Como instalar temas no WordPress

Já ensinei aqui como instalar um tema no blogger e como instalar plugins no wordpress, hoje você vai aprender como instalar um tema no seu blog do WordPress.org.

Confesso que este era um artigo que já estava programado para vir ao ar há muito tempo, porém só pude publicá-lo hoje.

Vou ensinar 2 formas para a instalação de temas, uma pelo próprio painel administrativo do blog e outra através de um software FTP (Como usar e configurar o FileZilla FTP).

Instalação através do painel administrativo

A meu ver esta maneira é bem mais simples e fácil, tudo o que você tem a fazer é acessar o painel do seu blog e clicar em “Temas” no menu “Aparência“.

Temas Painel WordPress

Em seguida selecione a aba “Instalar Temas” no início da página.

Em pesquisar você pode escolher um entre vários modelos gratuitos disponíveis no diretório oficial do WordPress, mas se você já tiver um tema em mãos basta clicar em “Fazer Upload” no menu horizontal.

Upload Temas WordPress

Agora clique em “Escolher arquivo” e selecione o tema em seu computador. Adiante clique em “instalar agora” e forneça dados do seu servidor FTP conforme pedido nos campos.

Ftp WordPress

NOTA: Para que a instalação ocorra corretamente o arquivo do tema deve estar SEMPRE em formato .zip, nunca esqueça disso.

Instalação através do FileZilla FTP

Abra o FileZilla e realize uma conexão com seu servidor FTP. Logo depois encontre o diretório (pasta) “wp-content”, e dentro dela clique em “themes“, todo este caminho poderá também ser acessado em: /www/wp-content/themes

FileZilla WP

Agora basta colar dentro do diretório “themes” o tema escolhido, lembrando que você realizar o upload com a pasta já descompactada.

Retorne ao painel de administração acesse a aba “Aparência -> Temas” e ative o tema recém instalado.

Qual dúvida envie um comentário abaixo.

Até a próxima.

6 Comentários

  1. Leonardo,

    Estou com um problema no meu painel. Já tentei entrar em contato com a wordpress e até hoje ninguem me respondeu. No meu painel de controle, quando entro em aparencia; temas, não aparece a opção “instalar temas”.
    Você sabe o porque disso? Seria talvez porque eu tenho o wordpress normal e tenho que atualizar para o Pro? Gostaria dessa informação antes de efetuar a compra do Pro.

    Obrigada!

    Responder

    • Carolina,
      Você deve estar usando o WP.com e este não permite mesmo instalar novos layouts. Apenas o WP.org permite a troca de layouts. Você está usando a versão gratuita do sistema que não precisa de serviço de hospedagem, por isso a diferença.

      Responder

      • vlw a dica! mas o .org seria o pago né? o wordpress tem templates lindos, mas nao gostaria de pagar p ter um blog rsrs… ta dificil achar templates que valham a pena para blogger…

        Responder

  2. Olá,

    Mais um artigo realmente muito interessante.

    Desde já quero lhe dar os parabéns pelo seu artigo está realmente muito completo.

    Eu gostei muito da forma como foi escrito está realmente muito explicativo

    Parabéns

    Nilton Falé

    Responder

  3. A Dúvida é: como realizar a conexão com o servidor FTP? O que devo digitar? Servidor, nome de usuário, senha e porta. O que coloco aí?

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.