Se a moda agora são os Vlogs (Blogs em vídeo) ou se sua necessidade é ter um canal no Youtube para desenvolver seus projetos e divulgar suas idéias, será preciso personalizar o seu canal. Vou mostrar aqui como fazer modificações no layout do seu canal do Youtube e dar mais personalidade às suas idéias, atraindo mais visitantes.
Inscreva-se e conheça o Canal do [ Ferramentas Blog ] no Youtube!
Passo 1 – Criando uma conta e um canal
A primeira coisa a se fazer é ter uma conta ativa e válida no Youtube. Depois é criar um canal para onde você baixará os seus vídeos. Ao fazer isso você terá um canal todo novo e sem nada nele (ou com no máximo os primeiros vídeos que você enviou), mais ou menos como ilustra a imagem abaixo:
É para esse canal que você fará o upload de seus vídeos. A principal dica aqui é escolher bem o nome de seu usuário, pois é ele que formará a URL (o endereço) do seu canal e isso depois não tem como mudar mais.
Passo 2 – Entendendo as configurações e permissões do Youtube
Aqui é o ponto mais importante. Para fazer grandes modificações em seu Canal, é preciso ser um parceiro aprovado pelo Youtube. Isso consiste em enviar seu canal para avaliação da equipe do Youtube. Se aprovada a parceria, você poderá fazer modificações mais consistentes, incluindo adicionar banners, links e imagens, além de poder monetizar (ganhar dinheiro) com seus vídeos.
Até que você tenha uma parceria aceita, o máximo que se pode fazer são customizações básicas, como trocar cores e plano de fundo.
Temas e cores do Canal – Configuração padrão
Esse passo é válido para todos os usuários do Youtube. Independente se já foi aprovada sua parceria ou não, você pode fazer algumas modificações. Para isso clique no menu “Temas e cores”. Você verá algumas opções sugeridas, mas se clicar no link “mostrar opções avançadas” terá mais escolhas:
Com isso você pode criar seu próprio esquema de cores, inclusive enviando um plano de fundo próprio ou qualquer um que encontre pela internet (há sites que disponibilizam planos de fundo e layout para Youtube).
Quando você se torna parceiro do Youtube (continue lendo para saber mais), esse menu terá mais opção, aparecendo o “Opções de criação de marca”. Veja imagem ilustrativa abaixo:
É aí que a mágica realmente acontece e que é possível adicionar banners, imagens, logos e links em seu canal para torná-lo mais profissional.
Assim sendo, aqui vão as dicas para ter sua parceria aceita e conseguir mais opções de configuração.
Como ser parceiro do Youtube
Já faz algum tempo que tenho parceria com o Youtube e pude finalmente configurar meu canal com minha marca, banners e links próprios. Não mudei muita coisa, mas o simples fato de ter o meu banner no topo da página já faz toda diferença. Isso mostra mais profissionalismo a trai mais assinantes do canal.
Tome algumas medidas antes de submeter seu canal à avaliação de parceria do Youtube. Essas são minhas dicas:
Dica 1. Configurar seu canal
Há um menu de “Configurações”, como ilustra a imagem abaixo. Nele você tem que preencher o nome do seu canal e as palavras chave que descrevem o conteúdo. Além disso é importante que seu canal seja público, ou seja, aberto para qualquer usuários acessar.
Dica 2. Editar o seu perfil
Mantenha um perfil completo e que descreva sua atividade no Youtube. Isso funciona como um cartão de visitas da sua página e disponibilizar algumas dessas informações para o visitante é importante na análise de sua conta.
Dica 3. Conteúdo original e de sua criação
O Youtube só firma parcerias com quem cria seu próprio conteúdo e disponibiliza material original. Não tenha vídeos que usem material proprietário ou de direitos autorais restritos. Crie todo o seu conteúdo.
Dica 4. Tenha algumas visitas e inscrições
É preciso que o seu canal seja acessado e seus vídeos tenham sido assistidos ao menos algumas vezes. Não há um número mínimo de acessos ou de inscritos, mas quanto mais melhor. Isso servirá para mostrar que o seu canal tem potencial.
Para saber mais detalhes: Quais são os critérios para parcerias?
Submetendo seu pedido de parceria no Youtube
Se você acredita que seu canal tem chances de ser aceito como parceiro do Youtube, então está na hora de enviar uma solicitação de parceria.
Acesse o seguinte link: http://www.youtube.com/partners
Tenha muita certeza de passar desse ponto. Se a sua inscrição não for aceita, você terá de aguardar mais 2 meses até poder submeter nova análise. Essa análise pode levar vários dias e é preciso ter paciência nesse momento.
Customizando Canal do Youtube – Para parceiros
Se o seu canal foi aceito e você agora é parceiro do Youtube, além de poder monetizar (gerar lucros) com seu canal e vídeos, você também pode customizar com mais detalhes o seu canal e torná-lo mais profissional.
O mais importante aqui são os banners e imagens que você pode adicionar. Isso leva um tempo para criar e, se você não sabe criar imagens que sirvam como marca do seu canal, será preciso pedir ajuda de algum designer.
Os banners básicos seguem os seguintes padrões:
- Banner do canal: Um banner grande para a parte superior da Página do canal (máximo de 960 x 150 pixels)
- Banner da página do vídeo: Um banner pequeno exibido acima da caixa de informações em todas as suas páginas individuais dos vídeos (25×170 pixels)
O restante das configurações são simples e rápidas de serem feitas. Basta você ter algum tempo livre para fazer testes e exercer sua criatividade. Não há muito o que fazer, então tudo depende de sua capacidade de trabalhar com o que está disponível. Não é possível editar códigos HTML no canal do Youtube.
Mais sobre vídeos, Blogs e Youtube:
Adorei tds os tutoriais para implementação d Blogs. jah sou blogueira há um baita tempão, e descobrir esse site ao acaso, e me foi muito útil.
dexando aki o mto o brigadda pelas ajudas, e desde já dexando o convite, para que me sigas lá tbm. ok? e dexe sugestoes, e links d novas ferramnentas.
=D Deus abençoe!
Nossa está mui show o seu canal no YouTube!
Parabéns 😀
Caramba, nem sabia que a gente poderia fazer uma parceria com o youtube. Para mim, eu achava que só grandes empresas poderiam fazer isso, e ainda pagar uma nota preta.
Caramba! Era justamente o que eu havia perguntado em posts antigos. Obrigado mesmo pelo artigo, me ajudou muito. Acho que assim como o uso do Google Adsense o usuário que fazer parceria deve tomar muito cuidado e ler as letras miúdas. Mas mesmo assim já é um começo a quem não sabia nada.
isso eu ja sabia.mas porque vc não faz um artigo de como fazer parceria com o videolog e o daylimotion??meu blog eu tenho conta no youtube,vimeo,videolog,e daylimotion porque eu quero fazer uma programação diferente em cada site de videos.e futuramente eu queria fazer parceria com os tres.ja que o vimeo vc consegue fazendo uma conta pro e pagando 50 dolares por ano.só se vc quiser
@Robson,
Eu não uso esses outros serviços. Como o Youtube é o mais comum e mais usado, consigo atingir mais usuários interessados nesse serviço.
Mas obrigado pela sugestão e verei se no futuro escrevo sobre esses.
ok.é que eu uso os 4 serviços de video.e do youtube eu ja sabia,agora dos outros tem parceria,mas eu não sei como se faz.mas obrigado.
Boa dica, já personalizei meu canal!
Canal por canal melhor é ter um canal de streming gratuito, que pode ser usado como vlog e integrado ao orkut, facebook e twiter, livestream.com
Ola..eu consegui pareceria a um tempo no youtube…esta tudo certinho…fui aceita…mas essa opção ainda não apareceu…o que você acha que aconteceu…e as propaganda de anuncio…nos meus vídeos..mais essa opção não apareceu…
Então você ainda não foi aceita no programa de parcerias. Só quando é de fato aceita a parceria é que essas opções aparecem.
nossa achei vc por acaso mas ja to segindo amei ja ate ad+ a barra de favorito pra ficar mais facil de acessar ‘socorro’ pra mim vai ser mto útil quero melhorar meu canal e mais um tempinho criar meu blog bjos e ate maisrsrsrsr
Poxa eu estava procurando isso no google e cai aqui de paraquedas oooooooo beleza. Obrigado Marcos
Pingback: NOVO Youtube Analytics: Acompanhe as estatísticas dos seus vídeos | [ Ferramentas Blog ]
Sem ser parceiro eu não tenho nem como colocar link na descrição do vídeo não é?
Ou seja, se tenho um canal de trailer de filmes não poderei ser parceiro pois não vídeos originais. É isso?
Renato,
Exatamente.
Para ser parceiro é preciso produzir seu próprio conteúdo e vídeos de trailers são reservados.
Valeu Marcos!
Me lasquei…hehehe
preciso pagar para ser parceiro do youtube?
Não, João.
Na verdade quem te paga é a Google. Se seus vídeos tiverem muitas visitas, podem até te render alguma coisa.
Você poderia falar sobre o novo design do youtube? É que agora sou parceiro do youtube e não sei como editar o canal.
Sou parceiro do youtube há uns seis meses ,porém ainda não cosegui personalizar meu canal.Em meu canal na aba configurações não tem a opção de criação de marca.
Obg….
Então ja sou Parceiro do youtube, porem a versão do meu canal é a nova e não consigo coloca banners e outras coisas, como posso fazer para mudar??
No meu caso, faço gameplays de diversos jogos…
Pode acontecer de não ser aceito devido aos direitos dos jogos?
Leonardo,
Pode ser. Vai depender muito do tipo de conteúdo que você produz e se deixa claro quem são os autores dos games e plataformas. Existem canais de games no youtube que não têm problema com isso.
Olá, agora parece, ou pelo menos o meu canal não tem esse layout das ferramentas todos cinza. Minha questão é como redirecionar um canal do Youtube para outro Canal. A Ajuda do próprio Youtube tem a explicação, mas com esse layout antigo, dizendo ser possível realizar com um canal. Entretanto não consigo seguir os passos, pois o meu layout é novo (ou mais antigo, sei lá).
Teria como me orientar? Resumindo: tenho um endereço no Youtube que ao ser digitado, redirecionasse para outro canal no próprio Youtube.
Grato desde já.