O Youtube vai BANIR seu Canal: NOVAS PUNIÇÕES!

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

O Youtube divulgou mudanças para as formas de punição para os canais que não seguirem as diretrizes da comunidade e que forem danosos para os anunciantes e público com conteúdo sensível. Agora o Youtube pode banir um canal mesmo sem os “3 strikes” tradicionais e aplicar outras punições.

Já faz um tempo que o Youtube está tentando responder à comunidade de criadores e aos anunciantes como deixar a plataforma mais amigável, elevando o nível de qualidade dos conteúdos que são monetizados.

A grande preocupação da plataforma de vídeos é garantir o crescimento da receita, sem perder os criadores, mas evitando conteúdo sensível. Agora publicaram uma nota dando detalhes de como vão agir de forma mais rigorosa na análise e aplicação das regras banindo e punindo os criadores que não se encaixaram das diretrizes.

Dê uma olhada nesse outro conteúdo: Como Ganhar Dinheiro com Youtube? (+7 dicas de Monetização)

Clique AQUI e Inscreva-se no nosso Canal no Youtube

O Youtube mudou as regras para aprovar a monetização de canais novos e deixou um pouco mais difícil o sistema de acesso ao Programa de Parcerias. Recomendo que você veja isso para saber mais detalhes de como essa mudança de agora tem relação com essas regras:

O comunicado de hoje tem grande relação com o potencial de se ganhar dinheiro com vídeos no Youtube e como a plataforma será mais rigorosa em aceitar novos parceiros, mas também em manter os canais no Programa (YPP).

Prevenção de danos à Comunidade do Youtube

A nota foi publicada no Blog oficial “Criadores do Youtube” e assinada pelo vice-presidente de Produtos da plataforma, Ariel Bardin, praticamente o responsável direto sobre questões de conteúdo e aplicação das diretrizes. Nela vemos uma postura mais firme do Youtube para melhorar os conteúdos que os canais monetizados podem publicar se quiserem ganhar dinheiro com os vídeos.

O Youtube está assumindo que foi lento em punir comportamentos de certos criadores, sem citar nomes ou casos, bem como demoraram para tomar medidas mais duras independente do tamanho da canal envolvido e dos contratos firmados. Isso acabou prejudicando outros criadores, gerou incertezas e até afetou os rendimentos e investimentos dos anunciantes.

Assim eles adicionaram novas consequências que afetariam os criadores que “prejudicarem a comunidade”, incluindo encurtar o processo de suspensão dos canais infratores.

Você sabe Como fazer seu Canal no Youtube crescer?

Um trecho da nota chama atenção ao definirem o que seria um conteúdo “questionável”. E se olharmos com cuidado veremos que os grandes canais de entretenimento para crianças e adolescentes, poderiam ser afetados:

“Quando um criador faz algo questionável — como uma pegadinha na qual as pessoas são traumatizadas, promove violência ou ódio contra um grupo, demonstra crueldade ou ainda é sensacionalista com a dor de terceiros só para tentar ganhar views ou inscrições — pode gerar danos a longo prazo para a comunidade, incluindo espectadores, criadores e o mundo externo.”

A palavra “pegadinha” (pranks) pode ser uma preocupação para aqueles canais de conteúdo apelativo. Milhares se espalharam pelo Youtube assim por ser fácil crescer e gerar visualizações e podem estar com os dias contados. Mesmo que não sejam banidos, podem perder a monetização e outros privilégios junto à plataforma.

E-mail marketing

E vemos que vão ficar mais atentos aos conteúdos criados apenas para gerar visualizações e inscritos, os famosos “caça cliques” que usam o sensacionalismo como forma de criar conteúdo que cause dor a terceiros. Essa nova forma de analisar os conteúdos ficou mais abrangente e pode dar poder ao Youtube de limitar a monetização ao considerar um vídeo com conteúdo sensível para o público e para anunciantes.

Boa parte dos criadores que já têm o canal monetizado no Programa de Parcerias do Youtube (YPP), percebeu como o algoritmo está sensível em barrar a monetização de vídeos que podem ser ruins para os anunciantes na plataforma. Sempre que algo é detectado aparece a mensagem no “Estúdio de Criação” e o ícone $ fica amarelo, limitando ou até tirando a exibição de anúncios no vídeo.

O que vemos agora é a aplicação das regras de forma mais rigorosa.

Entender as regras pode garantir a sobrevivência do seu Canal no Youtube. E mesmo que o conteúdo não gere punições severas como a exclusão da conta ou a simples desmonetização, a plataforma passa a aplicar os seguintes “castigos”:

  1. Programas Premium de Monetização, Parcerias de Promoção e Desenvolvimento de Conteúdo. Podemos remover um canal do Google Prefered e também suspender, cancelar ou remover um criador do YouTube Original.

  2. Monetização e Privilégios de Suporte ao Criador. Podemos suspender a habilidade de exibir anúncios de um canal, de gerar receita e também remover o canal do Programa de Parcerias do YouTube, incluindo cancelamento do suporte ao criador e acesso aos YouTube Spaces.

  3. Recomendações de vídeo. Podemos remover a elegibilidade de um canal de ser recomendado no YouTube, como de aparecer na home page, aba em alta ou próximo vídeo.

Estou citando a nota textualmente.

Botão de play do Youtube com um cifrão.

Basicamente, todo canal que já está no YPP pode perder pequenas vantagens como acesso ao Youtube Space e suporte da plataforma, até grandes punições como a não indexação de conteúdo nos resultados de busca, não ser recomendado e nem aparecer na Home ou aba Em Altas.

O mais grave seria a perda da monetização completa do canal, mesmo que o canal continue ativo.

Percebemos que são aplicações duras das regras que afetam diretamente os grande canais, pois poucos têm acessos a certas vantagens como o sistema diferenciado de monetização que só é oferecido para canais que têm grande volume de visualizações diárias.

O Youtube termina a publicação enfatizando que estão trabalhando para melhorar a experiência de todos na plataforma. É o que esperamos.

.

5 Comentários

  1. Pois é Marcos, está cada vez mais difícil trabalhar no Youtube, mas creio que essas mudanças vão servir para melhorar a plataforma. Ainda prefiro mil vezes o Youtube do que o Facebook.

    Boa matéria.

    Responder

  2. mas Marcos, você não está a ser um pouco sensacionalista aí no título d vídeo “o youtube vai banir o seu canal”, olhe as políticas do youtube… lol

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.