Yahoo Site Explorer – Sitemap e indexação

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

yahoo-site-explorer-logo Se o Google hoje domina as buscas na internet, não podemos esquecer que existem outros e é muito importante que seu blog apareça bem posicionado nos resultados para ter mais visitas. Hoje existem outros dois concorrentes do Google e são muito bons também: o Bing da Microsoft e o Yahoo Search. O Yahoo tem também o serviço para Webmaster e indexação de sitemap, por isso, vejamos como usar.

 

Já tratamos aqui de como indexar seu blog no Google, usando o Ferramentas para Webmaster e, para o Bing o Webmaster Center:

 

A própria Google já divulgou um material, em português, ensinando algumas técnicas de SEO fundamentais para blogs:

 

Usando o Yahoo Site Explorer.

Agora, vejamos como adicionar o seu blog de forma mais eficiente no Yahoo Search e gerar mais visitas para o seu blog. Como todo buscador, ele tem seus algoritmos e formas de vasculhar a internet com seus robôs para determinar a relevância de um site ou blog. Ao adicionar o seu Blog neste serviço do Yahoo, você está agilizando essa busca e mostrando para eles que seu blog e seu conteúdo existem.

 

É bem simples e fácil de usar. Acesse: https://siteexplorer.search.yahoo.com/

 

yahoo-site-explorer

 

No menu lateral esquerdo, clique em “My Sites” e você será direcionado para um janela onde precisa fazer login de alguma “Yahoo ID” ou criar uma conta. Normal, pois o Google e o Bing também exigem o mesmo. Se você tem um e-mail do Yahoo, essa conta serve para acessar o serviço. Feito isso, quando entrar será possível inserir a URL do seu blog:

 

adicionar-site-yahoo

 

Então digite o endereço do seu blog, como o exemplo: nomedoBlog.blogspot.com

E clique no botão “Add My Site”. Feito isso o seu blog será adicionado à sua lista, mas ainda está pendente e precisa de confirmar, autenticar. Por isso, no final da barra tem uma marca amarela que indica que seu blog foi adicionado, mas falta confirmação.

 

status-yahoo

 

Agora, clique no endereço de seu blog para ser direcionado para a outra parte das configurações e, no meu do lado esquerdo, clique em “Authentication”:

 

sumario-yahoo

 

E ao clicar aí, na janela que abrir, escolha a segunda opção “By adding a META tag to my home page” que é para copiar o código do tipo “Meta tag” que será adicionada ao código-fonte de seu blog.

 

 metatag-yahoo-search

 

Abra em outra janela de seu navegador, sem fechar o Yahoo Site Explorer, o Painel do Blogger, vá no menu “Layout” ~> “Editar HTML” e, abaixo da linha “<head>” no início do código-fonte de seu blog, adicione a linha da “meta tag” que você copiou. Mas aqui será preciso fazer uma modificação na “Meta Tag” antes de salvar o modelo. É preciso adicionar “/” no final do código para que funcione sem erro, conforme o exemplo abaixo:

 

<META name="y_key" content="—————-"/>

 

Mas sem alterar o código numérico que aparece. Salve o modelo e, voltando para a janela do Yahoo, clique no botão “Ready to Authenticate”. Confirmada a autentificação, clique em “Feeds” no menu do lado esquerdo para adicionar a forma como o Yahoo identifica um tipo de sitemap.

 

add-feed-yahoo

 

Agora existem duas possibilidades. Se o seu blog NÃO usa nenhum tipo de redirecionamento de Feed, como o FeedBurner, então digite:

atom.xml

 

Já no caso de usar algum redirecionamento de Feed, o que deve ser digitado é:

atom.xml?redirect=false

 

Então clique no botão “Add Feed” e pronto. O restante agora é aguardar os dados chegarem para você acompanhar as estatísticas e os resultados de seu blog no buscador do Yahoo. Isso pode levar alguns dias.

 

É bom lembrar que um blog é feito de conteúdo de qualidade e que seja relevante para os usuários e visitantes, por isso, cuide sempre mais de seu conteúdo e de suas atualizações para ter sempre mais visitas. Só assim as técnicas de SEO funcionam bem e os buscadores vão indexar cada vez mais rápido e melhor posicionar o seu blog e seus artigos nos resultados.

Já pensou em ser um(a) Blogueiro(a) mais Profissional?

Está cansado(a) de ser um blogueiro mediano(a) e que não tem resultados com seu Blog, não ganha dinheiro e não recebe as visitas que gostaria?

Você chegou aqui procurando como aprofundar seus conhecimentos em Blog, como Ganhar Dinheiro com seu Blog, aplicar as melhores técnicas de SEO, divulgar seu Blog e fidelizar seu público alvo. E posso te ajudar com essas coisas e muito mais, elevando o nível de qualidade do seu projeto.

Desenvolvi um curso completo, totalmente online, cobrindo tudo o que é necessário para um Blog atingir seu potencial máximo, detalhe por detalhe, que vão te tornar um Blogueiro de Elite:
  • Técnicas de produção de conteúdo
  • Fidelização do Público alvo
  • Divulgação e Técnicas de SEO
  • Métodos e técnicas de Monetização
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esta é sua chance de ser mais profissional e ter um blog eficiente, completo e que pode ser sua fonte de renda permanente. Sou Blogueiro desde 2007 e condensei todo este conhecimento dentro do curso Blogueiro de Elite para entregar a você.

16 Comentários

  1. Olá, Marcos!

    Bem detalhado o seu tutorial!

    Sempre mantive os sitemaps de meus blogs atualizados no Google, o Live (agora Bing) e no Yahoo.

    No entanto, enquanto o Google me traz milhares de visitantes, o resultado do Yahoo é extremamente pequeno, praticamente desprezível. Não sei se isso acontece com todos ou apenas no meu caso.

    Em todo caso, o Yahoo é uma ferramenta a ser respeitada, e vale a pena investir tempo nela.

    Um abraço!

    Adelson

    Responder

  2. Este é o melhor artigo que li sobre o sitemaps do blogger para o buscador yahoo. O do Bing e Google tambem estão perfeitos.

    Valeu pela dica amigo, esta ajudando a mim e muito outros.

    Responder

  3. Não foi possível analisar o seu modelo, pois sua formatação é inadequada. Certifique-se de que todos os elementos XML estão fechados adequadamente.
    Mensagem de erro em XML: The element type "META" must be terminated by the matching end-tag "".

    senhor hordones apareceu isso o que eu faço?

    Responder

  4. @Servos de Maria,

    Faltou um pouco de atenção de sua parte para ler o tutorial acima.
    Está descrito como resolver o problema que vc soliciotou, pois a "metatag" precisa de uma "/"… releia o procedimento.

    Responder

  5. Gostei muito do seu tutorial, mas tenho uma dúvida que já tentei resolver em diversos sites de seo mas não consegui:
    como faço para autenticar meu site(que foi feito na plataforma wordpress com domínio e servidor próprio) por meta tag, pois tenho dificuldade de acessar o servidor para autentificar por upload de arquivo? Existe algum widget que possibilite isso?
    Muito obrigado pela gentil resposta

    Responder

  6. Sobre autenticar Blogs no WordPress com "meta tag".

    Nào é a forma mais recomendada, mas é possível. Vou tentar descobrir qual a melhor forma de se proceder nesse caso e vou publicar sobre.

    Responder

  7. Caro Marcos,

    com dicas como as suas estou aprendendo a me virar com meu blog e em menos de um mes consegui um resultado que posso considerar legal pra quem comecou agora. Quer so avisar que o yahoo quando vai gerar a META TAG ele ja esta colocando a "/". Creio que nao foi somente comigo que aconteceu isso, acho que vale a pena verificar e de repente atualizar o post, diga de passagem sensacional post.

    Responder

  8. Pingback: Dicas para Blogger Blogspot – Como criar um Blog no Blogger | [ Ferramentas Blog ]

  9. É normal o Yahoo demorar mais do que 24 horas para fazer essa autenticação? Fiz o procedimento e está como pendente há dois dias… não trabalham no final de semana? hehehehe

    Responder

  10. É lamentável que a união microsoft Yahoo tenha resultado no fim das atividade do Yahoo site explorer, uma ferramenta de simples utilisação e muito eficiente para webmasters iniciantes.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.