Principais diferenças entre o Blogger e o WordPress

Desde o início sempre venho abordando temas específicos voltados para o Blogger, porém, assim como já havia anunciado anteriormente, passarei também a partir de hoje a publicar artigos sobre o WordPress. Para acompanhar todos os posts relacionados a plataforma basta acessar a nossa seção exclusiva sobre o WordPress.

Dando início ao primeiro artigo, hoje você vai conhecer as principais diferenças entre o Blogger e o WordPress propriamente dito.

Blogger

Quem acompanha o TB sabe que sempre elogiei o Blogger, principalmente por sua simplicidade e facilidade na navegação e usabilidade, por conta desses e outros fatores o blogger é altamente recomendado para blogueiros iniciante;

Gratuito: para utilizar o serviço você não precisa desembolsar absolutamente nada, a não ser que no futuro você pretenda comprar um domínio próprio para o seu blog pagando uma pequena quantia anual – leia um pouco mais neste artigo sobre a questão de domínios próprios-.

Fácil Personalização: O barato de utilizar a plataforma blogger é que você não precisa ter grandes conhecimentos em linguagem XML, HTML ou CSS, necessários para a criação e personalização de templates no serviço, você pode customizar o seu template facilmente e de diversas maneiras pela página “Designer do Modelo”.

Instalação: diferentemente do wordpress, no blogger não é necessário realizar nenhum tipo de instalação, basta fazer o cadastro e começar a utilizar.

Simples: como já falei no início, umas das características que mais admiro no blogger é a questão da sua interface simples, limpa e objetiva desde o cadastro até o painel em geral.

Ainda há quem diga que o blogger é uma plataforma muito inferior ao WordPress, eu simplesmente não penso dessa forma. Acredito que o blogger tem sim as suas vantagens comparado ao WordPress, e continua melhorando cada dia que passa, inclusive, estou apostando nas novidades que surgirão ainda este ano para a plataforma.

  • Blogger anuncia novidades para 2011

WordPress

Bom, se fosse para definir em uma palavra a plataforma wordpress eu diria: excelente. Há poucos meses venho me adaptando bem ao serviço e algumas semanas atrás migrei definitivamente o Tutoriais Blog para o serviço (a propósito, em breve farei um artigo mostrando passo-a-passo como realizar o processo), e por enquanto não tenho do que reclamar em relação a isso.

Em comparação com o Blogger o sistema WordPress é um tanto diferente, principalmente para quem, assim como eu,  já utiliza o Blogger há algum tempo. Mas como já falei, tudo é questão de adaptação.

Confira abaixo as principais características do WordPress.

Hospedagem paga: no wordpress.org o seu blog necessitará de uma hospedagem de preferência paga, assim você terá a liberdade de ter um blog só seu, sem depender de terceiros.

Os custos de hospedagens para blogs de pequeno porte geralmente não são tão elevados, os preços variam de 17 a 30 reais mensais, podendo também chegar a mais de 100 reais no caso de grandes blogs que recebem uma alta taxa de visitação mensal.

Domínio Próprio: diferente do blogger, o wordpress.org não oferece domínios gratuitos, você terá que pagar uma pequena quantia anual para ter o seu blog no ar.

Plugins: esse é um dos pontos mais adorados pelos os usuários do wordpress. Os plugins despensam a instalação de hacks ou códigos manualmente, tudo ocorre de forma automatizada, sem a necessidade de mexer nos códigos do tema do blog.

SEO: blogs hospedados no wordpress costumam ser nativamente melhor otimizados diante os motores de busca do que alguns blogs hospedados no blogger, além disso atualmente existem diversos plugins que ajudam a tornar a otimização mais eficaz.

Nota: Vale lembrar que existem grandes diferenças entre o WordPress.org e o WordPress.com, já que um é pago e o outro gratuito. Logo que possível pretendo publicar um artigo sobre as diferenças entre ambos.

Concluindo

Como já falei, em comparação ao WordPress o Blogger ainda possui algumas limitações, assim como também tem seus pontos positivos. Sendo assim, acredito que tudo depende da necessidade de cada um, cabendo a você tomar uma decisão precisa e benéfica para o seu blog.

Até já!

4 Comentários

    • Acredito que mesmo com essas mudanças o Blogger ainda não ficará no mesmo nível do WordPress, mas penso que alguns pontos serão bastante melhorados em comparação a versão anterior, inclusive espero que o formulário de comentários do blogger faça parte dessas modificações. No momento são tudo suposições, o certo mesmo seria aguardar-mos e analisar as mudanças.

      Obrigado pelo comentário.
      Abraço.

      Responder

  1. Pingback: Dicas para Blogueiros de Dança: Iniciantes | Dance For Jesus

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.