Como fazer backup do WordPress.org usando cPanel

FBlogHost - Hospede seu Blog

Fazer backup do WordPress.org é algo muito importante e ao mesmo tempo bem simples, porém diversas pessoas nunca fizeram e outras estão fazendo de modo incorreto. Você deve ter uma rotina de backups, pois o seu blog pode ser alvo de algum ataque ou até mesmo ter problemas com o servidor. E mesmo que sua hospedagem tenha backups, aconselho você criar uma pasta em seu computador para esta finalidade também. Vou mostrar como fazer backups bem completos de seu blog no WordPress.org.

Temos aqui um tutorial completo, em texto e vídeo, para guiar você no passo a passo sobre como manter seu blog em WordPress.ORG seguro, fazendo o Backup de tudo o que é importante para a estrutura do Blog. Recomendamos que leia com atenção e siga o vídeo.

É muito mais confiável ter seu próprio backup do que depender de terceiros. Esse nosso artigo de hoje é para complementar outras dicas relacionadas que estamos passando para usuários do WordPress.org.

Se o serviço de hospedagem do seu blog não oferece o cPanel para controle de seu blog, recomendamos que conheça o FBlog Host ou que procure um Host com esta opção mais profissional e completa.

Conheça também: Curso sobre Como criar um Blog em WordPress.ORG grátis.

Erros que os blogueiros comentem ao pensar que estão fazendo backup:

Como foi dito, algumas usuários de WordPress.org fazem backups de forma errada.

Erros comuns:

  • Pensar que a ferramenta de exportação do WordPress.org serve como backup;
  • Utilizar plugins que fazem backup e mantém eles dentro do host;
  • Deixar que os backups sejam feitos apenas pelo servidor/hospedagem;
  • Fazer backup apenas do banco de dados.

Caso você esteja cometendo um dos erros a cima, posso lhe garantir que quanto seu blog apresentar algum problema você irá ter perda parcial ou total de seus dados.

Quando é necessário fazer um backup:

Usando um WordPress.org ou qualquer outro sistema que necessite de um plano de hospedagem é obrigatório que seja criada uma rotina de backups. Essa rotina depende do quanto o blogueiro usa seu blog, quantas vezes escreve por semana, quantas vezes altera algo do layout ou instala novos plugins.

Recomendo que seja feito um novo backup:

  • Quando publicar um novo post;
  • Antes e depois de instalar um tema;
  • Antes e depois de  modificar um tema;
  • Antes e depois de instalar um plugin;
  • Antes e depois de adicionar um novo widget de terceiros.

Desta forma você evita qualquer tipo de problema. Agora que você já sabe a importância de manter uma cópia backup de seu Blog, vamos ao tutorial completo.

Fazendo backups de arquivos e do banco de dados utilizando o cPanel:

À primeira vista parece ser complicado ter este tipo de conduta, pois como é possível observar, você deve fazer sempre backups do seu blog. Entretanto utilizando o cPanel você pode realizar esta tarefa com poucos cliques.

Realize o login em seu cPanel, vá até a sessão “Files/Arquivos” e clique no botão “Backups“:

Sessão de backups do cpanel

Clicando nele teremos uma tela onde é possível realizar os backups e também restaurar.

Você deve primeiro fazer backup de todos os seus arquivos clicando no botão “Home Directory”:

Fazendo backups dos arquivos pelo cPanel

Desta forma estaremos fazendo backup de todos os arquivos que temos hospedados (wordpress, fotos, temas, plugins e etc), salve ele em sua maquina.

Agora chegou a hora de baixar o bando de dados. Para isso vá à sessão “Databases” na tela de backups e clique no banco de dados que deseja salvar:

Fazendo backup de bancos de dados pelo cPanel

Basta clicar nos links referentes a cada banco de dados que você possui (na imagem de exemplo temos dois banco de dados), clicando neles você irá baixar o arquivo para o seu computador.

É possível ainda baixar contas de e-mail por este painel na sessão “Forwarders”, clique nas contas de e-mail que deseja salvar.

Finalmente fizemos backup de tudo que temos hospedado, basta agora aprender como deixar estes arquivos guardados em seu computador.

Aprenda como organizar seus backups:

Não adianta ter feito milhares de backups e não organizar nenhum deles, pois quando for preciso voltar atrás em algum você não saberá qual é o certo. Para resolver este problema, recomendo que tenha uma pasta chamada “Backups” em seu computador.

Dentro da pasta você deve ter outras pastas com o nome desta forma:

ano-mês-dia-anotação

Por exemplo: fizemos backup hoje depois de instalar um novo tema, então a pasta deve se chamar “2012-02-08-novo-tema-com-nome-x“:

Exemplo de organização de backups

Deixe todos os arquivos do backup dentro desta pasta.

É simples, porém com esta prática você estará livre de qualquer problema.

Caso seja possível, tente manter sempre o máximo de backups que poder, estejam eles na sua maquina, em CDs, DVDs, HDs externos e etc.
Todavia, caso você não tenha espaço suficiente para isso ou não sendo possível salvar em outros locais, recomendo que deixe em sua maquina pelo menos o backup do último mês.

Restaurando backups utilizando o Cpanel:

Para restaurar um backup você deve voltar na sessão “Files” de seu cPanel e clicar em “Backups”. Na próxima janela basta você utilizar os formulários existentes do lado direito da página:

Basta selecionar os arquivos correspondentes a cada campo, clicar no botão “Upload” e aguardar que o arquivo suba.

Assim que terminar, tudo terá voltado ao que era quando foi feito o backup restaurado.

Considerações finais:

Como é possível ver neste tutorial, é extremamente fácil salvar backups utilizando o cPanel e que com um pouco de organização você nunca terá qualquer problema com o seu blog.

Existem outras maneiras de realizar de forma correta backups, neste tutorial apresentamos apenas como realizar backups utilizando o cPanel.

Podemos encontrar pela internet algumas ferramentas (pagas e gratuitas) que prometem fazer backups automáticos.
Não confie cegamente nelas, pois pode acontecer alguns problemas como por exemplo, arquivos corrompidos, perca da privacidade, ataque de hackers, serviço ficar indisponível sem aviso prévio e etc.

Insisto que seus backups sejam guardados em algum local que seja possível acessar com facilidade e que seja de sua confiança.

FBlogHost - Hospede seu Blog

13 Comentários

  1. Olá, muito interessante e útil. Fiquei com uma dúvida, eu tenho 6 blogs, em hospedagem compartilhada. Ao fazer o primeiro backup estarei fazendo automaticamente de todos os blogs?

    Responder

  2. Vamos supor que eu salvei os back ups, tudo certinho e ocorreu um problema no meu blog e eu precisei restaurá-lo. Restauro e volta. Quando meu blog volta, como fica a parte de indexação do meu conteúdo com o Google? Volta a estaca zero ou não? há algum prejuízo nesse sentido? Outra dúvida: você recomenda sempre fazer back up e guardá-lo mas se passa um tempo e não precisei usar, não seria bom eu excluir e deixar guardado sempre meu último back up? Por que vc recomenda guardar vários?

    Responder

    • Anderson,

      É ideal guardar ao menos os 3 últimos backups para garantir que o arquivo não seja corrompido. Imagine que você só tem a última versão e o arquivo se corrompe?
      Se você recuperar seu backup, isso não afeta a indexação.

      Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.