Há partes muito importante na estrutura de seu blog que podem, se bem usadas, melhorar a navegabilidade de suas páginas, mantendo o leitor por mais tempo e até gerando receita, ganhos, para o seu trabalho com blog. Não é apenas a barra lateral (sidebar) que deve ser usada para chamar a atenção dos visitantes, nem é o único lugar para colocar publicidade. O roda-pé dos artigos e abaixo dos títulos são lugares privilegiados e é bom saber colocar elementos ali.
Nesse tutorial vamos entrar um pouco mais no código-fonte de seu blog para entender como personalizar as partes que cercam seus artigos e usar isso a seu favor. É bom conhecer um mínimo das partes do código-fonte do template que você usa para que você possa usar de forma mais eficiente os recursos disponíveis.
Essas partes podem ser usadas de várias formas. O que mais recomendamos é que seja para adicionar elementos permanentes, que precisam aparecer em todos os artigos da mesma forma, como o link para assinar Feeds ou alguma publicidade. Mas fica por conta da sua imaginação.
Sempre que for fazer qualquer modificação em seu código-fonte recomendamos duas coisas. Primeiro que faça testes: tenha um blog só para testar mudanças no template e evitar sustos no original. Assim você vê como ficará e só vai aplicar o que ficar perfeitamente funcionando. Segundo: faça um backup de seu modelo de template. Caso algo sair errado ou você quiser reverter o processo e não souber como fazer ou perder algo importante em seu layout, basta restaurar a cópia:
Vamos usar aqui como padrão o modelo de template básico do Blogger, que é o Minima. Assim temos algo comum para que depois você faça seus testes e verifique como está em seu template.
Veremos como adicionar elementos às partes indicadas como exemplo na imagem:
Vá no menu “Layout” ~> “Editar HTML” e marque a opção “Expandir modelos de widgets”.
Parte 1 – Abaixo do Título dos Artigos.
Procure por:
<div class='post-header-line-1'/>
Essa é a linha que indica onde você vai colocar o que desejar aparecer abaixo dos títulos de seus artigos. Você pode colocar qualquer coisa, de um simples texto, à imagens e links ou mesmo banners de publicidade do AdSense ou de outro programa afiliado que você participa. Aqui no [ Ferramentas Blog ] você pode ver que temos um bloco de anúncios do AdSense e um ícone de Feed para divulgar este serviço e incentivar que acompanhem nossas atualizações.
Assim, tudo o que você colocar aí, imediatamente abaixo dessa linha de código, aparecerá seguindo o título de seus artigos.
Parte 2 – No roda-pé dos Artigos.
Essa é a parte que precisa de um pouco mais de atenção, pois é preciso fazer testes para ter certeza de que ficou posicionada abaixo dos artigos, sem erro. Basicamente existem três linhas que compõem o roda-pé dos artigos e é preciso testar em seu template qual será a mais adequada para incorporar o que você quiser colocar ali.
Procure por:
<div class='post-footer'>
E, abaixo disso tente encontrar as seguintes linhas (elas não vêem todas juntas, então procure por cada uma individualmente):
<div class='post-footer-line post-footer-line-1'>
<div class='post-footer-line post-footer-line-2'>
<div class='post-footer-line post-footer-line-3'>
Pode-se entender que o roda-pé de todo artigo é composto, portanto, por três linhas. Mas a mais importante e comum é a primeira. Existem algumas variações nesse código que pode aparecer um pouco diferente dependendo de seu modelo de template, da seguinte maneira:
<p class='post-footer-line post-footer-line-3'/>
Em lugar de “div” virá “p” e no final uma barra “/”.
Configurando.
Se você simplesmente colocar algo abaixo dessas linhas, seja para aparecer depois do título ou para o roda-pé, aparecerá sempre, até na página principal. Mas, note como fazemos aqui no [ Ferramentas Blog ]: alguns elementos só aparecem quando você abre o artigo. Haja vista os blocos de anúncios do AdSense que só são vistos dentro de cada artigo e não aparecem na página principal do blog quando está com resumo de postagem.
Para fazer isso é preciso colocar um código condicional. Esse código é bem simples e é padrão para que qualquer coisa dentro dele só seja vista quando o artigo for aberto individualmente.
Siga o modelo.
Escolha onde quer colocar algo, por exemplo, abaixo do título do seu artigo, que você queira que só apareça quando a pessoa entrar no artigo. Procure no código-fonte a linha que indiquei acima na Parte 1 do tutorial e cole o que desejar da seguinte maneira:
<b:if cond='data:blog.pageType == "item"'>
O que deseja que apareça abaixo do título do artigo.
</b:if>
O código indicado em azul é a condicional. O que ficar entre essas linhas só vai aparecer quando se entrar no artigo individualmente. Pode ser usado no roda-pé dos artigos, seguindo as etapas da Parte 2 também.
Faça seus testes e modificações e aprenda a usar de forma eficiente as partes de seu blog para melhorar e personalizar cada vez mais.
Artigos relacionados que podem te ajudar:
Ola Marcos
Consegui fazer conforme tu ensinou, mas não fica um link clicavel, apenas o endereço fica lá. Como posso arrumar, para adsense não funcionou, apaenas colei o codigo.
Rogerio,
Para colocar links clicáveis é preciso usar o código HTML para isso. Então veja esse artigo:
https://ferramentasblog.com/2009/02/codigos-html-para-editar-blog.html
Para colocar AdSense, citei no final do artigo um tutorial que ensina como fazer isso.
Não consegui adicionar o botão de Retweet no meu blog de jeito nenhum. Eu tenho o código, mas não sei aonde colocar – não acho o header nem o footer na parte de HTML. Eu uso o template Rounders 3.
Alguma idéia?
@Hug9000,
vc deve estar esquecendo de marcar a opção “Expandir modelos de widgets”, pois sem isso não há como ver as linhas indicadas.
um de seus posts mais instrutivos. Especialmente por ensinar a fazer condicional. Valew!
Salve Marcos,
Tem outro lugare além desses. Botando logo abaixo do título dos artigos fica uma barra em branco ocupando a altura do botão. Gostaria de por no corpo do post, como neste teu novo template.
Valeu!
Este post é muito bom, porque serve para uma infinidade de coisas, que auxiliam e muito na hora de personalizar o blog…
Muito bom mesmo…
Marcos, pela milionésima vez vou lhe fazer uma pergunta aqui no Ferramentas e espero que pelo menos desta você me responda…
Seguinte: eu não entendo nada de códigos html`s e afins. Tenho uma conta no Adsense há muito tempo por sugestão sua e morro de vontade de aplicar isso ao meu blog. No entanto, não sei se é ignorância minha, ou se é pq não é possível adicionar adsense em blog WordPress.com, mas nunca consigo!
O que quero saber é: eu, humilde usuária de WordPress.com, posso usar o adsense? Se sim, pelo amor de Deus, como eu coloco isso no meu blog? Já tentei mil coisas, já pesquisei em mil site, mas nunca consigo (na verdade, sequer entendo onde é que eu tenho de colocar o meu código dentro do código que os sites mostram…)
Enfim, minha pergunta ficou super confusa, mas, por favor, me responda?
Ana,
Sua pergunta é pertinente, mas o problema é que foi feita no lugar errado. Por isso mesmo que outras perguntas suas foram excluídas. As regras para comentários no Blog são claras: só permitimos comentários e perguntas que sejam relacionados ao tópico do artigo. No caso, sua pergunta é sobre o AdSense e nào tem nada a ver com o assunto desse tutorial aqui.
Mesmo assim, aqui vai a sua resposta:
– Não, o WordPress.COM não permite a inserção de códigos de anúncios de terceiros, incluindo o AdSense. Infelizmente não é possível e não há nada que possa ser feito para reverter isso. Só trocando para o WordPress.ORG, para o Blogger ou qualquer outra plataforma que suporte o AdSense.
Aqui o aviso oficial: http://en.support.wordpress.com/advertising/
Da próxima vez que tiver uma pergunta, procure o assunto adequado ou envie sua dúvida pelo formulário de contato.
Grato!
Hum! Obrigada por responder, Marcos!
Já havia enviado algumas perguntas via formulário e já havia feito várias outras nos artigos pertinentes. Bem como acredito que esta seja pertinente a este assunto, pois minha dúvida está relacionada a códigos.
De qualquer modo, me desculpe. Eu havia aberto vários posts recomendados no seu último post sobre o AdSense e acabei mandando a pergunta neste aqui.
Mais uma vez, obrigada por sanar minha dúvida. Eu já suspeitava que houvesse alguma restrição ao wordpress.com, mas acreditava ser possível que o problema era comigo, não com o site.
Abraços.!