Você sabe o que é um AudioPost?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Audio_IconPara saber o que é um AudioPost nada melhor do que experienciar na prática e esse post te ajudará nisso. Cada vez mais temos que oferecer variedades na forma de interação do visitante de nossos blogs com o conteúdo que oferecemos. O formato dos post não precisam ser unicamente em texto. Aqui vou mostrar como que criar conteúdo em áudio pode ser uma fórmula eficiente para fidelizar seu público alvo.

💥💥 ÚLTIMA CHANCE p/ Salvar seu Blog! 💥💥

Estou encerrando as inscrições para o curso "40 Dias p/ Salvar seu Blog" e esta é sua última oportunidade para aproveitar um conteúdo incrível que pode colocar seu blog no caminho certo. Acesse AGORA mesmo para saber todos os detalhes e assistir às 5 primeiras vídeo aulas gratuitamente. As inscrições encerram dia 31/08/18.

40 Dias p/ Salvar seu Blog | salvarblog.com

Para ouvir aperte play:

Já faz algum tempo que uso aqui no [ Ferramentas Blog ] esse formato de conteúdo. Oferecendo tanto o post em texto (como é o comum em praticamente todos os blogs) quanto em áudio. Isso é diferente de um PodCast (Você sabe o que é um Podcast?) e tem inclusive objetivos diferentes.

Ainda não vi nenhum blog e site usando esse tipo de recurso para publicar e tenho a impressão de que fui um dos primeiros a usar isso. Você pode ler e ouvir todos os nossos AudioPosts clicando aqui! Essa idéia surgiu quando conheci alguns livros em formato de áudio, os chamados AudioBooks.

Vantagens dos AudioPosts

Basicamente os AudioPosts consistem em publicar um artigo no Blog e, além de oferecer o texto para ser lido, o visitante também pode escolher ouvir o conteúdo.

Tenho percebido que estes meus AudioPosts têm dado mais resultado na interação com o meu público, considerando que boa parte navega em várias páginas ao mesmo tempo. Assim podem, enquanto escutam meu blog, continuar navegando, trabalhando e fazendo outras atividades simultaneamente.

ouvir-musica-audiopost

Também percebi que esses conteúdos nesse novo formato conseguem mais comentários e interação, bem como maior divulgação nas redes sociais (como o Twitter e Facebook). Outras vantagens são o aumento no tempo de permanência do visitante na página do blog, mais cliques nos artigos relacionados e taxa de rejeição praticamente zero (saiba como analisar o comportamento dos seus visitantes).

Como criar um AudioPost para seu Blog

Criar AudioPosts para o seu blog é relativamente simples. Você precisará primeiro escrever o seu conteúdo normalmente, em forma de texto, como já faz de costume. Antes de publicar esse novo post, usando um gravador ou o próprio computador, leia você mesmo o texto gravando sua voz e gere um arquivo de áudio em formato MP3 ou semelhante.

Para juntar os dois, você só precisará de um player para integrar no blog. Aqui tenho algumas sugestões e ensino como fazer isso:

Estou usando o DewPlayer, mas existem vários outros modelos e, para quem usa o WordPress.org, existem plugins que facilitam essa integração.

Por fim você só precisará hospedar o arquivo em áudio e disponibilizá-lo junto ao post, tanto para ser ouvido quanto para download. Recomendo que não use autoplay – deixando que o próprio visitante escolha se quer ouvir ou ler o artigo.

Outros artigos e AudioPosts:

.

18 Comentários

    • Por isso o diferencial do modelo que ensino aqui, os AudioPost. Eles têm que vir com o texto e isso descrevi acima. Já os Podcasts não são acompanhados de texto (não do texto completo de tudo o que foi falado, no máximo um resumo).

      Responder

  1. Olá Marcos

    Já faz um tempo que vejo você utilizando essa alternativa.
    Sempre achei interessante, logo estarei implementando essa idéia um meu blog.

    Mas o que percebi é que devemos escolher com sabedoria as postagens a serem aplicadas esse recurso.

    Algumas postagens são muito técnicas, aí não fica legal.

    Abraço
    Roger Dance

    Responder

  2. Eu estava com esta idéia em desenvolver um blog só com áudio, mais assim como já dito, os buscadores não me ajudariam a divulgar meu blog. Pois os robôs ainda não ouvem, só leiem.

    Responder

    • Como está dito no texto, os audioposts precisam ser seguidos do conteúdo em texto. Realmente se você diponibilizar só o áudio vc não terá boa indexação.
      Mas aqui não se trata de um podcast, só áudio. Para ser um AudioPost, você tem que colocar o texto idêntico ao que é lido no som.
      Assim vc não tem problemas de indexaçào nos buscadores.

      Vai por mim. Faço isso e dá muito certo.

      Responder

  3. Ouvi uns 5 audio posts e realmente gostei muito. Tentei fazer aqui em meu pc mas o som sai horrivelmente ruim (com ruidos e má qualidade). O que você Marcos sugere neste caso? Os seus não tem ruido algum e tem muita qualidade.

    Obrigado pela ajuda

    Um abraço

    Responder

  4. Obrigado pelas dicas você é muito prestativo e atencioso.

    Só podia ser mineiro rsrsrsrs
    Eu tb sou mineiro de Sete Lagoas, hospitalidade em minas vem em primeiro lugar.

    Um abraço e muito obrigado Marcos.

    Responder

  5. Oi, amigo! Gostei do artigo e da explicação sobre a diferença entre Podcast e AudioPost. Eu achava que era a mesma coisa. Agora, já sei o que fazer.

    Forte abraço!

    Responder

  6. Oi Marcos, boa tarde!
    Essa forma de Áudio Post é um recurso interessante que eu gostaria de aplicar no meu blog e também num trabalho que estou realizando, que é audiodescrever obras de arte de um museu, para permitir a acessbilidade a esse conteúdo artístico a deficientes visuais e pessoas com baixa visão, entre outros. Você percebe, dessa forma, se pode atingir/incluir um outro tipo de público aos nossos espaços virtuais.
    Vou tentar seguir suas orientações, para ver se viabilizo isso.
    Obrigada e tenha um bom fim de semana.

    Responder

  7. Pingback: Café & Notícia – 21.03.2011 « Blog Magnno Martins

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.