Você sabe o que é um Podcast?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

PodcastNem tudo na internet é apenas texto e imagens e nem mesmo os blogs são apenas conteúdos nesse formato. Hoje, cada vez mais, os conteúdos em vídeo e áudio estão crescendo muito e pode ser um formato de publicação muito eficiente para seu blog e/ou divulgar suas idéias. Os Podcasts são um recurso em áudio que tem conquistado cada vez mais pessoas e ouvintes.

Segundo a Wikipedia, PodCast está definido assim:

Podcast é o nome dado ao arquivo de áudio digital, geralmente em formato MP3 ou AAC (este último pode conter imagens estáticas e links), publicado (…) na internet e atualizado via RSS. Também pode se referir a série de episódios de algum programa quanto à forma em que este é distribuído. A palavra é uma junção de iPod ou de "Personal On Demand" (numa tradução literal, algo pessoal e sob demanda) e broadcast (transmissão de rádio ou televisão).”

(Verbete “Podcast” no Wikipedia)

Em outras palavras e como o termo é mais usado: é um programa (ou uma série de programas) em forma de áudio, como dos programas de rádio, feito em MP3 para se ouvir no computador ou celular/iPod/MP3 Player.

Há vários sites e blogs que criam seus conteúdos em formato de áudio para promover debates entre pessoas, entrevistas e apresentar temas sobre os mais variados assuntos. Existem vários e vou até indicar alguns que costumo escutar.

Aqui mesmo no [ Ferramentas Blog ] temos um novo podcast para blogueiros que chamamos de BlogCast. Se você quiser ouvir os programas já publicados, é só clicar no banner abaixo.

header

A idéia principal dos podcasts é que sejam uma série de programas abordando os temas de interesse daquele público alvo, com convidados, numa forma de entretenimento. Não há um tempo de duração padrão, mas, seguindo o modelo dos programas de rádio, podem girar em torno de 30min a 1 hora de duração.

Normalmente os podcasts são gravados como programas de rádio, mas com a vantagem de que podem ser ouvidos em qualquer lugar e a qualquer momento, já que não acontecem ao vivo. Dependendo da forma e do lugar onde se encontram os participantes, são gravados tanto presencialmente ou por transmissão via internet, usando aplicativos como o Skype.

Além disso, é necessário criar um blog ou site para publicar e divulgar os programas do podcast. Como são gerados arquivos de áudio, será necessária uma hospedagem desses arquivos. Por isso é mais comum que esse blogs sejam feitos em WordPress.org ou semelhantes.

Formas de colocar áudio no seu Blog

Para um podcast ter audiência é preciso ter meios para as pessoas acessarem os arquivos e inclusive ouvir diretamente na página com players integrados as posts do blog. Aqui no [ Ferramentas Blog ] uso um plugin para WordPress.org e já ensinamos a instalar players tanto para WP quanto para Blogger.

Alguns Podcasts que recomendo:

Há alguns podcasts que recomendo (claro, além do BlogCast para Blogueiros). E se você quer criar um Podcast para seu blog ou desenvolver algum projeto assim com amigos, minha recomendação é que conheça antes o Metacast:

.

14 Comentários

  1. Uso muito no meu blog, me recomenda hospedar meus PodCasts no servidor do blog ou no 4Shared por exemplo?

    Não tenho problema de espaço no servidor, mais pode ocasionar lentidão no blog eu ter uma pasta PodCast cheio de PodCasts de mais de 20mb?

    Eu também iria disponibilizar o download do PodCast pra quem não quisesse ouvir diretamente no blog.

    Responder

  2. Achei bastante interessante o artigo. Marcos olhei que você colocou a pouco tempo a sua aprensentação no final do artigo, o que é metablogger eim? Nunca tinha visto está expressão na net antes.

    Artigo está de parabéns, até mais!

    Responder

  3. MUITO bom! Até hoje eu não fazia a mínima idéia do que era isso e vivia me perguntando… Achei bom também o audiopost.. ouvi só um, pra ser sincera, mas gostei.

    Responder

  4. Pingback: Blogueiro: Você ainda escuta ou produz Podcasts?

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.