Woopra – Análise de visitas em tempo real

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

woopra2 Para saber como anda o seu blog e medir os resultados de forma eficiente, não basta ter apenas o número de visitantes recebidos diariamente com os ícones de contadores de visitas. Medir o crescimento de seu blog vai muito além de números e a quantidade de visitas dia não diz nada sobre a qualidade do conteúdo que você oferece. Assim quero que conheça um serviço muito completo é fácil de usar, que dá os dados estatísticos e análises de suas visitas em tempo real: conheça o Woopra! Ótimo para WordPress e Blogger.

Já mostramos aqui como colocar contadores de visitas em seu blog, em forma de gadgets, e tem vários sites com modelos de todos os tipos para todo gosto:

Mas esses números não dizem nada. Não dá pra saber o tempo de permanência do visitante, nem em quais páginas ele esteve e nem a origem, de onde veio o visitante. Há recursos muito mais completos e avançados e que podem te ajudar a melhorar radicalmente o seu blog, com dados mais consistentes e relevantes. É o caso do Google Analytics e do Histats:

Conheça o Woopra.

woopra-logo

Descobri recentemente o serviço do Woopra que é tão completo quanto os que citei acima, mas com a vantagem de ser possível instalar um programa em seu PC e acompanhar as visitas e os gráficos em tempo real, com todo tipo de dados. Veja o exemplo de uma janela do serviço.

woopra-painel

Extremamente preciso, gratuito e fácil de usar, também é possível verificar os dados de dias anteriores, bem como a quantidade de visitantes on-line e o número de visitas a cada hora. São dezenas de recursos, cada um perfeitamente adaptável para suas necessidades.

Como se cadastrar no Woopra.

Acesse: http://www.woopra.com/

Na janela principal clique no botão “Sign Up” e você será direcionado para criar uma conta específica para o seu blog. Assim, complete o cadastro e não esqueça do e-mail, sem se preocupar com “spams” pois não enviam nada. Ao final do preenchimento, clique no botão “Sign up now!”.

Com isso um e-mail de confirmação de dados será enviado para você com seu código. Confirme o código clicando no link que vier em seu email e você será direcionado a uma página para completar seus dados no perfil (mas pode deixar isso para depois).

O importante é adicionar o blog que vai ser rastreado. Então, no topo da página clique em “Add a Website”.

woopra-add-blog

Complete os dados, onde o mais importante é o fuso-horário. Não se preocupe com o “Invitation Code”, pode deixar em branco e clique no botão “Add Website!”:

woopra-add-blog2

A parte chata é que de agora pra frente você terá que esperar a aprovação do seu cadastro. Será enviado um e-mail de notificação com a aprovação com o link. Ao ser aprovado seu painel no serviço terá a opção de editar, como na imagem abaixo:

woopra-edit

Ao clicar em “Edit” você estará no painel de configurações, semelhante ao que está na imagem abaixo.

woopra-code

Copie e cole o código de rastreamento no código-fonte do layout de seu blog. Veja qual é o seu caso:

1. Se usa o Blogger/Blogspot.

Vá no painel do Blogger e clique no menu “Layout” ~> “Editar HTML”. Procure pela linha, que fica bem no final, “</body> e, imediatamente ACIMA dela, cole o código de rastreamento.

2. Se usa o WordPress.

Há duas opções:

– A mais simples: Clique no menu que fica do lado esquerdo da tela “Aparência” ~> “Editor” e, do lado direito da janela que abrir, selecione a opção “Rodapé (footer.php).Aí procure pela linha “</body>”, que fica bem no final, e imediatamente ACIMA disso, cole o código de rastreamento.

– Ou, como se pode ver na janela de configurações do Woopra, abaixo da caixa de texto do código de rastreamento, há o link dizendo “Or, grab a plugin for a standard CMS platform (ex: WordPress, vBulletin, Drupal, Joomla…)”. Com isso você vai baixar o plugin e instalar em sua plataforma como você faz para qualquer outro tipo.

Como Usar o Woopra em seu PC.

No menu do painel do Woopra, clique na opção “Donwload”. Aí há todas as explicações e no final da página as versões disponíveis. Baixe e instale em seu PC. Lembrando que é preciso ter JAVA instalado em seu computador para rodar o programa e ele só funciona quando você está conectado à internet.

Outros artigos sobre análise:

.

10 Comentários

  1. Realmente incrível essa ferramenta, acompanhar os movimentos do blog é realmente muito útil para aprimorar o blog.

    Ótima dica Marcos

    Responder

  2. Olá Marcos,

    Eu tenho uma dúvida sobre o Woopra, eu fiz tudo direitinho como você disse mas na hora que adiciona aparece "Pending Approval" e ja faz tanto tempo que está assim que eu não o que fazer… E agora?

    Responder

  3. @Anderson Jr.

    Demora mesmo para ser aprovado. eu tive uma conta minha que levou 40 dias e uma outra que levou apenas 2 dias para ser aprovada…

    N~ao sei quais s~ao os critérios deles. O jeito é mesmo esperar.

    Responder

  4. Excelente dica, Marcos!
    Você realmente colocou o assunto de maneira simples e muito bem explicado!
    Obrigada!
    Abraços,
    Luka

    Responder

  5. eu uso Woopra a muito tem funcionalidades ótimas, monitoramento em tempo real, da ate para abrir um chat para bater um papo com o visitante do seu blog basta Selecionar os visitantes que mostra na lista do Woopra,
    tem muitas funcionalidade.
    parabéns muito bom pelo pot

    Responder

  6. Amigo Marcos Lemos, mais uma vez uma excelente dica!
    Minha conta funcionou logo em seguida, demorou apenas uns cinco minutos. O serviço é, aparentemente, muito bom!
    Desvantagem, sem dúvida, a quantidade limitada de PageViews!
    Um abraço!
    (Vital Alves)

    Responder

  7. Pingback: Os primeiros 90 dias de um Blog | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.