Você sabe o que é “Espírito Olímpico”?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Pode não ser o tema desse blog, mas as Olimpíadas inspiram-nos a falar do melhor da humanidade. Com a chegada de Londres 2012, achei que seria interessante também inspirar meus leitores com exemplos do que seja “O Espírito Olímpico”. Vemos essa expressão ser repetida tantas vezes que nem sabemos ao certo a que se refere. Uma pequena pausa para pensarmos como temos agido, pode ajudar a melhorarmos muito.



Quando dizemos “Espírito Olímpico” não estamos nos referindo a uma entidade transcendental, mas a um conceito mais simples e objetivo que nos leva a pensar em qual o sentido real de existirem os jogos olímpicos modernos e por que isso é tão importante para a humanidade.

As Olimpíadas não são uma competição para determinar quais os melhores atletas, selecionar os vencedores, coroar os maiores e mais extraordinários. Seu sentido é expor o que a humanidade pode fazer de melhor quando deseja ser o melhor.

Para facilitar o entendimento e ficar bem didático, comecemos com um exemplo do que NÃO é Espírito Olímpico.

Isto não é Olímpico

Até para fazer piada tem hora e lugar. Mas a atleta grega Voula Papachristou, do salto triplo, não sabe que “boca fechada não entra mosquito” e achou que seria divertido publicar em seu Twitter pessoal a seguinte frase:

“Com tantos africanos na Grécia… Pelo menos os mosquitos do Nilo comerão comida caseira!!!”

Depois de uma declaração infeliz como essa que, para muitos não passou de uma brincadeira mal interpretada, o Comitê Olímpico Grego, que não tem senso de humor, cortou a sua atleta com maiores chances de medalha na modalidade.

É preferível perder uma medalha do que perder a esportiva e o respeito.

Ela pode até não ser uma pessoa preconceituosa ou xenofóbica, pode até ter tido uma intenção humorística ao tuitar aquilo. O que está em jogo não é a intenção da atleta, mas a imagem que se espera, o comportamento de quem quer ser modelo do “melhor do ser humano”.

Fonte: O Globo em Grécia expulsa atleta da delegação após comentários racistas no Twitter

Isto sim é Olímpico! – mesmo não estando nas Olimpíadas

No mês passado (junho/12) poucos dias para começar as Olimpíadas de Londres, uma garota americana (estadunidense), Meghan Vogel de 17 anos, quem está longe de ser uma atleta de elite e não vai às olimpíadas, estava em último lugar na corrida do 3200m (2 milhas) – repito: estava em ÚLTIMO lugar.

Quando viu à sua frente a adversária, de outra escola, cambalear e já não conseguir se sustentar de pé para cruzar os últimos 30 metros. Era a sua chance de não terminar em último e não passar vergonha diante de um estádio lotado e em rede nacional… assista:

Reparem bem que, depois de carregar a adversária até a linha de chegada, a garota Meghan Vogel, segura a a outra e a empurra para cruzar a linha de chegada e acaba chegando em último lugar.

Perceberam? A Meghan chegou em último lugar. Poderia ter ao menos atravessado a linha de chegado junto com a adversária e as duas dividiriam a última colocação. Mas ela preferiu deixar a adversária passar à sua frente, mesmo sem condições de andar sozinha.

Essa garota entende bom que está escrito na Bíblia, onde se lê “os últimos serão os primeiros“.

.

4 Comentários

  1. Muito bom este artigo, e sem dúvidas e muito legal quando temos este espirito olímpico.
    Vídeo show!
    Parabéns pelo blog, pelo artigo e continue assim.
    Sucesso!

    Responder

  2. minha prof. pediu para pesquisar o que é espirito olimpico mas, nesse artigo nao esta esplicado direito, nao consegui entender. Vc pode me explicar melhor?

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.