Como adicionar “Artigos Relacionados” com o Jetpack no WordPress

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Para manter as pessoas interessadas no conte√ļdo do seu Blog, √© importante adicionar elementos que indiquem outros conte√ļdos relacionados ao artigo que o visitante acabou de ler. Para quem usa o WordPress isso ficou ainda mais f√°cil com a nova atualiza√ß√£o do Plugin Jetpack que, dentre suas v√°rias fun√ß√Ķes, agora tem “Posts Relacionados” para exibir no rodap√© dos artigos do seu Blog.

Se você não conhece esse plugin, recomendo que leia:

Ele vai simplificar sua vida na hora de administrar seu Blog em WordPress, bem como reduzir a quantidade de plugins que voc√™ instala, j√° que ele tem algumas dezenas de op√ß√Ķes nativas, bem mais simples e f√°ceis de usar. Entre os mais populares est√£o os gr√°ficos de estat√≠sticas do seu Blog, op√ß√Ķes de visualiza√ß√£o de widgets, bot√Ķes de compartilhar em redes sociais, formul√°rio de contato e at√© modelos de layouts para aparelhos m√≥veis.

Agora adicionaram um recurso que todos queriam: os artigos relacionados para serem exibidos no rodapé dos artigos.

Para ativar o recurso, entre no menu Jetpack e depois clique em “Configura√ß√Ķes” e selecione a op√ß√£o “Posts Relacionados”, como no exemplo da imagem abaixo:

Ativar opção Posts Relacionados do Jetpack

N√£o √© poss√≠vel fazer grandes altera√ß√Ķes na forma como ser√£o exibidos os links no rodap√© dos artigos. Sempre aparecer√£o 3 artigos relacionados, que v√£o se ajustar √† largura da √°rea do conte√ļdo. Voc√™ pode optar por exibir tamb√©m imagens dos artigos.

Entre no menu “Configura√ß√Ķes” do WordPress, clique na op√ß√£o “Leitura” e voc√™ ver√° o campo “Posts Relacionados”, com duas possibilidades. Onde se l√™ “Use um layout grande e visualmente marcante”, quando marcado s√£o exibidas as imagens destacadas do artigo.

Configurar posts relacionados jetpack

Agora é ir até algum artigo do seu Blog e ver este recurso aplicado.

Podemos esperar algumas melhorias para este recurso do Jetpack. Seria bom poder escolher a quantidade de artigos a serem exibidos, bem como alguns formatos para as imagens e links em texto.

.

16 Comentários

  1. Essa nova funcionalidade do JetPack est√° muito legal.

    Eu utilizava o plugin “WordPress Related Posts” para exibir os artigos relacionados no meu blog, mas com uma estrat√©gia de otimiza√ß√£o de plugins e performance, acabei desinstalando ele e utilizando essa nova funcionalidade do JetPack.

    N√£o me arrependo. Achei o resultado muito bom.

    Como você mesmo disse Marcos, considero a falta de personalização um ponto a ser melhorado, mas está atendendo perfeitamente a minha necessidade atual. Também recomendo.

    Abs!
    Bruno Cunha

    Responder

  2. bom pessoal para alterar o numero de artigos relacionados e so ir em plugins > jetpach > e alterar esse ficheiro > jetpack-related-posts.php
    e alterar o seguinte valor a linha 231 no c√≥digo $this->_options[‘size’] = 3; (padr√£o) esse e o padr√£o mostrar√° 3 artigos relacionados e so mudar o valor 3 para o que voc√™ quiser exemplo para exibir 6 artigos e s√≥ alterar o n√ļmero 3 para 6 observe $this->_options[‘size’] = 6;
    ate breve pessoal!

    Responder

  3. Oi Marcos, primeiramente gostaria de parabenizar pelo blog, antes eu usava o blogger e muitos tutoriais aprendi por aqui. Agora estou usando o wordpress.org e baixei esse plugin de posts relacionados. Mas os posts relacionados só aparecem quando a pessoa clica no link do post, e não na home do blog. Por gentileza sabe me dizer como faço para aparecer na página inicial em baixo de cada post?
    Obrigada e sucesso.

    Responder

    • Com este plugin isso n√£o √© poss√≠vel fazer.
      Até é mais recomendado que os relacionados só apareçam mesmo dentro do artigo que a pessoa estiver lendo.

      Responder

  4. Fizo que foi falado, mas não aparecem as imagens dos posts relacionados, somente o títuoo (eu cliquei p aparecerem as imagens)

    Responder

Deixe um coment√°rio

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.