Hoje, 08 de setembro de 2010, a Google disponibilizou uma mudança radicalmente simples na forma como fazemos buscas em seu mecanismo. O Google Instant é o novo formato de apresentação instantânea dos resultados que, sem um único clique, apenas digitando o que queremos, vemos os resultados aparecerem.
Objetivamente funcionava assim quando fazíamos uma busca no Google: 1) você digita um conjunto de palavras-chave; 2) aperta a tecla "Enter"; 3) vê o resultados; 4) se algo não foi como queria, reinicia o mesmo processo.
Pode parecer algo relativamente rápido e é mesmo, veja:
Ao todo, como o modelo antigo de buscas, um usuário médio poderia gastar até 24 segundos para encontrar o resultado desejado. Rápido? Para a equipe da Google isso é muito tempo perdido.
Agora os resultados vão aparecendo à medida que você digita o que quer, imediatamente e mudam à medida que você refaz suas buscas. Ou seja, aqueles primeiros 9 segundos digitando palavras-chave, somam-se à apresentação de resultados preditos, enquanto você também faz suas escolhas.
Você pode testar e usar o novo modelo de busca do Google na página americana (mas também faz buscas em qualquer língua normalmente), acessando: http://www.google.com/en.
Site oficial: About Google Instant.
Artigos oficiais:
é bonitinho… mas não vi grande utilidade nisso afinal desde a primeira letra fica carregando a pagina imagino que para conexões mais lentas seja ruim…
mas certamente é uma coisa para nós blogueiros pensarmos, afinal aparecer na lista entanto a pessoa digita o que procura pode gerar visitas dos mais apressadinhos
Bem, esta ferramenta é um espetáculo! Cada vez perdemos menos tempo nas nossas buscas pelo google.
Eu estava acompanhando o evento da Google pelo Youtube. Realmente, o novo formato de buscas é bem interessante, mas, sinceramente, eu queria entender qual a grande finalidade disso. Tudo bem que isso faz com a busca seja mais rápida, mas será que precisamos de tanta rapidez? O sistema atual já não nos dá buscas em tempo bem rápido?
Precisamos de mais? Segundos?
Achei mais interessante as buscas em tempo real com o Twitter e o Facebook. Com certeza, mais pra frente, serão utilizados outros serviços como fonte para o mecanismo
Pode ser que futuramente isso tenha uma grande utilidade, mas acho muito cedo para falar que isso é muito bom ou muito ruim. A "grande novidade" de hoje, ao meu ver, está mais voltada para uma disputa de quem tem o melhor sistema de buscas – a briga entre Google e Microsoft – do que propriamente melhorar a experiência do usuário.
Marco Damaceno
Marcos, tudo bom?
Você acha que Google Instant poderá prejudicar de alguma forma as técnicas de SEO?
@Agda Paula,
Difícil dizer ainda, mas é certo que muitas técnicas vão mudar e o foco na palavras-chave mais longas (pequenas frases e perguntas) será maior.
Só o tempo para ter certeza.
Obrigada pela resposta. Estou achando a mesma coisa, vamos ver…