8 dicas para evitar problemas com seu blog no Blogger

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

blogger-logo-brilhoO Blogger deu um susto nos blogueiros que usam a plataforma dia 12 e 13/maio: ficou instável, apagando posts e comentários, por mais de 36 horas. Além disso, nós mesmos podemos cometer erros que gerem problemas mais graves. Foi apenas um susto, mas pode acontecer o pior e você precisa estar seguro e garantir o seu blog. Seguem algumas dicas para evitar contratempos e perdas maiores no futuro.

Se você não ficou sabendo direito sobre o problema que o Blogger teve nos dias 12 e 13 de maio (2011), recomendo que leia “O Blogger esteve fora do ar e indisponível sem explicação consistente” para ver como é importante manter algumas coisas em ordem.

1. Fazer backups periódicos = Nem tem o que dizer. Seu blog precisa de backup constante, especialmente quando fizer atualizações e modificações. Não só o layout ou seus códigos, mas também postagens, comentários e até as imagens. tenha sempre uma cópia em seu PC.

Se algo for excluído indevidamente, se algo for alterado e que provoque problemas que não estava previstos, você pode simplesmente restaurar o backup e tudo voltará ao normal.

2. O Blogger tem regras = Você pode criar um blog no Blogger como quiser e sobre o que quiser, mas o serviço tem regras de uso e política para conteúdo. É preciso conhecer isso para não ter sua conta bloqueada ou seu blog excluído sem saber por quê. Além disso não é permitido violar direitos autorais, o que pode acarretar em exclusões parciais de seu conteúdo.

3. Registrar um domínio = É preciso ser dono ao menos do endereço do seu blog. registrar um domínio é a garantia de que você poderá carregar o seu blog para qualquer serviço que quiser.

4. Criar blog de testes = É recomendável que você tenha um blog para testes. Crie um “blog espelho”, exatamente igual em tudo do seu blog original, mas que só você tenha acesso. Nele você fará testes para certificar-se de que nenhuma alteração atrapalhará o funcionamento normal de seu blog principal.

Além disso, esse “blog espelho” também funciona como um backup virtual de segurança.

5. Trocar senhas constantemente = Sua senha é a chave de entrada e acesso exclusivo ao seu blog e sua conta no serviço do Blogger. Tente criar novas senhas e mantê-las em segredo sempre. É preciso garantir que só você tenha acesso ao seu painel de controle.

6. Cuidado com gadgets e códigos = Sempre queremos modificar nossos blogs com hacks, gadgets e novos recursos. Para isso precisamos inserir códigos e/ou mexer na estrutura do Blog. Tome cuidado com o que vai colocar em seu blog. Há muitos códigos maliciosos: parece que funcionam perfeitamente, mas podem ser usados para rastrear sua movimentação falsificar conteúdo ou provocar instabilidades.

7. Contrate um serviço de hospedagem = mesmo que você não tenha um blog em outra plataforma (como o WordPress.org) é recomendável que se tenha um host para hospedagem de arquivos, imagens e até para eventualmente pensar em migrar para outra plataforma.

8. Conheça suas necessidades = O Blogger é uma ótima plataforma. É segura e estável (sustos acontecem). Mas não saia do serviço só por passar por algumas intemperes. Estude suas necessidades e veja se o Blogger realmente atende o que você precisa.

Se estiver tendo muitos problemas e dificuldades para fazer o que você quer, então tente estudar e aprofundar mais para usar melhor o serviço. Só mude de plataforma quando o Blogger não for mais suficiente para o que você precisa

Já pensou em ser um(a) Blogueiro(a) mais Profissional?

Está cansado(a) de ser um blogueiro mediano(a) e que não tem resultados com seu Blog, não ganha dinheiro e não recebe as visitas que gostaria?

Você chegou aqui procurando como aprofundar seus conhecimentos em Blog, como Ganhar Dinheiro com seu Blog, aplicar as melhores técnicas de SEO, divulgar seu Blog e fidelizar seu público alvo. E posso te ajudar com essas coisas e muito mais, elevando o nível de qualidade do seu projeto.

Desenvolvi um curso completo, totalmente online, cobrindo tudo o que é necessário para um Blog atingir seu potencial máximo, detalhe por detalhe, que vão te tornar um Blogueiro de Elite:
  • Técnicas de produção de conteúdo
  • Fidelização do Público alvo
  • Divulgação e Técnicas de SEO
  • Métodos e técnicas de Monetização
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esta é sua chance de ser mais profissional e ter um blog eficiente, completo e que pode ser sua fonte de renda permanente. Sou Blogueiro desde 2007 e condensei todo este conhecimento dentro do curso Blogueiro de Elite para entregar a você.

14 Comentários

  1. O blogger voltou, mas, excluiu meu último post, e algumas, pequenas alterações. Nem tinha feito backup do post, minha sorte foi lembrar do que tinha postado.
    Abraços.

    Responder

  2. Caro Marcos:

    Quando o blogger voltou, não encontrei um blog que criei no dia 11 (meus outros 7 blogs estavam lá). O que posso fazer? Poderei recuperá-lo?
    Agradeço antecipadamente sua atenção.

    Responder

    • Carlos,
      A equipe do Blogger está restaurando os backups deles e disseram que levará algumas horas para que tudo volte ao normal. O jeito é esperar antes de tentar recriar seu blog perdido.

      Responder

  3. Marcos também passei esse susto além de ficar doi dias praticamente sem porder postar. Doa maleso menor pois o Blogger voltou mas com esse apagão, me levou o ultimo post que fiz no dia 11 de maio e a meu ver um dos melhores que já postei. Porém restou as primeiras frases do post. O que isso ssignifica e existe a possibilidade de eu recuperar este material?

    Obrigado

    Joao Lucena

    Responder

  4. Faço backup mensalmente, agora parece que precisaremos fazer diariamente rsrsrsrs
    Perdi postagem do dia 12 e algumas programadas não entraram.
    Não foi tão ruim para mim, só o susto e o medo de perder o Blog.
    Até.

    Responder

  5. Marcos,
    Ótimas dicas para todos!
    Eu costumo fazer a maioria delas, há um tempo e agora mais devido a instabilidade de plataformas. Por enquanto, o blogger me atende.
    Abraços,
    Letícia

    Responder

  6. Ótimo este post. Eu mesmo estou muito preocupado e já estou pensando em migrar para outra plataforma. quero evitar prejuízos apesar de estar somente começando como blogueiro…

    Responder

  7. Ótimo post. Marcos posso fazer um blog de downloads como filmes cds etc.. deixando os arquivos hospedados em servidores como Mega Upload sem deixar eles em meu Pc?
    Vejo muitos blogs assim mas não chega violar algum direito?

    Responder

  8. Marcos!
    Tenho 32 blogs. Todos do blogger e na mesma conta. Não sei se por isso, mas já foram removidos mais de vinte vezes.
    Nunca recebi nenhum aviso, nenhuma explicação e nem sei o porquê. Meus blogs têm boa aparência, conteúdo de qualidade, muitos leitores e visitantes e estão sempre sendo removidos. Graças a Deus, voltam.Até o blog Kids que só tem brincadeiras infantis tem sido removido.
    Faço back ups e imprimo textos de minha autoria. Mas fico aborrecida, pois não conheço nenhum blogueiro que tenha seus blogs removidos dessa forma e tantas vezes.
    Muitos leitores acham que é por que estão todos na mesma conta e são muitos. O que você acha?
    Tornei os meus blogs privados por mais ou menos um mês pois entrei em depressão pela morte do meu pai. Recém estou retornando e… surpresa: começou tudo de novo. Nesta noite passada, removeram alguns deles.
    Fui ao fórum do blogger, central de ajuda, além do Buzz e Facebook para reclamar (desabafar na realidade). Alguns minutos depois, revisei um por um e… surpresa de novo: voltaram todos.
    Não dá para ter sossego e prazer como blogueira dessa forma. É para desistir!
    Você tem alguma dica ou sugestão?
    Agradeço imensamente, pois a sua experiência e conhecimento do assunto é imensa e a minha está no início.
    Abraços!!!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.