blogosfera.

    Antigamente não era comum 'termos vizinhos' blogueiros. Era um espaço solitário. Ganhávamos alguns visitantes aqui e ali, mas nada que fosse de nos deixar viciados em estatísticas. Posso até perder leitores com isso? Sim… Mas ainda prefiro esse modo pessoal de escrever. Escrevo pra mim, por prazer… Se isso agradar e cativar outra pessoa, significa que meu texto foi suficientemente bom para tocar outra pessoa…

    Beijocas! Adorei o texto!

    Responder

  5. Você pegou pesado no final, eu creio que não sou anti-social. o/ kkk
    Mas tem muita gente que só tem o blog para relaxar, ou como um diário, que gosta quando vão pessoas, mas prefere se expressar para um benefício próprio. Nunca sugira a alguém para deletar um blog, nem todos entendem facilmente o que foi escrito. Por exemplo, tudo que você disse eu sabia, mas é porque faço, mas será que quem não faz e não sabia, entende com facilidade?

    Bom, aproveitando, seu blog é o melhor que conheço para blogueiros, eu assino, e gosto muito das novidades.o/
    Lembre que um bom relacionamento envolve diversidade, e sem preconceito com os anti-sociais, cada um tem seu blog e o faz como bem entender, não será pior que outros pelo número de pessoas. xD

    Responder

  6. Legal o assunto, faço já isso no meu Blog a muito tempo mas nunca mandaram gente para meu Blog o máximo foi plagiarem o meu… 🙁

    Responder

  7. Muito show integrar com áudio. Fica bem pautada a leitura. Obriga de certa forma a ler e interpretar sem sair pulando as virgulas.

    Responder

  8. Só faltou falar dos grupos ou nichos que são MUITO fechados/restritos, ou seja, se você não está no meio deles não é ninguém. A ignorância, falta de reconhecimento e a quase nenhuma humildade de outros blogueiros me fizeram ser mais fechado. Só falo com quem vem falar comigo.

    Abraço

    Responder

  9. Com certeza se relacionar bem na internet com outras pessoas é muito importante para ambas as partes, cria ainda mais motivação entre cada um para continuarem no ramo de blogagem, cumprir seu papel com responsabilidade e com a ajuda de todos.

    Sucesso!

    Responder

  10. Acho que quem cria um blog e coloca lá "só para pessoas convidadas" e diz ter um blog, é uma pessoa com problemas. Isso não é um blog. Penso que quando criamos um blog, demos o 1º passo para criar nossa própria rede social, sem a ajuda de nenhum outro recurso como o Google Buzz, Twitter, Facebook entre outros, e depois sim, desejamos que outros leiam. De forma geral não adiante querer algo mais para o blog se a pessoa não sabe ou não entendeu o que você disse, saber ser social. Muito bom o post. Parabéns!

    Responder

  11. Muito bom o post, ainda mais por já estar usando um recurso recomendado pela cartilha de redação para web do governo.

    Responder

  12. vai lá e deleta!

    ahahah, calma né? Também não é assim, eu tenho muitos amigos que chegam ao blog , tenho alguns leitores desconhecidos e vez ou outra visitas inesperadas, mas poucos interagem mesmo eu deixando todo mundo bem á vontade por lá. Isso tudo porém não me desanima…

    não deleto 😉

    mas, obrigada por suas dicas, seu blog é um dos meus preferidos .
    Abraço da Tin =D

    Responder

  13. Gostei muito do seu artigo, me identifiquei com ele pois se voçê não interagir hoje, voçê automaticamente esta morto.

    Responder

  14. Olá Marcos

    Tenho acompanhado seu blog e o seu canal no You Tube há algum tempo , e está de parabéns , pois tanto no canal como aqui no blog , você está reunindo muitas informações relevantes para todos os blogueiros , e o caminho é este mesmo , compartilharmos o nosso conhecimento a fim de gerarmos mais conhecimento.

    Fique com Deus amigo e cada vez mais sucesso pra você!!!

    Responder

  15. LOL

    Muito bom artigo, eu não costumo comentar em vários blogs, mas depois deste post eu denifitivamente vou ser mais ativo na blogosfera.

    PS: Este artigo, com o áudio, ficou muito maneiro!!!! Já pensou em fazer um podcast?

    Responder

  16. Marcos, sempre aprendo algo de novo com suas postagens, mesmo que eu não domine muito bem algumas ferramentas sugeridas. Sua visão está corretíssima, porque eu mesma comecei a perceber o quanto é importante participar de redes sociais. O único senão (e aí concordo com Antonio Ricardo, quando diz que muitos ficam preocupados com números e a qualidade do Blog fica num segundo plano)é a dificuldade para otimizar meu tempo disponível com estudo e pesquisas, acompanhar os blogs de outros colegas, comentando suas postagens, e, claro, aprimorar o meu próprio espaço.

    Sobre o áudio, é útil para quem faz outras atividades ao mesmo tempo. Prefiro a leitura, porque me concentro melhor.

    Abraços,

    Yolanda

    Responder

  17. Gostei da parte da comunicação…

    Quem se comunica deseja alcançar um objetivo

    ou pelo menos ser ouvido por alguém.

    O blog é o meio para publicar as mensagens

    mas por si só não faz milagre, tem que ter "conversa".

    Responder

  18. Concordo com quase tudo, exceto com a parte: "(…) vá ao painel de administração de seu blog e DELETE, apague seu blog de vez. A lógica de se ter um blog e usar a internet não pode ser de mero usuário (…)".

    A internet é sim uma grande "rede" (social em sua grande maioria), mas só porque uma pessoa não interage com outras pessoas/blogs e etc, não quer dizer que não possa ter um blog. Pode ser um blog pessoal, um blog de terapia, um blog para guardar experiências pessoais (como um diário online) e etc, isso não exige uma interação com outras pessoas na internet.

    E dizer à alguém, "se você não entendeu, delete seu blog", é algo muito forte na minha opinião, então, só pode ter um blog e usar a internet quem vai interagir com outras pessoas?

    Eu tenho à mim mesmo como exemplo, não sou anti-social, mas tenho certa dificuldade em expressar minha opinião e interagir em certas situações e sobre certos assuntos, e sei como isso é difícil.

    Gostei de ver que você incentivou as pessoas, com frases do tipo: "(…) precisamos sair de nosso comodismo e ir ao encontro do outro", "Nunca se feche e isole seu blog limitando-o (…)" e "O blogueiro precisa constantemente ampliar horizontes (…)", pois isso se aplica à pessoa e não se limita apenas ao blog e à internet, mas ao final falar que se a pessoa nao entendeu, deveria deletar o blog, foi totalmente desestimulante.

    Não sei se você se expressou errado ou se foi eu quem entendeu errado, mas para mim, essa frase (não o artigo) soou como uma discriminação à quem não é o que as pessoas consideram como: "sociável".

    Quanto à nova função, de ouvir o post como áudio, eu achei muito interessante, mas não muito útil, prefiro artigos escritos, pois ajudam à melhorar a leitura e a escrita.

    E, o player da página não funcionou, tive que baixar o áudio e, ainda assim ele não abriu no meu Windows Media Player 11, tive que usar o programa "Media Player Classic".

    E se posso dar uma sugestão: grave o áudio com o microfone um pouco mais distante da boca, e depois use algum programa de edição de áudio para aumentar o volume, pois dá para ouvir quando você engole a saliva nas pausas que faz em cada parágrafo, e isso é um pouco "incômodo".

    Bom, é isso o que eu acho.

    Forte abraço.
    Igor Sousa

    Responder

  19. O melhor do artigo foi "Se você leu este post e achou algo complicado, vá ao painel de administração de seu blog e DELETE, apague seu blog de vez". Eu comecei o meu blog sem saber muito dos recursos disponíveis. Segui muitas dicas e acompanho vários blog's (da minha área e de outras) e tenho que concordar com tudo o que foi colocado neste artigo. Parabéns.

    Responder

  20. Concordo com o que você escreveu.
    Manter um blog não é para todos.
    Muitas vezes, você acaba desanimando e desistindo, por não saber o jeito correto de atrair visitas e gerar tráfico de visitantes.

    Responder

  21. Eu dou graças por haver blogueiros como vc. Já tirei boas dicas daqui. Não poderia conhcer mais sobre personalização de blogs e internet em geral se não houvessem pessoas que quisessem repassar seus conhecimentos para quem não entende muito do assunto.

    Ótima postagem!

    Responder

  22. Sim Realmente é muito bom essa visão sua para algo simples mas que muitos se esquecem que trabalhamos com comunicação o tempo todo, e é horripilante entrar em algum site/blog, sem ter pelo menos um meio de contado ,nem que seja o espaço de comentários, creio que isso somente sera benéfico para o autor ver seu tópico/texto ser discutido e comentado.
    Somente complementa o que estava lendo no site na Helen.

    Responder

  23. Marcos,
    Respondendo as perguntas: "Você se interessa por outros blogs e lê, pesquisa e procura pelo que outros estão publicando? Quando encontra um artigo interessante, você comenta, retuita e recomenda?"

    Resposta para todas as perguntas: Sim. Atualmente, as ações mais executadas por mim na internet são: pesquisar, compartilhar e servir. E isto tem me rendido frutos de crescimento na blogosfera.

    Abraço a todos.

    Responder

  24. Marcos,
    a internet nos torna anti-sociais, pois ela nos tira do convívio de pessoas que estão ao nosso lado e nos levam para relacionamentos com pessoas que só vemos por fotos e vídeos, quando muito. Lemos textos sem expressão (a expressão facial do ser humano), e isso afeta em muito o relacionamento social necessário.
    Mas temos que lutar frequentemente contra isso e buscar transformar os amigos virtuais no mais real possível, seja com uma conversa por telefone, msn com webcam e outras tecnologias disponíveis.
    Recentemente consegui ter uma conversa pessoalmente com três blogueiros de Belo Horizonte que só conhecia pelos textos e e-mails, foi maravilhoso. Aconselho que todos que puderem façam o mesmo,
    um abraço.

    Responder

  25. Quanto ao critério da divulgação, eu me arrisco mais: priorizo o twitter, inclusive usando o serviço do twitterfeed, que acho perfeito. Excelente post, Marcos

    Responder

  26. Seus artigos são muito bons e produtivos. Fazem pensar o quanto o bloggueiro não faz para o seu blog. Querendo que as visitas vem sem esforço. O F.B. esta de parabens!

    Responder

  27. Geralmente não comento muito em blogs.
    Mas mesmo assim, isso não quer dizer que não dei credibilidade, ou que não gostei do artigo. Sei lá. Só acho que nem tudo precisa ser comentado. Até mesmo pra não falar abobrinha.

    Parabéns, seus artigos são ótimos.

    Responder

  28. Olá Marcos,

    Todas suas dicas são muito importantes, e realmente há muitos blogueiros que agem da forma como citou, o que é uma pena.

    Agora, não podemos generalizar: é claro que o ideal é citar e linkar outros blogs, eu mesmo ajo dessa maneira. Porém, há pessoas que ainda "não perceberam isso", ou seja, não fazem intencionalmente. Se tais pessoas estiverem de mente aberta na net, em busca de aprendizado, mudarão sua postura após a leitura desse artigo.

    Um abraço.

    Responder

  29. Pingback: Fundamentos básicos para criar um Blog [Vídeo] | [ Ferramentas Blog ]

  30. Gostei do post, tem algumas idéias de como um blogueiro pode se comunicar melhor, e sobre como isso é importante. Mas o final foi meio pesado, pedir pra pessoa apagar o blog dela é meio radical demais, talvez fosse melhor ter apontado um link pra um post explicando como ela pudesse consertar isso.
    Mega abraço 🙂

    Responder

  31. é…ser anti-social é um problema

    Eu até tento não ser tanto. Mas pra quem é antissocial de alma, difícil não ser no teclado. Mas eu tento. É como dizem nos AA “um dia de cada vez” 🙂

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.