WP-Super Cache – Como otimizar ao máximo o seu Blog WordPress

Quando um blog é criado, é normal que ele não tenha nenhum lucro por meses, talvez alguns poucos anos, mas, à partir do momento que ele é constantemente atualizado, torna-se normal o seu crescimento em número de visitantes únicos, pageviews (nesse caso dependendo da qualidade do conteúdo) e nos Assinantes de Feed. Com esse crescimento, chega em um momento que, para quem usa o WordPress, a troca para um servidor mais poderoso é explicitamente necessária, uma vez que o Blog por si só começa à sofrer instabilidades, aumento do tempo de resposta (ou seja, começa à ficar consideravelmente mais lento no carregamento de uma simples página) e por isso começa à perder gradativamente todos os leitores conquistados até o momento (de acordo com a instabilidade sofrida e da sua taxa de ocorrência por si só). O WP-Super Cache é um eficiente Plugin para WordPress que consegue diminuir consideravelmente o tempo de resposta do seu Blog, e apresentaremos ele no Post de hoje do Blogueiros na Web.

Para explicar melhor o funcionamento do WP-Super Cache e sua importância para o seu blog, é necessário entender primeiramente como o WordPress funciona: Cada vez que o seu Blog recebe uma visita à um Post ou Página, ele varre todo o banco de dados em busca deste Post, mesmo que este seja o mais antigo do seu Blog. Essa Busca, demanda, além de memória, processador, e, dependendo da quantidade de Posts do seu Blog(incluindo também o número de revisões salvas pelo WordPress), esta busca pode demorar, tendo o seu tempo de carregamento aumentado em casos de extrema taxa de visitação como acontece quando mais de 400 usuários online visitam o seu Blog simultaneamente(algo comum em tempos de Twitter e Facebook).

O WP-Super Cache entra no inicio e no final deste processo, simultaneamente. Ao ativa-lo e configura-lo, ele cria um Cache contendo todo o HTML enviado ao visitante para cada página ainda não cacheada, e usa este cache sempre que outro visitante visita esta página, evitando assim consultas ao Banco de Dados e, em uma versão mais recente, o carregamento do Próprio PHP. Pode parecer estranho, mas sim, o PHP tem uma parcela considerável no tempo de resposta do Blog, e, na versão 0.9.9.8 do WP-Super Cache, foi lançado uma novidade interessante aos Blogueiros: O uso de .htaccess para o carregamento dos arquivos de Cache. Assim, evita-se, além das consultas ao Banco de dados, o carregamento do próprio PHP, diminuindo muito o tempo de resposta e aumentando a capacidade do Blog de receber altíssimo número de visitantes.

À quem está maravilhado com este plugin. Segue o tutorial logo abaixo. Mas, fica o alerta: Este Plugin NÃO FAZ ‘MILAGRES’, ou seja, mesmo com a instalação dele não será possível suportar uma taxa muito elevada de visitas, uma vez que, mesmo evitando o carregamento de muitos fatores que ajudam o WordPress à ficar mais lento, é necessário que o seu Servidor faça diferentes tarefas para cada requisição, o que limita o número de visitas que podem ser recebidas simultaneamente, como, por exemplo, a abertura de Threads no Apache e a capacidade de Banda Larga ao qual o seu servidor tem acesso.

Quer o seu Blog mais rápido que isso? Conheça o WP-Super Cache!

Quer o seu Blog mais rápido que isso? Conheça o WP-Super Cache!

Para instalar o WP-Super Cache, siga as instruções abaixo:

1º) Acesse o painel administrativo do seu Blog(adicionando ‘/wp-admin/’ ao endereço do seu blog) e acesse Plugins ~> Adicionar Novo.

2º) Digite ‘WP-Super Cache’ na caixa de busca que aparece na página e clique em ‘Pesquisar Plugins’.

3º) Clique no Link ‘Instalar agora’ referente ao Plugin WP-Super Cache.

4º) Clique no Botão ‘OK’ na Caixa de confirmação que aparece e em seguida clique em ‘Ativar plugin’.

5º) Acesse Configurações~> WP Super Cache, selecione a opção ‘Caching On (Recommended)’ e clique em ‘Update Status’.

6º) Passe à aba ‘Advanced’ e selecione a opção ‘Use mod_rewrite to serve cache files. (Recommended)‘, clique no botão ‘Update Status’ e pronto! O WP-Super Cache está corretamente configurado e agora servirá as páginas do seu Blog da maneira mais otimizada possível.

Em breve ensinaremos outros truques para que você possa otimizar de forma simples e rápida o seu Blog no WordPress, para que ele aguente ainda mais Visitas e supere suas expectativas. 🙂

3 Comentários

  1. Amigo poderia me responder algumas pertguntas? Qual versao do wp voce usa e q plugins de seo e sitemap vc usa.. e utb uso esse mesmo tema e do nada meu blog esta super lento.. crei oq foi porque atualizei o WP para o novo.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.