Como exibir Backlinks dos posts no Blogger

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

É possível saber quem está linkando o conteúdo do seu blog e exibir a lista desses links no rodapé dos posts. Isso se chama “Backlink” ou, como aparecer no Blogger, “Links para este post”.Desse modo você tem commo acompanhar o alcance de seus conteúdos e promover seus parceiros que ampliam os debates. Vou mostrar aqui como ativar esse recurso no Blogger.

Links externos são fundamentais para a divulgação do seu blog e são formas seguras de mostrar aos mecanismos de busca que o seu conteúdo é relevante. É quando alguém gosta do que encontra no nossa blog e recomenda (sem copiar ou plagiar, claro). Eu chamo isso de “Parcerias espontâneas”:

Aqui você tmbém pode aprofundar sobre links externos e internos e saber mais sobre o que são os backlinks:

Como exibir Backlinks no Blogger

O Blogger tem uma ferramenta bem simples já nativa que faz exibir os backlinks que seus posts e artigos recebem. Você pode incorporar isso em qualquer template que aparecerá no rodapé (normalmente depois dos comentários).

Vá ao painel do Blogger, clique no menu “Design” ~> “Elementos da página” e clique no local onde fica a área de postagem no link “Editar”.

Na janela que abrir, ache a opção dos backlinks, como indicado na imagem abaixo:

Então, salve para aplicar e você já poderá ver funcionando nos posts do seu blog.

O rastreamento é retroativo e aparecerá tudo o que seu blog já tem. Os backlinks são rastreados mesmo que você escolha não exibir em sua página.

Mais recursos do Blogger:

.

15 Comentários

  1. Pingback: Tweets that mention Como exibir Backlinks dos posts no Blogger | [ Ferramentas Blog ] -- Topsy.com

    • @Wilton,
      Não mostrei uma imagem como exemplo, pois cada lauout e template tem uma maneira de listar isso. Basta você ativar em seu blog para ver o resultado direto no seu template. Se não gostar, é só desativar seguindo os passos inversos.

      O do [ Ferramentas Blog ] é diferente porque usamos o WordPress.org e não serviria de exemplo.

      Responder

  2. Olá Marcos

    Já faz algum tempo que não comento aqui no [Ferramentas Blog].

    Essa dica nativa do blogger é de grande valia para mim, pois quanto mais facilitado for os serviços oferecidos melhor.

    Parabéns pelo iniciativa de mudar de plataforma, vejo que você está sempre buscando melhorar como blogueiro e admiro isso.

    Enquanto a preocupação de mostrar se o blog é profissional ou não eu acho que passa pela atenção que damos a ele.

    O meu querido blog está hospedado no blogger, mas acho ele profissional o bastante devido a atenção e desenvolvimento que tenho buscado no dia a dia, com sua dicas chego perto desse objetivo com certa tranquilidade, porque sempre sigo seus preceitos.

    Abraço e sucesso sempre
    Roger Dance

    Responder

  3. Pingback: Adicionar link na logo e titulo do seu blog no Blogger | [ Ferramentas Blog ]

  4. Olá, no meu blog, eu ativo isso, salvo mas não aparecem os Backlinks, apenas a palavra “Backlinks:” e ai não tem mais nada. Será que meu template não tem backlinks? tem como ensinar a colocar no código HTML? Obrigado.

    Responder

    • @Lucas,
      Se aparece a palavra “Backlinks” é porque seu blog já está exibindo os links. Se não aparece a lista dos links recebidos é porque seu post ainda não recebeu nenhum link externo para aparecer.

      Responder

  5. Olá Marcos, já faz algum tempo que acompanho o Ferramentas Blog, mas creio que esta seja a primeira vez que comento; enfim, eu fiquei com uma dúvida quanto essa ferramenta: eu escrevi um guest-post no blog de um amigo, e no guest-post eu coloquei o link para alguns artigos de outros blogs e, coloquei também um link para um dos artigos do meu blog.

    Porém, quando eu ativei a opção de backlinks, o link do guest-post não apareceu na seção onde deveria. Eu tentei até colocar o atributo: rel=’follow’ nos links do guest-post, mas mesmo assim o artigo não apareceu.

    Meu artigo é antigo, foi escrito em Julho de 2010, porém, o guest-post é recente, eu escrevi em 04 de Fevereiro de 2011. Você sabe me dizer quanto tempo demora em média para que a lista de backlinks apareça?

    Agradeço desde já!
    Forte abraço.

    Responder

    • @Igor,
      Normalmente isso é bem rápido. Mas pode ser que o seu amigo tenha configurado o blog dele para não enviar trackbacks e por isso não aparece na sua lista de backlinks.

      Responder

  6. Boa tarde Marcos,
    existe algum forma de habilitar o backlink em postagens antigas, de preferência de uma forma na qual possa ser feitos em todos simultaneamente e não um a um.
    Obrigado!

    Responder

  7. Bom dia, Marcos, estou com uma questão para a qual não tenho encontrado solução. Eu sei que existe um código para conseguir encontrar o site/post que permitem o comentário com links, assim como o seu, que tem o campo para colocar o endereço do site. A minha questão é como eu encontro, através do Google, sites como esse, com esse tipo de comentário. Eu usei um código assim há muito tempo, mas não consigo me lembrar e nem encontrar o código. Conhece esse código, sabe me dizer qual seria?
    Desde já agradeço.
    Abraço e Sucesso.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.