Como o Marcos Lemos falou em um post semana passada, vários usuários do WordPress.org estão com problemas para inserir vídeos do Youtube em seus blogs.
Este problema acontece porque o editor de textos do WordPress é feito para limpar e corrigir HTML que está fora dos padrões do W3C, como é o caso do Iframe que o Youtube vem utilizando agora para o seu novo player.
Hoje vamos ver duas soluções diferentes, uma delas é através de um plugin e outra programando no arquivo functions.php de seu blog para o editor aceitar as tags de IFRAME.
1ª Solução: Instalando o plugin IFRAME Embed For YouTube:
Este plugin é bem fácil de ser usado e não exige grandes conhecimentos, você nem vai mais precisar ficar copiado código de incorporar do Youtube, porque será preciso apenas a URL da página do vídeo.
Realize o login em seu blog WordPress.org, vá até o menu “Plugins” e clique em “Adicionar Novo”. Realize uma busca procurando por “IFRAME Embed For YouTube”. Ele aparece como o primeiro no resultado de busca, então instale o plugin.
Depois de instalado temos uma nova opção no menu “Configurações” chamada “IFRAME Embed For YouTube”, clique nesta opção.
Aqui podemos padronizar a largura e a altura dos arquivos de vídeo do seu blog, assim você não terá aquele problema de ter vídeos maiores do que a área que fica seus posts ou ter vários vídeos de tamanhos diferentes em um único post. Coloque os valores que for melhor para seu blog.
E se quiser desative o box, pois ele é para mostrar um link para o plugin em baixo de cada vídeo, deixando desativado o link não irá aparecer.
Depois de feito isso basta ir para o painel de postagem, você vai ver que existe um novo ícone nele:
Clicando nele irá aparecer uma nova janela. Nela basta colocar a URL do vídeo do Youtube e um shortcode irá aparecer no meio do seu texto:
[yframe url=’http://www.youtube.com/watch?v=ae1lZM22vcQ’]
Caso o vídeo não apareça, tente usar a URL sem parâmetros igual ao exemplo a cima.
Vídeo com parâmetros:
“http://www.youtube.com/watch?v=ae1lZM22vcQ&feature=relmfu”Sem parâmetros:
“http://www.youtube.com/watch?v=ae1lZM22vcQ”
2ª Solução: Impedir o editor do WordPress.org deletar a tag IFRAME pelo functions.php:
Esta solução é um pouco mais avançada, porém bem eficiente também.
Logando em seu WordPress.org vá para o menu “Aparência” e clique em “Editor”, na próxima tela procure pelo arquivo “functions.php” clique nele para edita-lo.
Procure onde abre o código PHP (<?php) e logo a baixo cole o seguinte código:
function iframe_mce_options($initArray) {
$ext = 'pre[id|name|class|style],iframe[align|longdesc|name|width|height|frameborder|scrolling|marginheight|marginwidth|src]';
if ( isset( $initArray['extended_valid_elements'] ) ) {
$initArray['extended_valid_elements'] .= ',' . $ext;
} else {
$initArray['extended_valid_elements'] = $ext;
}
return $initArray;
}
add_filter('tiny_mce_before_init', 'iframe_mce_options');
Isso fará com que o editor pare de deletar elementos de Iframe, e ainda já esta acrecentando outras coisas que o WordPress normalmente deleta.
Agora você pode copiar o código dos novos vídeos do Youtube e colar pela aba HTML do WordPress sem problema algum.
Note apenas que quando voltar da aba HTML para a Visual, que vai aparecer uma caixa preta, porém o vídeo vai aparecer em suas postagens.
Considerações finais:
Os dois métodos podem funcionar em qualquer blog WordPress.org e também dentro de seus Feed/FeedBurner, fazendo o vídeo aparecer dentro de leitores de Feed e até dentro do Google Reader.
Porém é importante saber que no Newsletters do FeedBurner o elemento Iframe não abre, isso acontece porque Iframe não pode ser aberto dentro de e-mails, deixando assim o e-mail sem o vídeo.
Um detalhe que pode passar sem problemas e quem sabe isso não estimule o leitor a entrar no blog e assistir ele.
Caso você queria que os vídeos apareçam dentro do seu Newsletter faça o procedimento que o Marcos apresentou no post que citei no início.
Artigos Relacionados:
Mais uma bela postagem, porém não é necessário EU fazer isso no momento, a versão antiga ta disponível ainda, e acho que vai continuar, não sei, prefiro a embed do que a iframe…
Pingback: Esqueça de qualquer EMBED de vídeo e imagem no Wordpress | [ Ferramentas Blog ]
Como sempre, ajudando muito. Amo esse blog!!!
Não estava conseguido fazer embed do tumblr, fiz o que voces falaram, usei a segunda opção e deu certo! 🙂