Finalmente foi lançado o tão esperado buscador da Microsoft, que promete rivalizar com o mecanismo de busca da Google – que já domina o mercado. Essa é uma concorrência que só vai beneficiar a nós usuários e ampliar nossas possibilidades na web. Toda competição promove mudanças e melhorias, e ainda será preciso rever muitos conceitos. A Microsoft promete revolucionar o mercado e agora já podemos usar essa nova ferramenta.
Se pensarmos em como o buscador mais usado no mundo mudou pouco ao longo dos anos, revendo apenas seus algoritmos e procurando maior relevância na hora de apresentar os possíveis resultados que nos interessariam, podemos dizer que essa fórmula funcionou muito bem até agora. A simplicidade da Google é que garante o sucesso, numa plataforma objetiva e numa ela limpa, onde só é possível navegar pelos resultados e não misturando conteúdos.
Praticamente todo o mercado de internet é voltado para pensar e atender aos modelos e padrões que a Google determinou. Seus méritos são incalculáveis e valem milhões de dólares. Agora, pra concorrer com essa grande marca que já está estabelecida e já domina, só mesmo uma outra grande marca e que tenha milhões disponível para gastar.
Assim surgiu o Bing – buscador da web desenvolvido pela Microsoft. Não é apenas a tentativa de ser um novo buscador, mas promete melhorar e ampliar a experiência por resultados. Se hoje o padrão do Google é apresentar listas de links, o que vemos no vídeo promocional do Bing é uma tentativa de ir mais além e dar a capacidade de determinar seus resultados, não só aos robôs, como também ao usuário. Uma ótima visão, pois o usuário é quem deve determinar o que é ou não relevante para si.
O que me chama a atenção nesse novo mecanismo é o que, para nós que criamos para a web vamos passar e precisaremos nos adaptar. Se hoje há um constante debate sobre SEO e como podemos otimizar nosso conteúdo para o mecanismo de pesquisa, o Google, de agora pra frente não poderemos ignorar o Bing que já chegou com muita força, capital para publicidade até contrária à Google, numa guerra declarada, e que tem seus próprios conceitos sobre a internet.
Acredito que dessa vez a Microsoft conseguirá entrar de forma relevante na internet e atrair usuários do mundo todo. Seu foco é mostrar que hoje, apesar de tudo o que a Google já fez, não se consegue resultados de forma satisfatória ou completa e que um buscador de internet pode ir bem mais além.
Apesar de ter lançado apenas a versão Beta e que muitas melhorias ainda serão implantadas, como se vê no vídeo, o mecanismo de busca da Microsoft já se mostra bem poderoso e com uma ótima relevância em seus resultados orgânicos básicos. Mas realmente precisa ir além, pois reproduzir o que a Google já faz, não vai ajudá-los a ganhar o mercado.
Acesse e faça você mesmo seus testes e experimente: http://www.bing.com/
Tomara que decole! Todos terão a ganhar!
Por favor gente vamos com calma :
Digitem no bing – o que é bing ? –
Depois digitem no Google a mesma coisa :
1000000000000000000000000 a zero pro Google
Deixa o bicho pegar. Só melhora pros usuários mesmo…
Adoro o Google, e acredito que com um concorrente de peso ele deva ficar ainda melhor.
É bom lembrar que só foi lançada a versão beta.
Acredito que eles têm muito por fazer ainda, mas já começaram na frente de todos os outros e mostram que têm uma grande idéia, indo além daquilo que o Google faz.
Também entendo que isso é ótimo pra nós usuários. Isso obrigará a Google a melhorar seu serviço de busca que é segue o mesmo modelo, sem evoluções aparentes, desde que começaram….
Batista no final da pagina clica em buscar somente o que é bing, pois quando você digita isso no bing ele faz junto com essa frase a busca de o que é BIG.
Pingback: livialu
Pingback: Use o Microsoft Office on-line: abra, leia e crie documentos Word, Excel, PowerPoint e OneNote - [ Ferramentas Blog ] | [ Ferramentas Blog ]