Hoje vamos dar sequência na serie de posts que prometi fazer para falar sobre plugins de cache. Pretendo mostrar pelo menos um plugin por mês. Antes de continuar recomendo a leitura do post: Deixando seu blog WordPress.org mais rápido: Plugin Hyper Cache. Nele já fiz um balanço completo do porque usar e o porque alguns plugins de cache podem não funcionar em seu WordPress.org.
Neste post vou ensinar a instalar o plugin 1 Blog Cacher. Uso ele fazem 3 meses e os resultados estão sendo como o esperado. Este plugin tem uma instalação um pouco complexa, porém depois de instalado corretamente exige pouca mão de obra para manter seu blog rápido.
Instalando o plugin 1 Blog Cacher
Como já falei logo a cima, a instalação deste plugin é bem complexa e pode exigir um pouco de sua paciência, então muita atenção.
Para começar vamos ter que baixar ele diretamente da página de plugins do WordPress.org, pois o plugin necessita de uma instalação totalmente manual.
Fazer download WordPress – 1 Blog Cacher
Faça o download do plugin, depois descompacte o arquivo baixado em seu PC e teremos uma pasta com 3 arquivos com os seguintes nomes:
- 1blogcacher2.0.php;
- advanced-cache.php;
- README.txt.
Para continuar a instalação você terá que upar cada arquivo desses para lugares diferentes do host do seu blog.
Você vai precisar de acesso via FTP de suas pastas e pode fazer isso usando o painel de sua hospedagem, ou por um cliente FTP como o FileZilla ou usar o Plugin MyFTP para WordPress.org. Ensinamos como usar ele aqui:
Vou continuar o tutorial usando o plugin MyFTP como exemplo, porém você não é obrigado a usa-lo também.
Primeiro passo – upar os arquivos:
Vá para o painel de seu WordPress e clique em "MyFTP" no menu de "Configurações". Agora navegue entre as pastas, clique na pasta "WP-content".
Nesta pasta vamos fazer o upload do arquivo "advanced-cache.php", para isso basta escolher o arquivo em seu computador e clicar em "Upload To Current Path”.
Depois de feito o upload clique na pasta "Plugins" e nela faça o upload do arquivo "1blogcacher2.0.php".
Segundo passo – criando a pasta wp-cache:
Não ative ainda o plugin, precisamos configurar mais coisas dele antes.
De volta no MyFTP clique no link escrito "Home". Você será levado para a pasta raiz de sua hospedagem (a primeira pasta onde começamos a navegar). Aqui crie uma pasta chamada "wp-cache".
A pasta wp-cache vai servir para guardar todos os arquivos criados por cache.
Terceiro – Ativando o cache no WordPress
Agora falta apenas ativar o cache no WordPress para poder ativar o plugin.
Para isso, ainda no MyFTP, na pasta Raiz/Home procure pelo arquivo "wp-config.php", clique nele para editar.
Procure por "/* Isto é tudo, pode parar de editar! 🙂 */" logo a baixo cole o seguinte código:
define('WP_CACHE', true);
Por fim clique em "Update" e logo em seguida em "Done Editing".
Quarto passo – Ativar o Plugin 1 Blog Cacher
Agora você pode finalmente ativar o plugin 1 Blog Cacher.
Para isso faça o procedimento padrão, clique no menu "Plugins" de seu blog, depois procure pelo plugin e clique em ativar. Automaticamente o plugin começaram a criar arquivos de cache e deixar o seu blog mais rápido.
Avaçando: Personalizando o plugin 1 Blog Cacher
Por padrão as configurações do plugin já são excelentes, porém caso você precise mudar algo terá que modificar o arquivo "advanced-cache.php".
Volte para o MyFTP e vá até o "advanced-cache.php". (wp-content > advanced-cache.php). Clicando para editar ele teremos as seguintes opções:
define("OBC_EXPIRATION",3600);: Aqui podemos alterar o tempo que o cache irá expirar. Por padrão tem o valor de 1 hora, equivalentes a 3600 segundos. Em meu blog uso o valor de 3 dias para esta opção, fica o seu critério o melhor valor. Use o conversor de Tempo do site ConverteWord.com para facilitar na hora de conversão de horas para segundos ou dicas para segundos.
define("OBC_CACHE_USERS",2);: Esta opção é para o cache de usuários que estão logados em seu blog. O valor 2 de padrão faz com que seja criado um cache diferente para cada usuário logado. Valor 1 cria um cache global para todos os usuários logados. (Esta opção é perfeita para quem tem áreas no blog onde é permitida a visualização apenas para usuários registrados. E finalmente o valor 0 que não cria cache algum para usuários do blog.
define("OBC_CACHE_COMMENTERS",2);: Aqui é possível editar o cache dos comentários em relação aos usuários. Os valores são 0, 1 e 2. E tem as mesmas funções do item acima.
define("OBC_CACHE_ERROR_PAGES",false);: Nesta opção podemos ativar ou d
esativar o cache das páginas de Erro 404. Para ativar mude o valor para "true" e desative com "false". Não recomendo deixar esta opção ativada. Para saber mais sobre páginas de Erro 404 e como otimiza-las acesse: Como criar página de Erro 404 para WordPress: Plugin Smart 404.
define("OBC_CACHE_REDIRECTIONS",false);: Podemos ativar ou desativar aqui cache para páginas de redirecionamento, normalmente páginas 301 e 302. Por padrão seu valor vem com "false" também e para ativar você deve usar o "true". Outra opção que recomendo deixar como false.
define("OBC_AVOID_TRAILING_SLASH_DUPLICATION",false);: Esta opção serve para omitir a "/" que aparece no final dos links de seu blog evitando que o cache de algumas páginas sejam duplicados. Deixe como false também. Não existe grande vantagem nesta opção, além que ela se aplica apenas para quem ter links permanentes personalizados e quando você se esquecer de adicionar esta última barra na hora de enviar um link para alguém.
O Plugin mesmo deixa aviso para não ativar esta opção ser você usar o WordPress 2.3 para cima. Aprenda mais como criar links permanentes no WordPress acessando: Como criar .htaccess – Estrutura de Links Permanentes no WordPress.org.
define("OBC_ENABLE_BROWSER_CACHE",false);: Aqui podemos induzir o navegador do visitante a guardar cache do nosso blog. Não é muito vantajoso deixar esta opção como "true" caso você faça alguma alteração em seu blog o visitante verá apenas depois que o cache no navegador dele expire.
define("OBC_LOOK_FOR_DYNAMIC_CODE",true);: Como o nome desta opção já diz, podemos ativar que o cache procure por códigos dinâmicos e transforme eles em HTML estáticos. Deixe esta opção como "true" que é o seu valor padrão.
define("OBC_USE_CACHE_DIRECTORIES",true);: Esta opção define como serão salvos os arquivos de cache dentro da pasta "wp-cache" que criamos. Deixando como "true" são criadas pastas para cada categoria e dentro delas, pastas para cada página. Com o valor em "false" o cache será jogado todo na mesma pasta. Por motivos de organização deixe mesmo o padrão que é "true".
define("OBC_REJECTED_STRINGS","wp-");: Opção para impedir que seja criado cache para arquivos que contém "wp-" em seu nome. Isso impede que certos arquivos importantes da estrutura do seu blog WordPress sejam incluídos no cache. Por segurança deixa esta opção com o seu valor padrão.
define("OBC_ACCEPTED_STRINGS","wp-atom.php, wp-comments-popup.php, wp-commentsrss2.php, wp-links-opml.php, wp-locations.php, wp-rdf.php, wp-rss.php, wp-rss2.php");: Esta opção serve para criar exceções para regra anterior. Por exemplo: foi adicionado nesta lista o arquivo "wp-rss.php" que é responsável pelo feed de seu blog, caso ele não estivesse na regra de exceções, não seria criado cache para o feed do seu blog por causa da regra anterior que impede a criação de cache para arquivos que contém "wp-" no nome.
define("OBC_REJECTED_USER_AGENTS","bot, ia_archive, slurp, crawl, spider");: Finalmente a última opção do plugin, ela serve para rejeitar a criação de cache de certos agentes que encontramos na web. Pretendo ainda explicar corretamente sobre todos esses agentes em um futuro e muito longo post. Para evitar erros deixe o valor padrão que por sinal já é extremamente eficiente.
Limpando o Cache criado.
Depois de instalado e configurado você não precisará esquentar sua cabeça com nada a não ser de vez em quando limpar o cache do seu blog para ocupar menos espaço em sua hospedagem ou quando você fizer alguma atualização em seu blog e precisa que todos os visitantes a vejam imediatamente.
Para isso, dentro do painel de administração de seu blog, vá para o menu "Configurações" e clique na opção "1 Blog Cacher".
Nela teremos um resumo de todas as configurações do plugin e logo em baixo na sessão "Cached files" o numero total de arquivos em cache e o numero de arquivos expirados.
Para limpar todo o cache clique em "Remove all files" e para limpar apenas o que já expirou clique em "Remove expired files".
Recomendo uma vez por mês pelo menos passar por aqui e limpar o que já expirou para economizar espaço.
Modificações que o 1 Blog Cacher fará com o seu blog e considerações finais
Com certeza se o plugin funcionar o seu blog ficará bem mais rápido e depois de instalado você não terá nenhum trabalho a não ser eventualmente limpar o cache de seu blog.
Porém como tudo tem um preço o 1 Blog Cacher desativa algumas coisas de seu WordPress. São coisas que realmente da para passar sem, mas estou avisando para não assustar ninguém no futuro.
O 1 Blog Cacher desativa a pre-visualização de posts. Fica desativada a opção de editar posts quando você esta logado e navegando pelo seu blog e também na hora de fazer um comentário você terá que preencher o formulário como qualquer outro usuário (quer dizer seria a mesma coisa de não estar logado em seu blog).
Desde que comecei a usar o plugin identifiquei apenas essas três modificações que não mudaram em nada os meus costumes na hora de gerenciar meu blog.
Não canso de avisar: Este plugin deu certo em meu blog e também no de mais pessoas, isso não significa que ele funcionará também em seu blog. Plugins de cache são influenciados por vários fatores. Caso você tenha configurado ele corretamente e tenha observado que ele não gerou nenhum cache, aconselho procurar outro plugin de cache.
Mais plugins para WordPress.org:
- Banners de publicidade rotativos no WordPress – Plugin Datafeedr Random Ads V2
- Todas as ferramentas de Webmaster em seu WordPress.org – Plugin All In One Webmaster
- Limpar e otimizar banco de dados MySQL do WordPress: Plugin WP-Optimeze
Sobre o Autor:
Claudio Sanches tem 22 anos e é de São Paulo. É Webdesigner, Programador e está cursando Técnico em Multimidia (SENAC). Curte um Heavy Metal (visite A Ilha do Metal). Portfolio | FaceBook |
Esses plugins para cacher são bons para blogs que possuem uma enorme quantidade de visitas por dia, para blogs pequenos acho que não necessita de tal plugin!! Mais é importante ter uma Hospedagem eficiente é claro!
É muito bom, deixou leve o carregamento e não travou os JavaScripts. #recomendo.
Bruno,
Plugins de cache são essenciais para qualquer blog ou site.
Além de deixar mais rápido o carregamento, faz poucas consultas no banco de dados, diminui a quantidade de requisições http, economiza banda da hospedagem entre outras melhorias.
Claro que com uma ótima hospedagem fica tudo mais eficiente, mas não podemos contar apenas com ela.
Pingback: O que mudou no [ Ferramentas Blog ] depois de migrar para o WordPress.org | [ Ferramentas Blog ]
fiz tudo certo, mas na página de plugins avançados aparece a seguinte mensagem:
advanced-cache.php
1 Blog Cacher
Plugin de cache avançado.
This file (advanced-cache.php) shouldn’t be here. Move it to the /wp-content/ directory so 1 Blog Cacher can work properly.
Versão 2.0.2 | Por Javier García | Visitar o site do plugin
e ai?