É fato que o brasileiro tem hoje um nível de analfabetismo funcional elevado por conta de nossa educação deficiente, excludente. Frente os desafios do mundo digital e a cada vez mais crescente atuação do brasileiro na web, o Governo, por seu ministério do Planejamento, lançou hoje (01/Julho/2010) uma cartilha ensinando boas práticas de uso de texto na internet.
Esse é um projeto do Governo, chamado "Padrões Brasil e-GOV", que visa criar um modelo de atuação das várias instâncias de governo na internet, bem como determinar boas práticas para os sites de serviços públicos:
"Os Padrões Brasil e-Gov são recomendações de boas práticas agrupadas em formato de cartilhas com o objetivo de aprimorar a comunicação e o fornecimento de informações e serviços prestados por meios eletrônicos pelos órgãos do Governo Federal." (texto oficial do projeto)
"(…) buscou-se identificar pontos de interseção entre as boas práticas de elaboração de informação para o meio online e os diversos modelos de sítios da esfera governamental brasileira e mundial, e seus respectivos conteúdos." (da cartilha)
Os detalhes sobre esse projeto você pode ler aqui:
- Projetos: Padrões Brasil e-GOV (oficial)
E a cartilha você pode baixar em PDF aqui ou rolar a página para ler no final desse artigo:
- Cartilha de Redação Web
Destaco aqui o capítulo 2 dessa cartilha. Nesse ponto são enumerados aspectos da qualidade de um texto. Mesmo todo o material sendo voltado para a criação de conteúdo para sites oficiais do Governo Federal, isso pode ajudar muita gente a produzir artigos de melhor qualidade.
O título do capítulo 2 é:
Aspectos da redação web: os pontos cardeais
Aqui são citados 5 pontos importantes na criação de um conteúdo, da seguinte forma (citando trechos da cartilha):
- 1. Persuasão
Dê total atenção ao que é produzido. Trate com enorme importância a informação que está sendo oferecida.
Disponibilize dados completos, e aborde todos os aspectos possíveis sobre o tema. A ideia é esgotar todas as possibilidades.
- 2. Objetividade
Ir direto ao ponto, fornecer a informação sem rodeios – isso é objetividade.
Na web, contudo, o conceito de objetividade vai além, e também abrange o atendimento às expectativas do cidadão.
- 3. Relevância – Nem só a novidade é importante
Muitos são os conteúdos esquecidos nos sítios, porque o redator não percebe que é muito provável que haja conteúdos interessantes – e úteis – ao longo das páginas.
- 4. Credibilidade
Cheque todas as informações e as revise minuciosamente até que elas possam ser disponibilizadas.
- 5. Abrangência
O acesso imediato, o conforto indiscutível, a atualização constante, a abrangência das informações oferecidas e a rapidez no contato são os principais benefícios que merecem ser repetidos sempre que possível.
Mais dicas para publicar com qualidade em seu blog:
- Não crie um Blog se você não sabe português
- 4 dicas para escrever artigos melhores no Blog
- Dicas para escrever artigos relevantes
Fontes: Governo Eletrônico (site oficial) e twitter @egovbr ou @padroesegov
– iMasters: Governo lança cartilha de redação para web
Pode parecer meio estranho ver o Governo se preocupando com o conteúdo disponibilizado pelos produtores de informação e opinião na internet por intermédio de blogs ou sítios, mas é uma atitude realmente muito importante para a qualidade da internet brasileira. Claro, não deve interferir nos direitos de um semi-analfabeto criar um blog, mas pode refletir nos que levam o assunto mais a sério.
Parabéns, Marcos.
PS: Fico impressionado com a frequência de conteúdo no seu blog. Assinei o FEED e estou sempre informado. Valew.
De fato muitas pessoas escrevem muitas bobeiras na internet.
O que vocês acima disseram é verdade, só peço que o governo não comece a cobrar impostos por erro em digitação ou por um texto mal feito, que dai vai dar o q falar…
Seu blog é surpreendente… Irei assinar seu feed, vlw e continue assim…
Adorei a informação! Trabalho no Setor Público e a cartilha será de grande valia em nosso trabalho.
Obrigada por compartilhar, Marcos. Entendo a iniciativa do governo como uma forma de educar também. Já salvei o arquivo e terei um bom material de referência para minhas próximas postagens.
Abraços,
Yolanda
achei muito interessante o titulo "Não crie um Blog se você não sabe português" tenho que confessar que gosto mais de html que português vc nem imagina como fiquei feliz com a exclusão de alguns acentos rsrs
Achei muito importante esta iniciativa governamental, e confesso que até me surpreendeu. E viva as boas idéias!!
Vou correndo baixar o PDF para aprender sobre o tema em questão.
Vergonhosamente admito que preciso de tais dicas <;o)